Como os livros infantis em inglês podem complementar o aprendizado

Como os livros infantis em inglês podem complementar o aprendizado

Seus filhos gostam de ler? Esse hábito não surge da noite para o dia! O primeiro passo é reservar uns minutinhos  para ler com seu filho, fazendo da leitura um momento de interação.

A leitura é fundamental para complementar o aprendizado de um segundo idioma, como o inglês. Afinal, a criança tem contato com exemplos autênticos de funcionamento da língua, criando uma situação de imersão. Quer saber quais estratégias utilizar para que seu filho leia livros infantis em inglês? Acompanhe!

Saiba a importância do incentivo à leitura

Estudos apontam que crianças que crescem em lares que incentivam a leitura desde cedo, tornam-se estudantes mais aptos na escola. Isso acontece, pois, além de se desenvolverem intelectualmente, elas participam de práticas sociais que envolvem a leitura, como (re)contar a história, responder perguntas, descrever personagens e usar a imaginação, estímulos que são desenvolvidos durante a vida escolar.

Essa atividade cotidiana também faz com que criem uma relação de afeto com a leitura, encarando-a como um momento prazeroso, o que contribui para a sua formação como leitoras.

Utilize materiais lúdicos

Como afirmamos, é muito importante que a criança veja a leitura como um momento prazeroso. Ou seja, toque, brinque, descubra!

Atualmente, muitas editoras oferecem livros com diferentes texturas, formatos e cores, que proporcionam diversas interações lúdicas. Alguns contam, até mesmo, com peças auxiliares, como bonecos, figuras para colar ou encaixar, encartes recortáveis, entre outras.

Aposte em livros interativos

Ler histórias que aguçam a imaginação é uma delícia! Mas já imaginou poder participar delas, anotando, desenhando, pintando ou, até mesmo, decidindo o destino dos personagens? Para isso, existem os livros interativos em que a criança pode colocar a mão na massa e exercer sua criatividade.

No digital, as opções se ampliam, pois os tablets e smartphones ainda permitem outros tipos de interação, como ouvir músicas, ver animações e brincar com pequenos jogos que envolvem a história. Um exemplo interessante desse tipo de livro é o The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, de William Joice.

Seja um leitor-exemplo

Se a leitura deve ser um momento de interação familiar, isso significa que, antes de tudo, você também deve ser um leitor! Dê o exemplo para as crianças e mostre que você também realiza essa atividade com frequência.

Confira dicas de livros para ler em inglês

Confira, agora, algumas dicas de livros em inglês, organizados pelo nível de dificuldade que oferecem.

The Very Hungry Caterpillar, de Eric Carle

Para os pequenos ainda em fase de alfabetização e início dos estudos em inglês, recomendamos esse livro. Ele conta a divertida história de uma lagarta muito comilona, que sai por aí comendo frutas, bolo, sorvete, queijo e até o livro! O conteúdo ajuda a criança a aprender os dias da semana e os números em inglês.

Peter Pan, de J.M. Barrie

Para os leitores em formação e com conhecimento básico a intermediário de inglês, temos Peter Pan, a história do menino que não queria crescer! A narrativa conta as aventuras de Wendy, Michael e John que acompanham Peter Pan até a Terra Nunca, ao lado da sua companheira inseparável, a fada Sininho. Lá, eles passam por grandes desafios e perigos, que envolvem especialmente o vilão Capitão Gancho.

Harry Potter, de J. K Rowling

Por fim, para os leitores mais experientes e com conhecimento mais avançado de inglês, temos Harry Potter. A saga ainda causa muito fascínio nas crianças e jovens, sendo ideal para despertar o gosto pela leitura e o contato com o inglês, já que traz uma linguagem rica em detalhes.

Se você ainda não sabe do que se trata, os livros contam a história de um pequeno bruxo que entra em uma escola de magia e vive muitas aventuras ao lado de seus amigos Ron e Hermione.

E então? Conseguiu ter algumas ideias para incentivar seus filhos a lerem mais? Não deixe de usar os livros infantis em inglês sugeridos!

Se você deseja saber mais sobre o assunto, ouça os nossos podcast em formato de storytelling.

Powered by Rock Convert