Como é celebrada a Páscoa ao redor do mundo

A Páscoa é um grande feriado nacional em que famílias se juntam para trocar chocolates e curtir momentos especiais. E como será que a Páscoa ao redor do mundo é celebrada? Aqui no Brasil, ela representa uma festa cristã, comemorando o dia em que Jesus renasceu, tendo como referência os ovos de chocolate como forma de simbolizar o nascimento, a vida.

Em outras nacionalidades, esse momento apresenta muitas variações, indo desde feriados religiosos até uma remontagem do Halloween norte-americano. Ficou curioso? Continue lendo nosso artigo e descubra como acontece a caça aos ovos no mundo!

Inglaterra: a diversão do Egg Rolling

A Inglaterra foge um pouco da concepção religiosa da Páscoa e investe em uma brincadeira tradicional: o Egg Rolling. Como o próprio nome indica, essa tradição consiste em rolar ovos morro abaixo, sendo que as crianças dedicam horas para decorá-los antes da brincadeira. Vale lembrar que essa tradição é bastante comum nos Estados Unidos também.

Ainda, as prefeituras de algumas cidades criam eventos públicos e gratuitos de Easter Egg Hunts, ou seja, caça aos ovos de Páscoa. Nessas cerimônias, as crianças são convidadas a encontrar ovos de Páscoa — e, muitas vezes, de galinha mesmo — nos jardins públicos do governo.

Austrália: a Páscoa de Bilby

A Austrália apresenta uma peculiaridade em relação à Páscoa: ao contrário dos outros países, quem entrega os ovos não é o coelho, mas o Bilby, um marsupial nativo e querido por toda a população.

Essa mudança aconteceu em função das dificuldades que o coelho trazia para o ecossistema australiano, colocando diversas espécies em risco de extinção. Para controlar essa situação, o governo optou por trocar a mascote da Páscoa, adotando o animal Bilby, que foi muito bem aceito por toda a comunidade.

Índia: a oferenda ao deus Krishna

Krishna é um deus muito adorado pelos hindus, sobretudo na Índia. Representante da espiritualidade na Terra e suas manifestações no plano material, Krishna recebe diversas oferendas, tornando-se foco nas comemorações da Páscoa.

Dessa forma, a Índia utiliza esse período religioso para relembrar o surgimento de Krishna e agradecer pelos seus feitos à população, criando o festival Holi, um dos maiores do país.

Nessa festa, todos devem utilizar roupas especiais, colocar músicas típicas e produzir comidas artesanais, preparando-se para receber os pós coloridos que, de acordo com a religião hindu e os ensinamentos de Krishna, deixa todos os cidadãos livres de julgamentos, diferenças e desigualdades.

Suíça: o festival dos chocolates

Não podemos negar: a Suíça é o país do chocolate. Conhecida mundialmente por produzir os doces mais saborosos, a população aproveita a época de chocolate para aumentar a sua produção.

Ainda, é uma tradição antiga a caça aos ovos dentro de casa, proporcionando momentos aconchegantes entre os familiares para contar histórias sobre o amor, amizade e família.

Suécia: o Halloween na primavera

Muito comemorado nos Estados Unidos, o feriado de Halloween toma outra forma na Suécia. É durante a Páscoa que as crianças se vestem de bruxas, médicos assustadores e personagens de terror para distribuir suas “cartas de Páscoa”, isto é, um pequeno cartão para ganhar doces ou dinheiro.

Além disso, é comum encontrar famílias que criam seus ovos de chocolate, recheando-os com diversos doces, balas e lembrancinhas para as crianças.

A celebração da Páscoa ao redor do mundo é diversa, inclusiva e divertida. Entre as mais variadas culturas, esse feriado encontra a sua forma de estar presente para fortalecer os laços familiares e proporcionar momentos felizes.

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite e conheça como o carnaval é celebrado em outros países. Boa leitura!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *