Saiba como ajudar seu filho a estudar com disposição

Como ajudar meu filho a estudar?

O processo educacional de seu filho começa no ambiente familiar e se amplia na instituição escolar. Mas boa educação e preparação para a vida adulta e profissional não se resumem apenas a ir a escola e passar pelas matérias. É por isso que o papel dos pais no desenvolvimento do conhecimento visto na sala de aula é imprescindível.

Em primeiro lugar, a escolha da escola deve estar alinhada aos valores e às crenças familiares. Nesse sentido, busque aquela instituição que mais se adapta à sua família. Pode ser uma escola mais tradicional ou mais lúdica.

Seja qual for a escolha, é fundamental que a unidade escolar possua excelência em sua didática e desenvolva habilidades que a criança aproveitará no futuro e que, além disso, preze pelo desenvolvimento moral e ético, pela construção de caráter.

Após escolher uma boa instituição de ensino, sua responsabilidade como responsável será a de acompanhar de perto os ensinamentos que a criança receberá para, assim, entender como ajudar seu filho a estudar.

É sabido que o processo educacional não é tarefa fácil e exigirá grande empenho de todos os participantes. Tanto dos alunos, pais e professores. Por isso, listamos 5 dicas para você entender a importância que tem na vida educacional de seu filho e como participar ativamente, motivando-o a estudar.

Acompanhe!

Escolha um espaço tranquilo e livre de distrações

O dever de casa é a ocasião em que seu filho absorverá o conhecimento adquirido em sala de aula e o transportará para sua memória de longo prazo. Por isso, é fundamental que o ambiente em que a lição será feita seja confortável e tranquilo.

Nesse espaço, evite que a criança mexa no celular ou assista à televisão. A concentração na tarefa é essencial para que ela consiga entender a matéria e desenvolver o conhecimento.

Defina um horário adequado para o estudo

É interessante que você auxilie seu filho a escolher um horário apropriado de estudos. Perceba se ele possui um rendimento melhor pela manhã ou à tarde e encontre o período mais confortável. Uma criança cansada e com sono não rende o quanto poderia. Saber escolher o melhor horário facilitará a absorção do conhecimento.

Reconheça o bom desempenho

Para alguns estudantes, a escola pode ser muito mais difícil que o usual. A dificuldade pode fazer com que o aluno se desinteresse pelas tarefas escolares. Nesses casos, a intervenção dos pais é imprescindível.

Caso seu filho tenha dificuldade em alguma matéria, incentive-o a estudar mais e a se destacar nas atividades. Quando isso acontecer, reconheça o  esforço e o desempenho oferecendo alguma recompensa: por exemplo, para criança, aquele brinquedo pedido por ela a meses, e, para adolescente, a permissão para uma festa ou passeio que o jovem tanto quer ir.

Mas lembre-se: as recompensas podem vir com o reconhecimento, mas não devem funcionar como moeda de troca.

Use um método que facilite os estudos do seu filho

É interessante que você direcione e desenvolva com seu filho uma técnica de estudo que ele utilizará sempre que quiser e precisar se preparar para alguma avaliação.

Mostre qual é o seu método e veja se ele gosta e quer usá-lo também. Contudo, se seu filho não se adaptar ao mesmo modo que o seu, mostre que existem outros — fichamentos, resumos, esquemas. Existem muitas formas de estudar, e, com o seu auxílio, certamente, ele encontrará uma forma eficiente de internalizar o conhecimento.

Converse sobre a importância dos estudos

Uma das melhores formas de estimular a vontade de estudar em seu filho é simplesmente batendo um papo e contando a respeito de sua experiência escolar e até que ponto os estudos te levaram.

Caso seu pequeno apresente resistência em aprender o inglês como segundo idioma, por exemplo, mostre a ele como você consegue se comunicar em diversas situações fazendo uso da língua inglesa, seja na vida pessoal ou profissional.

Esperamos que você tenha gostado do artigo e que este material lhe permita saber como ajudar seu filho a estudar e ajude a desenvolver um relacionamento de confiança e apoio na hora dos estudos em família.

E agora, se você quiser ter acesso a mais materiais como este, siga nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert