Veja filmes sem legendas e melhore seu inglês

Uma das técnicas mais recomendadas para quem está aprendendo inglês é assistir filmes sem legendas. Acontece que é preciso passar por uma evolução até chegar ao nível de não precisar de nenhum auxílio para compreender o áudio em outro idioma.

Afinal, não adianta nada tirar a legenda e ficar sem entender absolutamente nada do que está acontecendo, não é verdade? O ideal é progredir aos poucos e sem pressa, já que o que mais importa é justamente o aprendizado.

E você, já adota essa prática no seu dia a dia? Acompanhe a seguir as nossas dicas de como ajudar a aprimorar o seu inglês de uma maneira leve e divertida!

Comece colocando a legenda em português

O primeiro passo é abandonar o hábito de mudar o áudio dos canais e conteúdos estrangeiros para o português. A tradução facilita muito a compreensão, mas não contribui nada para a sua aprendizagem.

Aliás, um ponto negativo das dublagens é que elas nem sempre são muito fiéis ao texto original — com o tempo, provavelmente você vai perceber isso e até ficar surpreso com algumas associações bem estranhas.

Logo, comece ativando as legendas em português dos filmes, seriados e canais que você assiste, além de manter o áudio em inglês. Para os iniciantes, essa é uma ótima estratégia para treinar o ouvido (ou listening) e ainda conhecer novas expressões.

Passe o conteúdo de texto para o inglês

À medida que você for avançando, faça o teste de trocar as legendas para o inglês. Ou seja, mantenha o recurso da leitura só que no idioma que você está aprendendo.

Pode parecer besteira, mas às vezes é difícil identificar o que os personagens falam somente pelo som. Por exemplo, cada pessoa ou ator tem um sotaque diferente e uma forma de falar bastante peculiar, o que pode dificultar o entendimento. Por isso, conferir a fala com a escrita é interessante.

Nesse caso, fique atento para não optar por conteúdos muito complicados. Se você não tem muito domínio de um vocabulário específico — como os termos usados em conversas entre médicos — é melhor não arriscar tanto.

Dê preferência para aqueles que possuem uma temática mais simples e que apresentem diálogos descomplicados, principalmente para não correr o risco de não entender nada do enredo e desistir dessa ideia.

Tire totalmente as legendas

Por último, quando se sentir mais familiarizado com a língua inglesa e seguro para exercitar ainda mais o ouvido, tire as legendas de vez. Uma dica é começar fazendo isso com vídeos mais curtos para ver como é o seu desempenho, como assistindo a um episódio de 20 minutos ou meia hora de alguma série.

Perceba se você consegue ficar por dentro de tudo que está acontecendo sem grandes complicações. Dá para entender as piadas e conversas em geral? Se identificar que ainda não está bem preparado, volte sem problemas para o modo anterior.

Contudo, saiba que a frequência da prática faz toda a diferença e você deve encarar esse desafio como um verdadeiro estudo — um tanto quanto agradável e interessante, diga-se de passagem.

Para finalizar, anote as nossas sugestões de filmes legais e que podem ajudar quem está vivendo esse processo:

  • O Grinch (The Grinch);
  • Toy Story;
  • A Proposta (The Proposal);
  • Um Herói de Brinquedo (Jingle All The Way);
  • Jogos Vorazes (The Hunger Games).

E aí, o que achou das nossas dicas para assistir filmes sem legendas? Agora é só pegar a pipoca e fazer uma sessão cinema cheia de aprendizado!

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar a sua experiência, deixe um comentário.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *