Saiba como ajudar seu filho a estudar com disposição

O processo educacional do seu filho começa no ambiente familiar e se amplia na instituição de ensino. Entretanto, a maior parte da boa educação e preparação para a vida adulta e profissional não se resume apenas a ir à escola e ser aprovado nas disciplinas. É por isso que os pais desempenham um papel imprescindível no apoio à aprendizagem e ao conhecimento adquiridos na sala de aula.

Em primeiro lugar, a escolha da escola deve estar alinhada aos valores e às crenças familiares. Nesse sentido, busque aquela instituição que mais se adapta à sua família. Pode ser uma escola mais tradicional ou que apresente uma grade curricular mais dinâmica e lúdica.

Seja qual for a escolha, é fundamental que a unidade escolar tenha excelência em sua didática e desenvolva habilidades que a criança aproveitará no futuro. Além disso, muito além do repertório teórico, o desenvolvimento moral, ético e a construção de caráter também devem ser priorizados.

Definida a instituição de ensino, a sua responsabilidade no processo de aprendizagem do seu filho será a de realizar o acompanhamento dos estudos e conduzir de forma mais próxima e pessoal os ensinamentos acadêmicos. Assim, as demandas subjetivas que não são cumpridas pelo ambiente escolar podem ser identificadas e atendidas.

É sabido que o processo educacional não é tarefa fácil e exigirá grande empenho de todos os participantes — tanto dos alunos quanto dos pais e professores. Por isso, preparamos um conteúdo para ajudar você a entender como ajudar seu filho a estudar. Boa leitura.

Escolha um espaço tranquilo e livre de distrações

O dever de casa é a ocasião em que seu filho absorverá o conhecimento adquirido em sala de aula e o transportará para sua memória de longo prazo. Por isso, é fundamental que o ambiente em que a lição será feita seja confortável e tranquilo.

Nesse espaço, evite que a criança mexa no celular ou assista à televisão. A concentração na tarefa é essencial para que ela consiga entender a matéria e desenvolver o conhecimento.

É interessante que você auxilie seu filho a escolher um horário apropriado de estudos. Perceba se ele tem um rendimento melhor pela manhã ou à tarde e encontre o período mais confortável. Uma criança cansada e com sono não rende o quanto poderia, e saber escolher o melhor horário facilitará a absorção do conhecimento.

Reconheça o bom desempenho

Para alguns estudantes, a escola pode ser muito mais difícil que o usual. A dificuldade pode fazer com que o aluno se desinteresse pelas tarefas escolares. Nesses casos, a intervenção dos pais é imprescindível.

Caso seu filho tenha dificuldade em alguma matéria, incentive-o a estudar mais e a se destacar nas atividades. Quando isso acontecer, reconheça o esforço e o desempenho oferecendo alguma recompensa — para crianças, aquele brinquedo pedido por ela há meses e, para os adolescentes, a permissão para uma festa ou passeio que o jovem tanto quer ir.

Todavia, lembre-se de que as recompensas podem vir com o reconhecimento, mas não devem funcionar como moeda de troca. A validação dos pais é algo importante para os filhos, mas a utilização do aspecto emocional como incentivo nos estudos deve ser realizada de forma moderada. Caso contrário, isso pode criar uma dinâmica familiar irregular com o passar dos anos.

Use um método que facilite os estudos do seu filho

É interessante que você direcione e desenvolva com seu filho uma técnica de estudo que ele utilizará sempre que quiser e precisar se preparar para alguma avaliação.

Mostre qual é o seu método e veja se ele gosta e quer usá-lo também. Contudo, se seu filho não se adaptar ao mesmo modo que o seu, mostre que existem outros — fichamentos, resumos, esquemas.

Existem muitas formas de estudar e, com o seu auxílio, certamente ele encontrará uma forma eficiente de internalizar o conhecimento. Confira algumas estratégias!

Ajude o seu filho a dividir as tarefas em pequenas metas

Lidar com a missão de ter que desenvolver um projeto de ciências pela primeira vez, por exemplo, é uma situação escolar que provoca muita ansiedade e insegurança. Em alguns casos, principalmente com as crianças tímidas, o maior desafio não está no desenvolvimento da tarefa, mas na apresentação e exposição social que determinadas avaliações exigem.

Contudo, seja qual for a dificuldade identificada, a habilidade de sistematizar as diversas etapas do trabalho escolar com a divisão em pequenas metas é bastante eficiente para que o seu filho consiga vencer qualquer tipo de insegurança que exista.

Além disso, um ganho pessoal inesperado da construção do pensamento voltado às pequenas metas é o desenvolvimento da habilidade de planejar, definir prioridades e administrar prazos e recursos disponíveis.

Sempre ofereça um feedback construtivo

A sensação de não saber se os pais reconhecem o seu desempenho e esforços na escola ou, ainda, a incerteza de poder contar com o apoio familiar — mesmo em situações de falha — é algo extremamente angustiante para crianças e adolescentes.

Durante a infância, os filhos enxergam nos pais o seu principal porto seguro. Contar com o amor e a atenção da mãe e do pai é algo fundamental para a construção de uma personalidade estável.

Por essa razão, sempre ofereça um feedback construtivo sobre os aprendizados e desafios vivenciados no ambiente escolar. Comece sempre com um elogio, com a valorização das vitórias e conquistas, para só, então, destacar os pontos que precisam de melhoria.

Ensine-o a lidar com o fracasso e com suas emoções

A experiência de fracasso é uma das situações em que a participação dos pais se torna mais significativa. Quando não há um diálogo claro sobre as falhas, a criança pode ficar com a sensação de que os seus pais não a amam como antes e que a indiferença é uma forma de punição.

Por isso, ajudar o seu filho a lidar com a experiência de fracasso e com as emoções que essa sensação traz é uma contribuição valiosa para torná-lo um estudante perseverante, seguro e que abraça os desafios e oportunidades sem medo.

Estimule o autoconhecimento

Finalmente, a tarefa de saber como ajudar o seu filho a estudar envolve o aprendizado sobre as preferências e personalidade dele. Esse conhecimento vai contribuir para a diversificação do ambiente de ensino e das formas aprendizagem que você conseguirá disponibilizar para apoiar a educação formal. Tenha sempre em mente que a sua responsabilidade principal é contribuir para o autoconhecimento do seu filho.

Converse sobre a importância dos estudos

Uma das melhores formas de estimular a vontade de estudar em seu filho é simplesmente batendo um papo e contando a respeito de sua experiência escolar e até que ponto os estudos contribuíram para a sua história.

Caso seu pequeno apresente resistência em aprender o inglês como segundo idioma, por exemplo, mostre a ele como você consegue se comunicar em diversas situações fazendo uso da língua inglesa, seja na vida pessoal ou profissional.

Esperamos que tenha gostado do artigo e que este material permita que você saiba como ajudar seu filho a estudar. Além disso, torcemos para que ajude a desenvolver um relacionamento de confiança e apoio na hora dos estudos em família.

Agora que você já conhece algumas dicas sobre como ajudar seu filho a estudar, que tal entrar em contato com a Teddy Bear? Conheça os diferenciais da nossa escola!