Inglês para crianças: por que começar aos dois anos?

Hoje muitos pais procuram opções de ensino de inglês para crianças. Mas qual será o melhor momento para iniciar o aprendizado? Veja o que dizem os especialistas:

A criança que aprende inglês explora novos caminhos, valoriza as diferenças e compreende melhor o mundo que a rodeia. Além disso, os especialistas são unânimes: aprender uma segunda língua traz diversos benefícios para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

Por isso, cada vez mais pais buscam opções de ensino de inglês para crianças, seja em escolas regulares ou especializadas.

Apesar da oferta de opções, o bilinguismo no Brasil ainda é recente e desperta muitos questionamentos.  Muitos deles estão ligados ao momento certo de começar a aprender.

Se você também tem essas dúvidas, saiba que as pesquisas das últimas décadas trouxeram várias mudanças para o ensino do inglês na Educação Infantil.

inglês-na-educação-infantil-4


Pequenos poliglotas

A década de 90 ficou conhecida como a década do cérebro, graças aos estudos desenvolvidos em diversos países. Alguns deles, voltados ao aprendizado de idiomas, mostraram que o cérebro é extremamente plástico do nascimento aos 3 anos. Como as conexões neurais estão se formando, a criança tem muito mais facilidade para aprender outras línguas.

Pesquisadores descobriram que até mesmo crianças menores estão “equipadas” para aprender outros idiomas. De acordo com a cientista alemã Angela Friederici, um bebê de 4 dias  já consegue distinguir o som de duas línguas diferentes! Por isso, é muito importante que você estimule desde cedo, com conversas, leituras ou músicas em inglês.

inglês-na-educação-infantil-5

Aos dois anos

Mas, e o inglês na Educação Infantil formal? Qual será a melhor idade para procurar uma escola?

Hoje é consenso que quanto antes seu filho tiver contato com o inglês, com mais naturalidade vai usá-lo. Porém, dos 2 aos 4 anos existe uma janela de aprendizado que torna a entrada na escola especialmente indicada. Veja só:

  • Cientistas do Kings College em Londres, e da Brown University em Rhode Island descobriram que dos 2 os 4 anos surgem conexões neurais para processar novas palavras. Assim, nessa fase todo estímulo tem mais impacto.
  • De acordo com os pesquisadores do Kings College e da Brown University, grande parte da linguagem se desenvolve na primeira infância. Bebês de um ano, por exemplo, tem um vocabulário de 50 palavras, aos 6 anos esse número pode chegar a 5.000!
  • Segundo a pesquisadora Virgínia Garcia, nas crianças pequenas os músculos faciais estão se formando e elas têm mais facilidade em pronunciar fonemas da língua inglesa (como por exemplo, o th).
  • O contato com outra língua não atrapalha a alfabetização. Um estudo da Universidade de York em Toronto mostrou que crianças bilíngues têm mais facilidade nesse processo.
  • Aprender inglês na Educação Infantil auxilia a memória e a atenção. É o que diz a pesquisa conduzida pela Universidade de Granada, na Espanha.
  • Segundo a psicóloga Ellen Bialystok, as crianças que falam duas línguas tem mais facilidade para aprender em outras áreas do conhecimento.

Escolha da escola

Ao escolher uma escola, lembre que ela deve ter metodologia específica e experiência com essa faixa etária.

Na Teddy Bear, por exemplo, as práticas são embasadas pelas teorias mais recentes sobre o ensino, por isso, atendemos crianças a partir dos 2 anos de idade.

Com um ensino lúdico que explora as diversas linguagens (visual, oral, sensorial e corporal), nossos alunos aprendem de forma natural e criam uma relação positiva com o idioma.

As atividades oferecidas também vão muito além da sala de aula (como experiências culinárias, jardinagem ou dramatizações). Assim, as crianças podem expressar seus sentimentos e se desenvolver de forma integral.

Além disso, acreditamos que alegria de viver deve estar ligada ao aprendizado do inglês na Educação Infantil. Por isso, respeitamos as fases do desenvolvimento e o ritmo de cada aluno.

Se você também quer que seu filho de 2 anos aprenda inglês, agende uma aula experimental. Temos certeza que vocês vão se encantar!

Saiba mais sobre o ensino de inglês para crianças. Confira nosso infográfico e conheça todos os benefícios!

Powered by Rock Convert