7 dicas para melhorar e aumentar o seu vocabulário em inglês

Ter um vasto conhecimento do vocabulário em inglês é essencial para dominar bem o idioma mais requisitado do mundo. Claro que saber as construções gramaticais importa para uma comunicação mais efetiva, mas é com o domínio das palavras que você realmente conseguirá se comunicar.

Quanto mais vocabulário a pessoa aprende, melhor será entendida pelos falantes da língua. Por isso, é importante buscar sempre ampliá-lo para poder conversar, escrever e ler melhor. Essa dica que serve para estudantes de todos os níveis, do iniciante ao avançado.

Quer saber como desenvolver seu vocabulário em inglês? Listamos sete dicas para você começar a fazer isso agora mesmo. Confira!

1. Use bons dicionários em inglês

É a eles que recorremos quando precisamos saber o significado de uma palavra que não conhecemos. Com uma função tão importante, você precisa escolher um dicionário confiável para consultar. Os da Merriam-webster, Cambridge e Oxford cumprem bem esse requisito. Todos apresentam a pronúncia correta das palavras, proporcionando a prática do listening.

Vale ressaltar que dicionários inglês-inglês são sempre a melhor opção para treinar o idioma com um maior rendimento, porque você acaba tendo mais contato com a língua e consegue exercitar a interpretação de texto.

2. Associe palavras a imagens

Já ouviu falar em flashcards? Trata-se de cartões de memorização que ajudam muito na aprendizagem do inglês. Eles podem conter imagens relacionadas a palavras ou frases no idioma, o que permite associá-las ao vocabulário que representam de forma prática e eficaz.

Há vários aplicativos com cartões personalizáveis que ajudam você nessa atividade. Um deles é o Tinycards, do Duolingo, que apresenta expressões em inglês utilizadas no dia a dia. A plataforma também disponibiliza áudios com a pronúncia apropriada dos termos.

3. Leia textos em inglês

A leitura constante é uma peça-chave para ampliar e aprimorar seu vocabulário em inglês. Para tornar esse momento divertido, leia sobre assuntos que são do seu interesse: comece com um livro que inspirou o filme que você ama ou por notícias em portais estrangeiros sobre temas que já fazem parte do seu dia a dia.

O importante é ter alguma conexão com o conteúdo, pois assimilamos com mais facilidade o conhecimento apresentado no texto quando isso acontece. Inserir essa prática na sua rotina é fácil e vai acelerar a capacidade de compreensão do inglês. É possível ler no celular, a caminho de algum compromisso, ou antes de dormir, por exemplo.

4. Anote palavras novas

Nessas leituras e estudos, você vai encontrar palavras cujos significados desconhece. Quando isso acontecer, uma boa dica é anotá-las em algum lugar para revisitá-las sempre, até aprendê-las. Comece anotando ao menos três termos por dia. Com o tempo, seu vocabulário em inglês estará muito maior.

O importante é anotar todas as palavras sempre no mesmo lugar, seja no seu celular, em um caderno ou no computador. Dessa forma, é possível ter uma noção melhor do seu progresso e relê-las para fixar seus significados de uma vez por todas.

5. Forme frases com os termos que aprendeu

Trata-se de um exercício importante, pois faz com que o cérebro crie associações entre uma palavra e os contextos em que ela é usada. Assim, você vai absorver seu significado de maneira mais eficaz e duradoura. Não precisa ser algo muito extenso: frases simples já vão ajudar a memorizar o conteúdo.

É claro que a melhor forma de construir sentenças é enquanto você se comunica com alguém. Por isso, tente conversar com um colega que também esteja estudando o idioma inglês e ponha seu vocabulário em prática.

6. Divirta-se com games em inglês

O videogame é uma de suas maiores diversões? Então, que tal unir o útil ao agradável e aprender vocabulário em inglês enquanto joga? Invista seu tempo em jogos de língua inglesa! Assim, você pode aprender novas palavras enquanto lê as regras, as orientações e os diálogos.

Jogos online e no celular também fazem parte dessa dica. O que importa é aprender de forma prazerosa, unindo o lazer ao processo de aprendizagem. Caso você não seja fã desse passatempo, uma alternativa é ler revistas especializadas, como Crosswords e Puzzles.

7. Assista a séries com legenda em inglês

Esta é uma das dicas mais populares quando o objetivo é aprender inglês de forma divertida — e não é à toa: trata-se de uma prática realmente bastante eficaz! Séries em língua inglesa são ótimas maneiras de aumentar o vocabulário e entender sua aplicação contextual.

O exercício deve ser feito de maneira progressiva. Primeiramente, você assiste ao episódio (o ideal é começar pelos mais curtos) com legendas em inglês, e depois sem legenda alguma.

Além de ampliar seu vocabulário no idioma, com essa atividade você pode aprender mais sobre a cultura dos países, ouvir diferentes sotaques e ficar por dentro das expressões, contrações ou gírias do cotidiano dos falantes. Curtiu a ideia? Então, veja uma lista de boas séries para aprender inglês:

  • Friends;
  • How I met your mother;
  • Stranger Things;
  • Os Simpsons;
  • The Big Bang Theory;
  • Regular Show;
  • Steven Universe.

Viu só como é possível aprender inglês de maneira prática e divertida? Com essas dicas, você pode potencializar seu arsenal de palavras no idioma com bastante rapidez. Os processos de memorização nem sempre são fáceis, mas, quando unimos aprendizagem e atividades que já gostamos de fazer, tudo fica mais simples.

Com as séries que citamos, por exemplo, jé possível caminhar entre diferentes sotaques e gêneros como comédia, drama, suspense, entre outros. Sugerimos começar por Friends, um clássico da TV norte-americana. Com episódios curtos e diálogos simples, as aventuras desses seis amigos vão proporcionar diversão e muito conhecimento.

A vantagem é que os atores articulam bastante a língua, facilitando a compreensão do que é dito. Além disso, os personagens usam muitas gírias e expressões estadunidenses.

E então, nosso conteúdo foi útil para você? Veja por que é uma boa ideia ampliar seu vocabulário em inglês assistindo a Friends!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *