Entenda como o storytelling pode ser utilizado na educação

O storytelling na educação bilíngue é hoje um diferencial para quem deseja incentivar o aprendizado de crianças e adolescentes. O termo ainda é pouco conhecido por muitos, mas já utilizado há séculos no mundo inteiro. Em resumo, significa a construção de conhecimentos e experiências a partir de histórias interativas. Levam o estudante a uma reflexão mais profunda sobre um determinado fato ou tema, atingindo a imaginação de cada um deles.

Professores que conhecem a técnica do storytelling criam elementos próprios de uma narrativa, como personagens, tramas e um desfecho. Com diferentes entonações na fala e com uma interação direta com o espectador, o professor faz com o aluno mergulhe nessa prática e passe a ter também uma maior facilidade de memorização do conteúdo.

Neste post mostraremos as vantagens dessa ferramenta na educação. Além disso, os motivos de se buscar locais que utilizam o storytelling em sua prática de ensino. Se você se interessa e busca uma educação de qualidade para seus filhos, acompanhe!

Maior interesse sobre os temas

Na educação bilíngue, o storytelling pode ser usado para despertar interesse no ouvinte. Afinal, é muito mais fácil compreender informações quando você se sente integrado a elas. Por exemplo, quando você é convidado a participar e interagir.

Os educadores que utilizam essa ferramenta devem ser criativos e usar também recursos de áudio e vídeo para contar essas histórias, propiciando uma maior troca de conhecimento.

As narrativas criadas pelos educadores devem conectar diferentes conhecimentos e sempre contextualizá-los da forma mais interessante para cada faixa etária. Desde muito pequenas, as crianças se interessam por histórias. Dessa forma, a técnica ajuda a despertar interesses e a fazer com que os pequenos tenham maior foco e concentração nos estudos.

Professores preparados

Por ser uma prática ainda pouco difundida entre os profissionais, é preciso que os professores que a aplicam sejam bem formados e tenham conhecimentos específicos sobre a ferramenta. Por isso, as escolas que já utilizam essa técnica possuem um diferencial no mercado.

Para usar corretamente o storytelling é necessário ter habilidades, ser criativo, compreender o público-alvo e definir corretamente a linguagem usada. E tenha uma certeza: seguir esses pontos garantirá uma interação acertada entre professor e aluno. Melhorando o relacionamento entre eles, as possibilidades de ensino – aprendizagem são ampliadas.

Storytelling na educação: um estímulo à prática

O que pode ser melhor do que uma criança, ainda pequena, estimulada a entender uma segunda língua? Isso pode ser ainda mais interessante se o aluno for incentivado, não só a compreender, mas também a pronunciar palavras até então desconhecidas.

Com o storytelling, é possível interagir mais diretamente com o aluno, despertando e facilitando o seu entendimento. No caso do aprendizado de línguas estrangeiras, o storytelling é fundamental para incentivar e colocar o aluno em contato com a prática, acabando com eventuais inibições. Ela permitirá ainda treinar a conversação, uma vez que os estudantes serão convidados, por exemplo, a responderem perguntas sobre a história.

A preocupação dos pais com o futuro de seus filhos é crescente. Todos querem uma formação mais aprofundada e que seja um diferencial para futuras experiências profissionais, já pensando no mercado de trabalho.

Buscar escolas com métodos diferenciados e exclusivos é uma escolha acertada. Afinal, garantir um melhor desenvolvimento em um curto período de tempo também pode ser um grande diferencial. Atualmente, já existem escolas e centros educacionais específicos que utilizam o storytelling na educação como estratégia para abordar conteúdos.

Agora que você já aprendeu sobre uma nova técnica de ensino, assine nossa newsletter e fique por dentro de muitas dicas importantes sobre a educação bilíngue dos seus filhos.