Descubra como se preparar para o TOEFL

Você quer estudar fora do Brasil? Além de uma série de decisões necessárias, você precisará saber como se preparar para o TOEFL, um teste de proficiência que avalia o seu nível na língua pretendida.

TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é uma avaliação de língua inglesa, organizado pela ETS (Educational Testing Service), reconhecido e aceito em mais de 9 mil instituições de ensino, em 130 países. O exame é exigido na hora de fazer um intercâmbio e estudar em uma escola ou universidade estrangeira.

Há modalidades para crianças dos 8 aos 11 anos (Primary), para adolescentes a partir de 11 anos (Junior) e para jovens a partir de 16 anos (ITP).

E então, quer saber como se preparar para o TOEFL?  Acompanhe as dicas as seguir!

Conheça a prova

Para aliviar a ansiedade na hora de fazer a prova, o importante é conhecê-la bem. Veja como ela funciona em cada uma das suas modalidades.

TOEFL® Primary™

Esse teste, promovido para crianças de 8 a 11 anos, é oferecido em dois tipos de prova. O Step 1 é indicado para aqueles que estão iniciando os estudos em inglês e o Step 2 para aqueles que têm mais conhecimento do idioma. Após a avaliação, os estudantes são classificados nos níveis de A1, A2 e B1 de proficiência. Veja como a prova é composta:

Step 1

SeçõesNúmero de QuestõesNúmero de ExemplosNúmero Total de QuestõesTempo
Reading3653930 min
Listening3654130 min

Fonte: ETS

Step 2

SeçõesNúmero de QuestõesNúmero de ExemplosNúmero Total de QuestõesTempo
Reading3613730 min
Listening3633930 min

Fonte: ETS

As habilidades cobradas para o Primary são aquelas voltadas para as situações cotidianas, por meio de vocabulários próprios da família, de casa, da escola, no parque etc.

TOEFL® Junior™

Indicado para estudantes a partir de 11 anos até o Ensino Médio, esse teste é recomendado para aqueles que buscam programas de intercâmbio. Veja como ele é estruturado:

SeçõesNúmero de QuestõesPontosTempo
Listening Comprehension42200-30040 min
Language Form and Meaning42200-30025 min
Reading Comprehension42200-30050 min
Total126600-900115 min

Fonte: ETS

Em cada uma das seções, o número de respostas corretas é convertido para uma escala de 200 a 300 pontos, sendo que a pontuação total é a soma das três seções. Nesse teste, o aluno é classificado nos níveis A1-A2 (Basic User) e B1-B2 (Independent User).

TOEFL® ITP

Esse teste é indicado a partir dos 16 anos para estudar em universidades estrangeiras. Isto é, tem foco para o contexto acadêmico. Veja como a prova é estruturada:

SeçãoNúmero de QuestõesTempoPontos
Listening Comprehension5035 min31-68
Structure and Written Expression4035 min31-68
Comprehension5055 min37-67
Total140115 min310-677

Fonte: ETS

De acordo com a pontuação, o estudante é classificado em A1-A2 (Basic User), B1-B2 (Independent User) ou C1 (Proficient User).

O ITP cobra temas relacionados às ciências, vida no campus e tópicos como negócios, meio ambiente, alimentação, comunicação, tecnologia, transporte etc.

Domine o tempo

Como foi possível observar, cada uma das provas apresenta tempos específicos para a realização de cada uma das seções, portanto, treine os exercícios com um cronômetro para que você não tenha surpresas no dia da prova! Além disso, não perca muito tempo com aquelas questões que você não sabe a resposta.

Faça simulados e provas anteriores

Uma dica muito importante para estudar para o TOEFL é fazer simulados e provas anteriores, ajudando você a conhecer de perto o teste. A própria ETS oferece alguns exemplos de questões. Confira o material para Primary, Junior e ITP.

Conte com uma boa escola de inglês

Porém, não adianta apenas treinar com simulados, é preciso preparar-se verdadeiramente! Para isso, você precisa contar com uma boa escola de inglês, que ajude você a desenvolver suas habilidades e o prepare tanto para o teste TOEFL quanto para qualquer situação em que seja necessário comunicar-se na língua inglesa.

Quer saber mais sobre o TOEFL? Clique aqui e fique sabendo com antecedência sobre as datas e valores da próxima aplicação.