Você sabe como incentivar a leitura na vida do seu filho? Descubra!

Você sabe como incentivar a leitura na vida do seu filho? Descubra!

Em uma sociedade na qual a tecnologia domina as atividades, criar o hábito da leitura parece não ser uma tarefa simples. Mas ensinar as crianças a se apaixonarem pelos livros é, sim, possível.

Ler ajuda a desenvolver o cérebro, garantindo melhores desempenhos em diversas atividades da vida. Além disso, garante uma visão mais ampla de mundo e de culturas. Uma criança que desde cedo é estimulada a ler aprende melhor a debater, argumentar e conversar.

A leitura ainda estimula a criatividade, a memória, o senso crítico e também aumenta a capacidade de concentração, ou seja, é uma atividade básica para a vida em sociedade.

Neste post, mostraremos como incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Também daremos dicas para auxiliar os pais a conseguirem vencer as dificuldades de criar esse hábito nos pequenos. Se você também quer colocar o seu filho nesse mundo incrível da leitura, siga com a gente!

Escolha quais livros vai oferecer

Não adianta querer que seu filho leia algo que só interessa a você. O conteúdo precisa estar adequado à idade dele. Uma ótima dica de como incentivar a leitura é optar por temas em que a pessoa já demonstrou interesse. Temas como algum filme que ela já assistiu ou sobre alguma história de que ela já ouviu falar.

Quando a criança está em fase de alfabetização, por exemplo, histórias que contenham algum aprendizado ou ajudem na imaginação são ideais, como as fábulas. Livros com desenhos, bem coloridos e com poucas frases também são de grande valia.

Livros e tecnologias podem ser aliados

Se a ideia é “vencer” a tecnologia e dar espaço à leitura, o que acha de aliar uma à outra? É possível usar o computador e o tablet como ferramentas para incentivar a leitura. Crie uma biblioteca virtual e sugira à criança que deixe os jogos e a Internet de lado. Deixe-a conhecer um pouco do poder da leitura!

Seja exemplo para o seu filho

Filhos se espelham nos pais para tomar decisões. Portanto, se a criança não acompanhar seus familiares sempre com um livro na mão, elas não entenderão a importância da leitura.

Quando falar para a criança ou o adolescente sobre a importância da leitura, ensine pelo exemplo e dedique parte do seu tempo a essa atividade. Aproveite as horas junto ao seu filho lendo textos de interesse. Crie um momento especial para que isso aconteça.

Faça da leitura um hábito

Atualmente, apenas um pequeno percentual de adultos mantém o hábito da leitura. Como a ideia é mostrar ao seu filho que você tem essa prática, combine com ele um tempo na semana para dedicar à atividade. Aos poucos, o tempo estipulado já não será doloroso e, naturalmente, vai se estender para outros dias e horários.

Crie um espaço próprio para ler

O canto mais calmo e reservado da sua casa pode ser ideal para um espaço da leitura. Pense em uma iluminação adequada, em um sofá confortável e compre alguns livros com assuntos de interesse do seu filho, fazendo uma pequena biblioteca. Com os livros à mão, será mais fácil para a criança se habituar ao local. Troque os títulos com frequência para que o ambiente seja sempre “novo” e interessante.

Mostre ainda livrarias, bibliotecas e feiras de livros. Frequente esses locais e o incentive a assistir palestras de autores e contadores de histórias.

Busque escolas que incentivem esse hábito

Além do hábito em casa, encontrar escolas que mostrem como incentivar a leitura pode ser um grande passo nesse processo de aprendizado.

Ainda na educação infantil, é importante encontrar locais que valorizem essa atividade como forma de despertar o interesse da criança pelo mundo da leitura. Nos anos seguintes, após a alfabetização, é fundamental que esse processo continue.

Além das instituições de ensino, escolas de línguas que façam esse trabalho de valorização também podem ajudar no processo de aprendizado.

O hábito da leitura é um dos passos primordiais na educação das crianças e adolescentes. Este hábito ajuda a formar pessoas com maior conhecimento de mundo e seres humanos mais pensantes, capazes de debater e argumentar.

Agora que você já aprendeu algumas dicas de como incentivar a leitura, leia sobre a importância da leitura dentro e fora da sala de aula.

Powered by Rock Convert