9 vantagens pessoais, profissionais e acadêmicas de estudar inglês

9 vantagens de estudar inglês: pessoais, profissionais e acadêmicas.

Dominar uma segunda língua abre portas tanto na esfera pessoal como na profissional e na acadêmica. Nesse sentido, a língua inglesa se destaca das demais por ter grande relevância em produções culturais, no meio acadêmico e também no mundo dos negócios.

Se você é daquele tipo de pai ou mãe que busca sempre o melhor para os seus filhos, está no lugar certo! Neste texto, você vai conhecer as principais vantagens de estudar inglês. Acompanhe a leitura até o fim e descubra como o idioma pode fazer a diferença em várias áreas da vida.

Vantagens para a vida pessoal

1. Consumir entretenimento

No mundo cada vez mais globalizado, somos constantemente impactados pela produção de livros, filmes, séries e músicas em inglês do mundo todo. Conhecer a fundo a língua permite aproveitar essas obras de uma forma única, já que alguns significados se perdem na tradução, na legendagem ou na dublagem.

2. Viajar para o exterior

Quem domina a língua inglesa viaja ao exterior com muito mais tranquilidade. Além de ser o idioma oficial de mais de 50 países, o inglês pode ser considerado a segunda língua do mundo todo. Quer possibilitar viagens diversas a seu filho? Incentive o aprendizado do inglês e ajude-o a fazer as malas para onde quer que seja!

3. Aprender outras línguas

Quem fala uma segunda língua tem ainda mais facilidade para aprender um terceiro idioma. O inglês é relativamente mais fácil que outras línguas — como alemão e japonês, por exemplo. O ideal é começar por ele e, então, descobrir um mundo de oportunidades a serem exploradas.

Vantagens para a vida acadêmica

4. Ter acesso a materiais internacionais

Tempo é algo fundamental para quem busca uma carreira acadêmica, afinal, são muitos conteúdos que devem ser absorvidos em pouco tempo. Nesse contexto, dominar a língua inglesa significa economizar tempo e dinheiro com traduções.

5. Divulgar sua pesquisa

Além de se conectar com pesquisadores que produzem em inglês, quem consegue escrever e se comunicar nessa língua tem maior probabilidade de levar sua pesquisa para outros países. Entre outras coisas, isso aumenta suas chances de ser referenciado e de emplacar publicações internacionais.

6. Estudar no exterior

As universidades internacionais costumam ser bem exigentes com relação à proficiência de alunos estrangeiros. Se você acredita que fazer algum curso ou treinamento no exterior é o ideal para seu filho, já está na hora de incentivar sua imersão língua.

Vantagens para a vida profissional

7. Se diferenciar da concorrência

Segundo uma pesquisa de 2017, apenas 3% da população brasileira é fluente em inglês. Ter o completo domínio sobre essa língua é uma ótima forma de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, no qual todos os detalhes fazem a diferença.

8. Negociar com mercados internacionais

Talvez a vida profissional do seu filho ainda esteja distante, mas você já sabe que crescer internacionalmente é o sonho de qualquer empresário. Como negociar com fornecedores e se comunicar com clientes sem o conhecimento de outra língua?

9. Trabalhar fora do Brasil

Pleitear uma vaga de emprego no exterior sem o domínio completo do inglês é bastante difícil. Lembre-se de que nunca é cedo demais para pensar no futuro do seu filho e que, antes mesmo disso, o processo de obtenção de visto para diversos países pode ser comprometido sem a comprovação da fluência.

Do prazer de assistir a uma série sem legendas até a busca por mais reconhecimento no trabalho, vimos que são muitas as vantagens da língua inglesa e elas podem fazer a diferenças em vários aspectos da vida.

Agora que você já conhece as principais vantagens de estudar inglês, o que acha de espalhar a ideia entre seus amigos? Compartilhe este texto nas suas redes sociais! Até a próxima!

Powered by Rock Convert