Descubra como se preparar para o TOEFL

Você quer estudar fora do Brasil? Além de uma série de decisões necessárias, você precisará saber como se preparar para o TOEFL, um teste de proficiência que avalia o seu nível na língua pretendida. O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é uma avaliação de língua inglesa, organizado pela ETS (Educational Testing Service), reconhecido e aceito em mais de 9 mil instituições de ensino, em 130 países.

O exame é exigido na hora de fazer um intercâmbio e estudar em uma escola ou universidade estrangeira. Há modalidades para crianças dos 8 aos 11 anos (Primary), para adolescentes a partir de 11 anos (Junior) e para jovens a partir de 16 anos (ITP).

Então, quer saber como se preparar para o TOEFL? Acompanhe as dicas as seguir!

Qual é a importância de elaborar um plano de estudos?

Independentemente de qual avaliação você fará, o primeiro passo para ter sucesso é criar um plano de estudos. A partir da organização dessas informações, fica mais fácil identificar quais são os assuntos mais importantes, as habilidades necessárias e, assim, não deixar nada de fora da sua lista de prioridades.

O seu plano de estudos vai servir como um guia para você acompanhar a sua evolução durante a preparação para o TOEFL. Dessa forma, você não se sobrecarrega, deixando temas importantes para a reta final de preparação, por exemplo. Tudo pode ser visto — e revisado — com calma, garantindo o aprendizado de cada tópico.

Como se preparar para o TOEFL?

Que tal, então, conferir as nossas dicas sobre o que você precisa fazer para se preparar adequadamente para o TOEFL e conseguir realizar os seus sonhos e objetivos? Confira!

Conheça a prova

Para aliviar a ansiedade na hora de fazer a prova e garantir um melhor desempenho, o primeiro passo — e talvez o mais importante — é conhecê-la por completo. Veja, então, como funciona cada uma das modalidades dessa avaliação.

TOEFL® Primary™

Esse teste, promovido para crianças de 8 a 11 anos, é oferecido em dois tipos de prova. O Step 1 é indicado para aqueles que estão iniciando os estudos em inglês e o Step 2 para aqueles que têm mais conhecimento do idioma. Após a avaliação, os estudantes são classificados nos níveis de A1, A2 e B1 de proficiência. Veja como a prova é composta:

Step 1

(TABELA ORIGINAL)

Step 2

(TABELA ORIGINAL)

As habilidades cobradas para o Primary são aquelas voltadas para as situações cotidianas, por meio de vocabulários próprios da família, de casa, da escola, no parque etc.

TOEFL® Junior™

Indicado para estudantes a partir de 11 anos até o Ensino Médio, esse teste é recomendado para aqueles que buscam programas de intercâmbio. Veja como ele é estruturado:

Em cada uma das seções, o número de respostas corretas é convertido para uma escala de 200 a 300 pontos, sendo que a pontuação total é a soma das três seções. Nesse teste, o aluno é classificado nos níveis A1-A2 (Basic User) e B1-B2 (Independent User).

TOEFL® ITP

Esse teste é indicado a partir dos 16 anos para estudar em universidades estrangeiras. Isto é, tem foco para o contexto acadêmico. Veja como a prova é estruturada:

  • de acordo com a pontuação, o estudante é classificado em A1-A2 (Basic User), B1-B2 (Independent User) ou C1 (Proficient User).
  • o ITP cobra temas relacionados às ciências, vida no campus e tópicos como negócios, meio ambiente, alimentação, comunicação, tecnologia, transporte etc.

Domine o tempo

Como foi possível observar, cada uma das provas apresenta tempos específicos para a realização de cada uma das seções, portanto, treine os exercícios com um cronômetro para que você não tenha surpresas no dia da prova! Além disso, não perca muito tempo com aquelas questões que você não sabe a resposta.

Tome notas durante os seus estudos

Durante a prova do TOEFL, você só pode ouvir o áudio uma vez, o que exige muita concentração e habilidade para não perder nenhum detalhe importante. Uma dica para se preparar para esse desafio é tomar notas enquanto estuda, criando o hábito de anotar tudo o que está sendo abordado, aumentando a sua capacidade de sintetizar o que for ouvido durante a avaliação.

Leia, escreva e ouça todos os dias

A leitura também é fundamental para que o seu vocabulário seja mais refinado e o seu desempenho durante a prova aumente. Além disso, você pode escrever textos em inglês para se preparar melhor. Outra dica é ouvir podcasts em inglês — mesmo sobre assuntos diversos como esportes, séries e outros temas —, o que pode aguçar ainda mais a sua capacidade de interpretação.

Faça simulados e provas anteriores

Uma dica muito importante para estudar para o TOEFL é fazer simulados e provas anteriores, ajudando você a conhecer de perto o teste e entender como ele funciona na prática. A própria ETS oferece alguns exemplos de questões que podem ser cobradas durante a avaliação. Confira o material para PrimaryJunior e ITP.

Conte com uma boa escola de inglês

Entretanto, não adianta apenas treinar com simulados, é preciso preparar-se verdadeiramente. Para isso, você precisa contar com uma boa escola de inglês, que ajude você a desenvolver suas habilidades e o prepare tanto para o teste TOEFL quanto para qualquer situação em que seja necessário comunicar-se na língua inglesa.

Na Teddy Bear, por exemplo, oferecemos cursos destinados para cada um dos níveis possíveis desse certificado. Com aulas preparatórias focadas nas características e peculiaridades de cada uma das avaliações, você aumenta as suas chances de entender melhor o que você deve fazer para conseguir um resultado positivo após a prova.

Seguindo essas sugestões, a tendência é que você aumente as suas chances de ter um bom desempenho durante a avaliação. Assim como em qualquer prova, o TOEFL não vai ser uma dor de cabeça tão grande se você fizer a preparação adequada e com muita dedicação.

Agora que você já sabe como se preparar para o TOEFL, que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes? Só assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos como este na sua caixa de entrada.