Por que aprender inglês é vantagem no mercado de trabalho

Com empresas buscando a internacionalização e com consumidores cada vez mais exigentes, é natural que o mercado de trabalho esteja cada vez mais competitivo. Independentemente da área em que pretende atuar, é preciso começar a se preparar desde cedo e buscar estratégias que permitam que você se diferencie da concorrência.

Ter fluência em um outro idioma pode ser uma forma de alcançar isso, principalmente o inglês, visto que é considerado como uma língua universal. Quer saber mais sobre o inglês no mercado de trabalho e ver como uma segunda língua pode fazer a diferença na sua vida profissional? Então continue a leitura deste post.

A competitividade no mercado de trabalho

Felizmente, mais pessoas têm tido acesso à educação, seja por meio de uma graduação ou de um curso profissionalizante. Essa maior qualificação traz dois principais impactos ao mercado de trabalho, em seus mais diferentes nichos.

O primeiro deles é a especialização. Antigamente, era comum que as pessoas soubessem fazer um pouco de tudo, ainda que não se aprofundassem em nenhuma área específica. Hoje em dia, quanto mais especializado você for em uma determinada área, maiores serão suas chances de sucesso.

A segunda consequência é a maior competitividade entre os profissionais. Com mais pessoas preparadas e especializadas em suas áreas, é preciso encontrar estratégias para se destacar da concorrência. Uma forma de garantir isso é investir no aprendizado de línguas estrangeiras, afinal a internacionalização é um desejo comum de todas as empresas, tornando muito importante o domínio do inglês no mercado de trabalho.

Os benefícios de um segundo idioma

Como falamos, o maior acesso à educação permite que mais pessoas cheguem bem-preparadas ao mercado de trabalho. Nesse sentido, já não basta estar capacitado e ser especializado em sua área de atuação: é preciso oferecer algo a mais às empresas para garantir a sua relevância. Continue com a gente e veja como o domínio de um novo idioma pode contribuir.

Possibilita um acesso maior à informação

Dominar uma nova língua abre nossas possibilidades de aquisição de conhecimento. Você pode ter acesso a livros, guias, entrevistas, palestras e outros materiais relevantes à sua profissão antes mesmo que eles precisem passar por uma tradução, por exemplo, possibilitando que você consuma informações com mais agilidade, o que pode colocá-lo à frente da concorrência.

Isso é ainda mais relevante para quem domina o inglês. Esse idioma também é muito técnico e tecnológico — as principais inovações são lançadas nessa língua e a fluência no idioma faz com que você tenha acesso a essas novidades em primeira mão.

Abre novas portas

A fluência em uma segunda língua abre portas em grandes empresas, especialmente as multinacionais. Como essas companhias costumam ter matrizes ou filiais espalhadas ao redor do mundo, o domínio do inglês, por exemplo, se torna necessário para realizar negociações e acordos, além da possibilidade de viagens — que abordaremos em seguida.

Se você dominar apenas o português, é provável que suas possibilidades de atuação fiquem restritas a empresas que atuam apenas dentro do Brasil. Isso também precisa ser considerado caso você pense em empreender, visto que falar inglês, espanhol ou mandarim, por exemplo, garante muito mais possibilidades de uma expansão comercial que transcenda as barreiras nacionais.

Pode promover viagens internacionais

Quem nunca sonhou com um bom emprego que possibilitasse viagens ao redor do mundo? Porém, de nada adianta sonhar com uma vaga em uma empresa que tenha atuação internacional e ofereça essa possibilidade se você não dominar uma segunda língua, não é mesmo?

Lembre-se de que essa vantagem é também bastante útil em sua vida pessoal e não só na profissional. Conhecer diferentes lugares é mais prazeroso quando você não precisa enfrentar dificuldades de comunicação, principalmente nas atividades mais simples, como pedir um café ou pedir informações no aeroporto.

Possibilita o alcance de cargos de liderança

Avançar na hierarquia de uma empresa é algo que exige muito comprometimento, dedicação e, claro, conhecimentos técnicos. Porém, muitos cargos de liderança também compreendem a tomada de decisão, a atuação sob pressão e o domínio de uma segunda língua. Isso porque esses postos comumente envolvem a negociação com outros mercados.

Para algumas áreas, especialmente as relacionadas à tecnologia e ao comércio, o conhecimento em inglês é uma obrigação e não algo que garanta uma diferença com relação aos concorrentes – nesses casos, é comum que um terceiro idioma seja o grande diferencial. Desse modo, o quanto antes você se dedicar nessa empreitada, maiores serão as suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Os motivos para começar o quanto antes

A aquisição de uma língua é algo que leva bastante tempo. Se você parar para prestar atenção, o aprendizado do português é algo que começou na sua primeira infância e dura até hoje, não é mesmo? Afinal, sempre estamos aprendendo algo novo, desde palavras até novas regras gramaticais, que sofrem alterações esporádicas, como no caso do Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigência em 2016.

Por conta disso, caso você decida investir no aprendizado de uma nova língua, é importante começar o quanto antes. Além do tempo necessário para o alcance da tão sonhada fluência, a infância e a adolescência são os momentos em que temos mais facilidade para esse tipo de aprendizado.

Isso sem contar que, nesse momento da vida, todo o seu foco está voltado aos estudos. Adiar esse aprendizado para mais tarde pode trazer dificuldades e até mesmo a necessidade de conciliar com a sua atuação no mercado de trabalho. Melhor mesmo é já chegar lá preparado, concorda?

Nunca é cedo demais para começar a se preparar para o mercado de trabalho. Dominar uma segunda língua pode ser um grande diferencial, uma vez que poucas pessoas chegam à fluência em um novo idioma. Como vimos, esse conhecimento também abre portas e possibilidades em empresas maiores e mais relevantes internacionalmente, além de facilitar a expansão dos negócios de quem opta por empreender.

Entretanto, para garantir um bom aprendizado nessa hora, é fundamental contar com uma escola de idiomas que ofereça o suporte necessário, assim como uma metodologia que garanta a fluência por meio de atividades interessantes e diferenciadas. Fale com a gente agora mesmo e conheça nossas escolas.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *