Como os livros infantis em inglês podem complementar o aprendizado

Seus filhos gostam de ler? Pois saiba que essa prática não surge da noite para o dia! O primeiro passo é reservar uns minutinhos para inserir livros infantis em ingles na rotina do seu filho, fazendo da leitura um momento de interação e aprendizado.

hábito é fundamental para complementar a compreensão de um segundo idioma. Afinal, a criança tem contato com exemplos autênticos de funcionamento da língua, criando uma situação de imersão.

Se interessou pelo assunto e quer saber quais estratégias utilizar para que seu filho leia livros infantis em inglês? Então, acompanhe o artigo e confira mais sobre o tema!

Saiba a importância do incentivo à leitura

Estudos apontam que crianças que crescem em lares que incentivam a leitura desde cedo, tornam-se estudantes mais aptos na escola. Isso acontece pois, além de se desenvolverem intelectualmente, elas participam de práticas sociais que envolvem a leitura, como (re)contar a história, responder perguntas, descrever personagens e usar a imaginação, estímulos que são desenvolvidos durante a vida escolar.

Essa atividade cotidiana também faz com que criem uma relação de afeto com a leitura, encarando-a como um momento prazeroso, o que contribui para a sua formação como leitoras.

Utilize materiais lúdicos

Como afirmamos, é muito importante que a criança veja a leitura como um momento prazeroso. Ou seja, toque, brinque, descubra!

Atualmente, muitas editoras oferecem livros com diferentes texturas, formatos e cores, que proporcionam diversas interações lúdicas. Alguns contam, até mesmo, com peças auxiliares, como bonecos, figuras para colar ou encaixar, encartes recortáveis, entre outras.

Aposte em livros interativos

Ler histórias que aguçam a imaginação é uma delícia! Mas já imaginou poder participar delas, anotando, desenhando, pintando ou, até mesmo, decidindo o destino dos personagens? Para isso, existem os livros interativos em que a criança pode colocar a mão na massa e exercer sua criatividade.

No digital, as opções se ampliam, pois os tablets e smartphones ainda permitem outros tipos de interação, como ouvir músicas, ver animações e brincar com pequenos jogos que envolvem a história. Um exemplo interessante desse tipo de livro é o The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, de William Joice.

Seja um leitor-exemplo

Se a leitura deve ser um momento de interação familiar, isso significa que, antes de tudo, você também deve ser um leitor! Dê o exemplo para as crianças e mostre que você também realiza essa atividade com frequência.

Confira dicas de livros para ler em inglês

Confira, agora, algumas dicas de livros em inglês, organizados pelo nível de dificuldade que oferecem. Para iniciantes, nossas indicações são:

The Very Hungry Caterpillar, de Eric Carle

Para os pequenos ainda em fase de alfabetização e início dos estudos em inglês, recomendamos esse livro. Ele conta a divertida história de uma lagarta muito comilona, que sai por aí comendo frutas, bolo, sorvete, queijo e até o livro! O conteúdo ajuda a criança a aprender os dias da semana e os números em inglês.

The Happy Prince and Other Tales, de Oscar Wilde

A obra de Oscar Wilde apresenta a história de um príncipe que tem como narrativa a relação de uma estátua falante com um passarinho. Os contos são excelentes alternativas para aprender inglês, pois são mais curtos e objetivos, tornando a leitura mais fácil de ser realizada em pouco tempo.

De linguagem fluida e emocionante, ela pode ser uma ótima opção inicial para inserir o seu filho no hábito da leitura.

Cloudette, de Tom Lichtenheld

A narrativa conta as peripécias de Cloudette, uma nuvem que deseja realizar de tudo: desde encher cachoeiras até ajudar os bombeiros. Assim, ela é uma personagem que demonstra um exemplo de superação para as crianças, pois realiza coisas grandes mesmo sendo pequena.

Além do vocabulário em inglês, o livro oferece ilustrações atrativas e que incentivam o aprendizado do passado dos verbos no idioma.

Curious George, de H. A. Rey and Margret Rey

Esse livro faz parte de uma famosa série sobre um macaco chamado Curious George. Por si só, o título faz referência à curiosidade do personagem, que acaba sendo levado para a cidade grande por humanos. Ele cria diversos problemas e, antes de chegar ao zoológico, passa por momentos de muita aventura.

Essa obra utiliza frases curtas e simples, fáceis de serem assimiladas por jovens que estão empenhados no ensino do segundo idioma.

Charlotte’s Web, de E. B. White

Essa obra foi inspirada no filme A Menina e o Porquinho e oferece um estilo e enredo simples de ser assimilado. Dessa forma, ele é ótimo para que o seu filho possa aprender novos termos e expressões. A história baseia-se no conto da amizade de uma aranha, um porco e uma menina.

Para tornar o momento ainda mais divertido, é interessante apresentar também a aventura em formato cinematográfico.

Peter Pan, de J.M. Barrie

Para os leitores em formação e com conhecimento básico a intermediário de inglês, temos Peter Pan, a história do menino que não queria crescer! A narrativa conta as aventuras de Wendy, Michael e John que acompanham Peter Pan até a Terra Nunca, ao lado da sua companheira inseparável, a fada Sininho. Lá, eles passam por grandes desafios e perigos, que envolvem especialmente o vilão Capitão Gancho.

Pollyanna, de Eleanor H. Porter

O livro foi publicado em 1913, entretanto, ele é utilizado até hoje por ser considerado um verdadeiro clássico da literatura infantojuvenil. A obra apresenta o conto de uma menina que ensina o jogo do contente a alguns personagens, com o intuito de extrair algo positivo das diversas situações, mesmo que sejam desagradáveis.

A autora Eleanor H. Porter buscou, nessa história, disseminar valores cristãos para os leitores, como o amor, o bem e a felicidade.

The Old Man and the Sea, de Ernest Hemingway

Hemingway recebeu o Prêmio Nobel, em 1954, com esse livro que é considerado uma das maiores narrativas da literatura atualmente. Ele apresenta estruturas e expressões em inglês que são interessantes para quem deseja aprender o idioma.

A obra conta a história de um pescador que convive e luta com a natureza, e suas páginas são recheadas de envolvimento e reflexão, prendendo a atenção de qualquer leitor.

Harry Potter, de J. K Rowling

Por fim, para os leitores mais experientes e com conhecimento mais avançado de inglês, temos Harry Potter. A saga ainda causa muito fascínio nas crianças e jovens, sendo ideal para despertar o gosto pela leitura e o contato com o inglês, já que traz uma linguagem rica em detalhes.

Se você ainda não sabe do que se trata, os livros contam a história de um pequeno bruxo que entra em uma escola de magia e vive muitas aventuras ao lado de seus amigos Ron e Hermione.

Conseguiu ter algumas ideias para incentivar seus filhos a lerem mais? Não deixe de usar os livros infantis em inglês sugeridos! Dessa maneira, é possível tornar o momento muito mais dinâmico e divertido, promovendo o aprendizado e inserindo um excelente hábito na rotina da criança.

Gostou do conteúdo? Então, que tal compartilhar o artigo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas terão acesso a essas valiosas informações. Até a próxima!