Nível de inglês: Como identificar o meu?

Já estuda o idioma há algum tempo mas ainda não tem certeza sobre seu nível de inglês? Tudo bem! É normal ficar confuso e até mesmo inseguro nessa situação. No entanto, conhecer o próprio patamar com precisão pode ser mais simples do que você imagina.

Existem diversos testes aplicados com o objetivo de comprovar a fluência, e um deles é o TOEFL. No texto de hoje, falamos a respeito dessa prova: o que ela avalia, quais seus modelos e por que é capaz de trazer vantagens no futuro. Confira!

O que é o TOEFL?

Para quem ainda não sabe, TOEFL é a sigla para Test of English as a Foreign Language (em português, Teste de Inglês como Língua Estrangeira). Essa prova fornece certificado oficial em proficiência no idioma e figura como uma das mais aplicadas no mundo.

Atualmente, são mais de 10 mil universidades em cerca de 130 países ao redor do mundo que exigem o TOEFL para alunos internacionais. Em geral, os testes têm validade de dois anos: após esse prazo, precisam ser refeitos para garantir que não houve mudança na proficiência.

Mesmo quem sequer pensa em se inscrever em uma universidade estrangeira pode fazer essa prova como forma de identificar o nível de fluência. Diversas escolas de idiomas estão habilitadas a aplicar o teste no Brasil. Datas, localidades e taxas costumam ser disponibilizadas no site oficial.

O que esse teste avalia?

A prova observa as quatro principais habilidades do inglês e apresenta uma nota total, assim como pontuação individual para cada skill. Isso permite não apenas a identificação dos pontos que precisam ser aperfeiçoados, mas também daqueles já dominados por você.

As habilidades avaliadas são:

Por averiguar a compreensão auditiva, de leitura, oral e escrita e ainda fornecer uma pontuação bastante precisa, o TOEFL é uma espécie de “radiografia” do inglês naquele determinado momento.

Nessa prova, não existe uma pontuação em que você é aprovado ou reprovado, e pode-se escolher o modelo mais adequado ao seu contexto.

Por que o TOEFL é um dos principais certificados em inglês?

Não há somente um tipo de TOEFL: tanto o tradicional modelo em papel e caneta quanto o online estão disponíveis. Entenda melhor a seguir.

TOEFL iBT

O Internet Based Test é dividido nas quatro categorias anteriormente apresentadas. Cada seção recebe uma pontuação de zero a 30, e a avaliação total varia até 120.

A prova é avaliada por robôs e humanos, e você recebe uma nota considerada low, intermediate ou high de acordo com os acertos.

TOEFL Paper-delivered Testing

Trata-se de uma opção para universidades ou instituições com acesso limitado à internet. Esse modelo foi recentemente reformulado pelos organizadores do TOEFL para ficar mais semelhante ao iBT.

Por conta de elementos técnicos, o Paper-delivered Testing ainda não inclui a habilidade speaking, mas integra em uma mesma questão as habilidades auditiva, de leitura e escrita.

Conhecer seu nível de inglês é fundamental para ter mais segurança a respeito das próprias habilidades e identificar aquelas que exigem aprimoramento. O TOEFL é um teste exigido por diferentes instituições ao redor do planeta. Portanto, o quanto antes você se familiarizar com ele, melhor para o seu futuro acadêmico e profissional!

Ficou interessado? Então continue em nosso blog e veja agora mesmo como se preparar para arrasar no TOEFL!

Powered by Rock Convert