Como estimular o aprendizado de um novo idioma?

Você quer aprender como estimular o aprendizado de um novo idioma no seu filho? Saber quais as melhores alternativas que se contrapõem ao ensino tradicional? Este artigo foi elaborado com a finalidade de esclarecer suas dúvidas.

Aprender inglês durante a infância agrega muitas vantagens. Por isso, a primeira etapa a ser concluída é optar por uma escola com experiência, que esteja apta a desenvolver métodos eficazes e, principalmente, que apresente conteúdo de excelência nessa fase do desenvolvimento educacional.

A aquisição de uma nova língua pode ser um processo complexo. Entretanto, existem algumas maneiras interessantes de aumentar a motivação do seu filho ao aprender inglês. Pensando nisso, vamos abordar metodologias que auxiliam nesta jornada.

Incentive o aprendizado por meio de games e jogos educativos

Os jogos eletrônicos podem oferecer uma imersão maior dos jovens a uma nova cultura. Os games, por exemplo, têm como finalidade a conclusão de desafios. Alterar o idioma dos games estimulará a criança e o adolescente a procurarem o significado para entender os diálogos e, assim, solucionar os obstáculos presentes na história.

Você também estará proporcionando o ensino por intermédio daquilo que eles mais gostam, que é se divertir. Associar a educação a algo agradável fornece melhores resultados em curto e longo prazo. No entanto, é preciso saber o limite desse método: estipule horários específicos e que não interfiram em outras responsabilidades.

Optar por jogos de acordo com a idade e que sejam educativos é a melhor decisão. Busque games que agreguem conhecimentos e habilidades, desenvolvam o cognitivo e proporcionem maior planejamento e concentração.

Introduza músicas e programas em inglês no dia a dia

A música pode auxiliar qualquer criança ou adolescente na aquisição de uma segunda língua. Ela ajuda a melhorar a compreensão e, sobretudo, adiciona novas palavras ao vocabulário. Ouvir canções em inglês estimula o desempenho de tarefas mentais que serão fundamentais no processo de ensino e aprendizagem.

Escutar músicas em inglês também permitirá que o ouvinte se concentre e aprenda a pronúncia correta das palavras, compreenda o ritmo e o tom da língua inglesa. Outro fator fundamental é o fácil acesso dessa ferramenta.

Quando se trata de televisão, todo mundo tem seus programas favoritos. Com seu filho não deve ser diferente. Procure saber quais as atrações prediletas dele e faça a transição do áudio dublado para o original, ativando as legendas em inglês. Estar em contato com a língua falada por um nativo proporcionará conhecimentos essenciais.

Estimule o aprendizado com livros, desenhos e brincadeiras

Encontre e escolha livros que incentivem a mente do jovem. Desde a educação infantil as crianças podem desfrutar de livros e ilustrações. Por isso, selecione cuidadosamente títulos que ofereçam um bom arsenal de desenhos e palavras de fácil acesso, pois aprender com o lúdico é fundamental em qualquer área do ensino.

Existe coisa melhor do que assimilar o ensino por meio de brincadeiras? Essa é uma tática leve e divertida que ajudará o intelectual do seu filho. Procure por atividades que também estejam comprometidas em desenvolver competências importantes para a vida dele no futuro.

Visite sites de escolas de idiomas

Como comentamos na introdução, a escolha da escola é fundamental nesse processo. Esteja atento a escolas que tenham uma metodologia dinâmica, divertida, lúdica e que ofereçam métodos com os quais a criança ou o adolescente se identifique, incluindo os citados nesse artigo. Participar de aulas experimentais é uma boa dica para estimular o seu filho a se socializar com novos colegas e a entender melhor como o conhecimento é apresentado pela escola.

Afinal, só conhece quem experimenta! Portanto, incentive ao máximo a aproximação por uma instituição que esteja, de fato, interessada em transmitir o ensino de forma responsável. Além de tudo, contar com um curso de alto nível no currículo faz toda a diferença na vida profissional do seu filho.

Insira séries e filmes no aprendizado

Grande parte dos filmes e séries atualmente veiculados são na língua inglesa. Isso é bastante positivo para os pais, que podem influenciar a criança a assistir com ou sem legenda. Dessa maneira, promove-se a aproximação com o vocabulário e, também, maior atenção com o idioma.

E, de qualquer forma, o seu filho tem a oportunidade de evoluir nos estudos fazendo algo que gosta. Não deixe de debater o filme ao final da sessão, realizando críticas e enaltecendo as passagens que mais chamaram a atenção da criança. Peça também para que produza um pequeno texto, em inglês, com os principais acontecimentos.

Organize gincanas

Organize uma gincana com a criança e busque por um tema que o interesse. Entenda que desenvolver as habilidades de pesquisa, escrita, pronúncia e escuta são essenciais para uma boa formação — além de, é claro, uma boa comunicação e troca de saberes.

Você pode, por exemplo, conversar com o seu filho para entender o que gostaria de encontrar em uma gincana. Assim, proponha temas que seja do seu interesse, como oficinas de palavras cruzadas, confecção de jornais, entre outras atividades que promovam atratividade e maior desempenho, além de um tempo de qualidade em família.

Conte histórias em inglês

Essa dica é valiosa! Estimular o ensino de inglês por meio das histórias e fábulas pode entreter e atrair bastante as crianças e jovens. O aprendizado do idioma pela narração e entonação da voz faz com que o seu filho se depare com suas capacidades de interação com o idioma — e o incentive a aprimorar sua compreensão oral da língua.

Busque por histórias que carreguem um vocabulário rico e curioso e apresente-a para a criança. Converse sobre a história e realize atividades, como desenvolver e criar gestos explicativos de algumas palavras. A mímica também é uma potente ferramenta para esse caso.

Confeccione um livro de receitas

Você pode propor a confecção de um livro com as receitas favoritas do seu filho. Para isso, a criança deve pesquisar as palavras e expressões mais utilizadas no universo culinário da língua inglesa. Por meio dessa atividade, é possível praticar a escrita e a oralidade — partes fundamentais para o aprendizado de qualquer idioma.

Aproveite também a oportunidade para produzir um material ilustrativo com os alimentos e como são seus respectivos nomes na língua.

Averigue se as atividades apresentam algum efeito sobre o interesse e a participação do seu filho. Desenvolver esses tipos de atividade na rotina faz toda a diferença para o desenvolvimento escolar das crianças e jovens — sem contar que as experiências vivenciadas desde tão cedo enriquecem o aprendizado como um todo.

Estimular o aprendizado de inglês por meio de atividades lúdicas é uma excelente maneira de manter contato com o idioma. Para isso, é necessário engajar-se e produzir atividades que facilitem a prática do conteúdo visto na escola. O ideal é que o conhecimento seja sempre aprimorado tanto pelos pais quanto pelos professores para que a criança, naturalmente, mantenha seu interesse pela língua.

Agora que você já leu as nossas dicas, experimente e pratique junto com seu filho! Se deseja se manter por dentro de todas as novidades sobre o assunto, siga nossa escola nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e Youtube.

Powered by Rock Convert