Intercâmbio no Canadá: 6 razões para escolher este destino

O Canadá é um dos países que mais recebe estrangeiros ao redor do mundo, sendo cada vez mais uma das principais opções para estudantes que querem fazer intercâmbio. Seja para aprender um idioma, fazer parte do ensino médio ou cursar um ensino superior, o país oferece todas essas possibilidades e pode trazer diversas vantagens à sua formação acadêmica.

Quer conhecer mais sobre o Canadá e entender por que esse país pode ser uma opção de destino para o seu intercâmbio? Então acompanhe este texto até o fim e descubra!

Saiba mais sobre o Canadá

O Canadá, segundo maior país em área total ao redor do globo — atrás apenas da Rússia — faz fronteira com os Estados Unidos ao Sul e é limitado pelo Oceano Ártico ao Norte. Sua localização permite a presença das quatro estações bem definidas, ainda que o frio seja uma de suas marcas registradas — durante o inverno, a temperatura pode chegar a -40°C em algumas regiões.

Apesar de sua extensão territorial, o Canadá tem umas das menores densidades populacionais do mundo, o que contribui para o recente aumento de turistas e estrangeiros no país. Colonizados tanto por ingleses como por franceses, os canadenses costumam receber bem os intercambistas e essa é só uma das vantagens oferecidas por sua população, como veremos a seguir.

Entenda por que fazer intercâmbio no Canadá

Agora que você está familiarizado com o Canadá, veja seis dos principais motivos pelo quais você deve fazer um intercâmbio nesse país.

1. Qualidade de vida

O Canadá oferece uma ótima qualidade de vida. A maioria dos serviços disponibilizados à população funciona eficientemente e é comum que diversas cidades do país constem entre as melhores do mundo para se viver.

Além disso, viver e estudar no Canadá costuma ser mais em conta se comparado com outros destinos comumente procurados por intercambistas, como os Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo.

2. Meios de transporte

Conhecer os meios de transporte público disponíveis é muito importante para quem vai fazer um intercâmbio já que, na maioria das vezes, você não terá um carro a sua disposição. No caso do Canadá, você estará bem servido nesse setor!

Os ônibus são o meio de transporte mais comum do país. Algumas cidades também contam com linhas elétricas que fazem trajetos menores nas regiões centrais. Para quem quer viajar dentro do país, as linhas férreas são as melhores opções e atravessam de leste a oeste do país.

3. Possibilidade de trabalho

Fazer um intercâmbio é um investimento. Porém, muitas vezes os custos elevados com passagem, alimentação e moradia exigem que o viajante encontre formas de gerar uma renda no exterior.

Diferentemente de outros países, o visto de estudante de Canadá oferece a possibilidade de trabalho parcial, tudo dentro da lei. É preciso obter um visto específico e estar matriculado em cursos de caráter profissionalizante — infelizmente, cursos de idioma não oferecem essa possibilidade.

4. Diversidade cultural

Você já deve saber: o Canadá é um país bilíngue! Tanto o inglês quanto o francês são consideradas línguas oficiais. Poucos países oferecem a possibilidade de conviver de perto com uma cultura bilíngue, o que é uma experiência bastante rica.

Talvez por conta dessa tradição multicultural, o Canadá seja um ótimo destino para intercambistas de primeira viagem. Os moradores costumam ser bem receptivos com estrangeiros e o país já foi até mesmo considerado o mais acolhedor ao redor do mundo.

5. Segurança

A segurança é uma das prioridades no Canadá. A criminalidade é bastante baixa — especialmente se comparada aos números brasileiros e ainda assim eles trabalham bastante para que esses diminuam ainda mais a cada ano.

É possível andar em segurança pelas ruas da grande maioria das cidades, independentemente do horário. A polícia é bastante presente no cotidiano do país e costuma oferecer um tratamento respeitoso, inclusive para estrangeiros.

6. Instituições de ensino

A educação de qualidade é uma constante no Canadá. O país oferece boas opções tanto para quem planeja fazer um intercâmbio high school como para quem considera fazer faculdade. Muitas universidades têm foco na internacionalização de seus cursos e a maioria dos diplomas ofertados são aceitos no Brasil.

Além de um ensino de qualidade, o Canadá também oferece bolsas a alunos estrangeiros, com o intuito de receber jovens com potencial nas mais diversas áreas e algumas delas são inclusive exclusivas à países da América Latina e outros países emergentes.

Fale inglês antes de ir para o Canadá

Como você já deve saber, existem diferentes tipos de intercâmbio no Canadá: high school, work and travel, e por aí vai — isso só para citar alguns. Independente da sua escolha, é interessante já dominar o idioma nativo do país de destino. Isso facilita sua integração à cultura local, além de evitar diferentes apuros que podem acontecer pela falta de comunicação.

No caso do Canadá, você tem ainda a opção de escolher entre dois idiomas, entretanto, o inglês é o mais recomendado, uma vez que o francês é mais comum na parte leste do país. Além de investir em uma escola de idiomas, você também pode aproveitar as facilidades tecnológicas disponíveis atualmente e complementar o estudo da língua por meio de filmes, músicas, games e outras fontes de entretenimento.

No ano de 2018 a Diretora Pedagógica das escolas de inglês Teddy Bear, Luciana De Franceschi, visitou uma série de escolas no Canadá. Nestas visitas, proporcionadas pela parceria com a agência de Intercâmbios Intercultural, Luciana teve a oportunidade de conhecer os mais variados tipos de escola para estudantes brasileiros (e de outros países). As visitas foram realizadas em escolas de idiomas, onde você pode cursar matérias em inglês ou francês, além de escolas profissionalizantes e de graduação. Quer saber mais sobre as escolas que visitamos? Fale conosco!

​Hora da decisão

Um intercâmbio é uma decisão bastante importante e vários aspectos devem ser considerados na escolha do destino. Qual o seu principal objetivo com a viagem? Você tem o suporte financeiro necessário para ir apenas para estudar? Como está a seu nível de inglês? As respostas para essas perguntas podem ser de grande ajuda nessa decisão.

Identifique suas prioridades e avalie: o intercâmbio no Canadá pode ser uma boa opção para mim? Como vimos neste texto, a segurança, a educação de qualidade e a boa receptividade da população local são vantagens que não podem ser desconsideradas na hora de fazer um intercâmbio.

Já tem essas respostas e está pronto para o próximo passo com relação à sua viagem? Ou ainda tem muitas dúvidas e precisa de ajuda? Aproveite para baixar nosso e-book sobre intercâmbio e tire todas as dúvidas que restaram, clique aqui.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *