Metodologia lúdica: como ela pode ser útil no ensino de adolescentes

Metodologia lúdica: como ela pode ser útil no ensino de adolescentes

A velha máxima de que é possível aprender brincando é verdadeira e possível de ser implementada como método de ensino. A metodologia lúdica propõe justamente isso. A partir dela, a criança aprende e compreende conteúdos por meio de jogos e brinquedos.

Como as brincadeiras significam prazer para as crianças, o momento de aprender também usará essa tática para chamar a atenção dos pequenos. Dessa maneira, ensina-se de forma descontraída, incentiva-se a criatividade e a convivência entre as pessoas.

A partir do lúdico, as crianças têm a chance de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo. Ao vê-las se divertindo, é possível compreender como a criança vê o mundo. É possível identificar quais são seus interesses, facilidades ou dificuldades.

Neste post, mostraremos como a metodologia lúdica potencializa o aprendizado e o interesse do aluno, inclusive durante a adolescência. Se você tem filhos e deseja incentivá-los a aprender cada vez mais, siga com a gente!

A metodologia lúdica no ensino infantil

Ainda bebês, pais e familiares incentivam a brincadeira como forma de desenvolver a criança. E por que não adotar isso também no ensino infantil? Atualmente, a metodologia lúdica é a mais almejada entre os educadores na busca por melhores resultados em sala de aula.

Durante esse caminho de ensino, alunos e professores se envolvem de forma a criar uma relação mais próxima e direta, o que não acontece em uma metodologia tradicional de aprendizagem.

Originalmente, as escolas ensinam que a hora de estudar deve estar separada do momento de brincar. Algo que não é uma realidade entre as instituições que já se adequaram a esta nova metodologia de ensino. Assim, enquanto os alunos aprendem conjuntamente com os professores, estes rompem regras rígidas comumente adotadas por um ensino dito tradicional.

Para cumprir seu papel, a educação infantil deve promover o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade do ensino aplicado.

Por isso, é fundamental que as instituições valorizem a procura por conhecimento, resgatando o lúdico e mostrando que há prazer em estudar. É fundamental, ainda, ter profissionais preparados para ensinar a partir de jogos e brincadeiras.

Como usar o lúdico entre adolescentes

A forma como o aluno foi habituado a estudar e adquirir conhecimento, tendo sido ela lúdica ou não, precisa mudar à medida que o tempo passa e o aluno cresce. Assim como as prioridades de vida se transformam, a mentalidade também sofre alterações, o que demanda alterações no modo de transmitir conhecimento.

Ainda assim é possível usar a metodologia lúdica durante a adolescência. Enquanto na educação infantil o aluno era incentivado a aprender enquanto o professor contava uma história ou propunha uma brincadeira com bolas, por exemplo, na adolescência novas estratégias devem ser adotadas.

O uso da tecnologia nessa fase é um caminho acertado para despertar interesse nos jovens. Este tem sido um grande aliado de professores e do ensino em geral em vários países.

Um exemplo de uso da tecnologia é a substituição do caderno tradicional pelo tablet. Essa troca permite o uso como espaço de escrita e de conexão com o que acontece no mundo. Em alguns cliques, alunos e professores acessam apostilas e atividades, por exemplo.

Utilizar jogos educacionais em sala é outra forma de auxílio da tecnologia no processo de aprendizagem em sala de aula. Conhecida como gamificação, a estratégia consiste no uso de dinâmicas de jogos para engajar pessoas. Assim, é possível despertar curiosidade nos usuários e ainda incentivar o aprendizado.

Conclusão

No aprendizado de línguas, por exemplo, independentemente de idade ou fase da vida, o uso da metodologia lúdica é fundamental para despertar interesse. Há uma série de jogos online voltados para isso.

As formas de ensinar e aprender mudam constantemente na sociedade. Por isso, é fundamental que instituições e professores estejam prontos a se atualizar e inovar em suas metodologias.

Ser criativo na hora de ensinar é fundamental para quem quer tornar o momento de aprendizagem o mais efetivo possível. Agora que você já conheceu mais sobre a metodologia lúdica e sua importância durante a educação infantil e também na adolescência, veja também sobre como o storytelling pode ser um importante aliado na educação.

Powered by Rock Convert