Confira 7 motivos para fazer intercâmbio na adolescência

A adolescência é uma fase da vida na qual surgem diversas dúvidas e questionamentos. Um dos maiores receios nesse período é sentir-se deslocado ou desmotivado para a vida profissional. Dessa forma, fazer intercâmbio pode ajudar a mudar essa situação — pois a experiência possibilita maior engajamento para a responsabilidade e o alcance da independência.

São inúmeras as razões que levam um jovem a querer sair do seu país de origem. Por exemplo, é possível que o estudante queira ter uma vivência diferenciada para agregar ao currículo, conhecer novas culturas, complementar o aprendizado de outro idioma ou, até mesmo, terminar os estudos em uma instituição internacional renomada.

Ficou curioso com o assunto? Então continue a leitura e confira 7 motivos que explicam porque fazer intercâmbio na adolescência é uma ótima pedida. Acompanhe!

Entenda o que é intercâmbio

Um programa de intercâmbio consiste em enviar o estudante para um país estrangeiro, com o objetivo de capacitá-lo para um modelo de ensino diferenciado. Tudo depende da intenção dos pais e do jovem, que devem determinar o que buscam alcançar com a experiência.

Geralmente a vivência também auxilia no desenvolvimento de algumas habilidades — que talvez demorassem mais tempo para serem aprendidas, caso não ocorresse a viagem. No geral, fazer intercâmbio também estimula a autonomia, a responsabilidade e, inclusive, o senso de independência.

Conheça os tipos e como funciona o intercâmbio teen

O intercâmbio teen tende a gerar muitas dúvidas para os pais, que têm grandes expectativas em relação ao futuro dos filhos. Portanto, é importante saber que existem tipos diferentes de viagem e cada um deles oferece alternativas que possibilitam um aprendizado diferenciado.

Confira a seguir como funcionam as principais modalidades:

High school

Por meio desse programa, o estudante pode cursar o ensino médio em escola pública ou particular, no período que desejar. Ele é vantajoso, pois é possível vivenciar uma grade curricular distinta — recheada de atividades extracurriculares —, além de ter contato com outros tipos de costumes e regras educacionais vigentes no país.

Curso de idiomas

Uma das maneiras mais simples de complementar o aprendizado de um novo idioma é ter acesso a ele diariamente, podendo inclusive praticá-lo em diversas ocasiões. Por isso, os cursos de idiomas são muito procurados pelos estudantes, uma vez que, por meio da experiência, aumentam-se as chances de obter um currículo mais aprimorado e notável no mercado profissional.

Curso de férias

O intercâmbio de férias também é uma opção bastante procurada, pois alia aprendizagem com diversão. O programa serve tanto para aprimorar o idioma quanto para estudar alguma área de interesse do jovem — ao mesmo tempo em que se adquire liberdade para realizar passeios turísticos e ter contato com outros tipos de cultura.

Descubra 7 motivos para fazer intercâmbio na adolescência

São muitos os benefícios adquiridos quando se opta por estudar fora. Porém, o estudante também depara-se com algumas situações desafiadoras, que o preparam para ser um cidadão global consciente e responsável por sua atuação no mundo.

A seguir, conheça 7 ótimos motivos para realizar o intercâmbio na adolescência.

1. Melhorar o idioma

A oportunidade de aprimorar as habilidades em um idioma diferente é uma enorme vantagem, uma vez que o jovem adentra todo o universo que diz respeito à língua. Como já citamos, uma ótima maneira de complementar o aprendizado adquirido em uma escola de inglês é vivenciar a cultura no dia a dia, conversar com pessoas locais e visitar os principais atrativos do país.

2. Descobrir novos interesses

É possível que surjam novos interesses por parte do estudante, que terá acesso às inúmeras atividades diferentes e atrativas. A possibilidade de desenvolver um hobby ou, até mesmo, descobrir novas práticas esportivas, tendem a transformar a experiência em momentos de bastante entretenimento e diversão.

3. Aprender em situações fora da zona de conforto

Dificilmente aprende-se novos costumes, tradições e perspectivas se limitamos o estudante a apenas uma visão de mundo. Por isso mesmo, o intercâmbio propicia o contato com o que é diferente, tirando o adolescente de sua zona de conforto para que possa conhecer, de perto, o mundo como ele realmente é.

4. Desenvolver crescimento e maturidade

Uma das maiores vantagens estimuladas pelo programa de viagem é apostar no desenvolvimento pessoal do jovem. Isso porque ele deve aprender como morar sozinho, sem a família ou amigos, em um país longe e, muitas vezes, com costumes diferentes do seu. Naturalmente, a capacidade de resolver problemas e adaptar-se ao local tornará o estudante mais maduro, experiente e independente.

5. Aprender a fazer escolhas

Geralmente, ao optar por uma vivência como essa, exige-se que o adolescente tenha a capacidade de fazer escolhas por si próprio. Sem contar que é essencial desenvolver a independência e cultivar maior responsabilidade consigo mesmo, visando tomar decisões que não prejudiquem os estudos e a sua estadia no país.

6. Conhecer outras culturas

Ao ter contato e conhecimento com outra cultura, trabalha-se, principalmente, a tolerância com os diferentes costumes, religiões, pontos de vista etc. A experiência ainda propicia conhecer mais a fundo como é a culinária, as tradições e a linguagem própria de cada lugar. Estas experiências podem adicionar conhecimentos que o estudante já teve contato, como acontece com alunos da Escola de Inglês Teddy Bear.

7. Turbinar o currículo

As chances de obter e apresentar um currículo recheado de conhecimentos interessantes faz com que o estudante alcance maior competitividade e destaque no mercado de trabalho. Atualmente, as empresas têm requisitado cada vez mais funcionários engajados e com a mente aberta, que possam trazer novas ideias e insights. Por isso, as chances de conseguir um bom emprego tendem a elevar-se consideravelmente.

Agora que você já sabe porque fazer intercâmbio, certamente deve ter sentido curiosidade de conhecer alguns programas, não é mesmo? Contando com preparação e dedicação, você só tem a aproveitar os inúmeros benefícios da vivência.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim!

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa parceira em Intercâmbios, a Intercultural, e descubra como eles podem ajudar você a se preparar para a tão sonhada viagem ao exterior. Até a próxima!

Powered by Rock Convert