Afinal, é possível praticar inglês cozinhando com os filhos?

A preocupação dos pais em oferecer um estudo qualificado de outro idioma para seus filhos é uma realidade em todo o mundo. Afinal, quem não deseja ver seu filho falando inglês fluentemente, preparado para fazer viagens para o exterior e explorar a vida de uma maneira mais ampla e saudável.

Pois é, e uma das melhores formas de fazer isso é praticar inglês cozinhando. Isso porque, por meio da culinária, você consegue potencializar o vocabulário do seu filho, bem como familiarizá-lo com as medidas estrangeiras. De quebra, ainda consegue criar um momento descontraído para aproximá-lo dos estudos com prazer e diversão.

Mas, então, como fazer isso com naturalidade? Existem várias atitudes que você pode tomar no dia a dia para preparar um almoço ou janta de forma diferente. A seguir, listamos as principais ações para você realizar em um momento culinário único. Boa leitura!

Assista a vídeos estrangeiros de receitas

Não podemos negar que os vídeos conquistaram as redes sociais. Hoje, é difícil encontrar alguém que não compartilhe alguma receita deliciosa no seu feed de notícias ou aplicativos de comunicação, você concorda? Então, por que não utilizar essas ferramentas a seu favor?

Com as receitas em vídeos, você identifica os nomes dos ingredientes, aprende as melhores formas de preparar uma refeição e, ainda, consegue acompanhar um passo a passo detalhado de todo o processo de criação. Isso faz com que fique muito mais fácil para seu filho conhecer o novo vocabulário e ampliar o seu conhecimento.

A melhor forma de encontrar pratos estrangeiros diferentes é utilizando plataformas digitais, como o YouTube. Nela, você consegue pesquisar vários vídeos em inglês de receitas, podendo escolher junto com seu filho aquela que mais agrada aos dois — tanto para o paladar quanto para a aprendizagem, viu?

Por exemplo, um canal bastante didático é o da apresentadora britânica Nigella, sendo que a maioria dos vídeos ensinam refeições completas que podem ser preparadas em casa. Além disso, o canal do Jamie Oliver também faz bastante sucesso, conhecido como FoodTube. Nele, Jamie mostra o preparo de receitas práticas e saudáveis, sendo uma excelente forma de conhecer os nomes de frutas, verduras e vegetais.

Treine o seu vocabulário culinário

Bom, agora que você já se familiarizou com o tema assistindo a vídeos na internet, que tal treinar o seu vocabulário? É claro que a pesquisa entre diversas receitas estrangeiras já aumenta o seu conhecimento em relação aos nomes dos principais ingredientes utilizados em outros países — daí a importância de realizá-la junto com seu filho. Mas não pode ser a única etapa para a ampliação do vocabulário.

Afinal, é colocando a mão na massa que vocês ampliam o conhecimento em relação as expressões, frases, orações e formação de palavras da culinária inglesa. Além do preparo das receitas, você também pode estimular o seu filho a escrever as principais sentenças utilizadas na cozinha.

Por exemplo, existe uma série de expressões que precisam ser conhecidas entre os chefes para que um prato seja bem preparado. Nesse sentido, apresentar esses termos para seu filho aproxima ele da produção culinária, bem como estimula o seu conhecimento. A seguir, separamos aquelas mais utilizadas nas cozinhas inglesas:

  • to add: adicionar;
  • to fry: fritar;
  • to pour: colocar, despejar;
  • to heat: aquecer;
  • to chop: picar;
  • to bake: assar;
  • to slice: cortar em fatias;
  • to whisk: bater;
  • to cut: cortar;
  • to mix: misturar;
  • to dice: cortar em cubos;
  • to grill: grelhar;
  • to peel: descascar;
  • to trim: cortar o que não será usado;
  • to serve: servir;
  • to wash: lavar;
  • blender: liquidificador;
  • bottle opener: abridor de garrafa;
  • chopping board: tábua para cortar;
  • cup: xícara;
  • bowl: tigela;
  • frying pan: frigideira;
  • rolling pin: rolo de massa;
  • plastic wrap: plástico filme;
  • seafood: frutos do mar;
  • oven: forno;
  • pot: panela;
  • kitchen foil: folha de alumínio;
  • tin-opener: abridor de lata;
  • garlic: alho;
  • plate: prato;
  • ground beef: carne moída;
  • chilli: pimenta.

Conheça as medidas utilizadas no exterior

Você sabia que muitas medidas usadas no Brasil não são aplicadas em outros países? Nem sempre as grandezas brasileiras correspondem às americanas ou inglesas e, por isso, precisamos ter um cuidado redobrado na hora de preparar uma receita estrangeira. O maior exemplo dessa diferença é o parâmetro da temperatura: enquanto que no Brasil utilizamos Celsius, alguns países de língua inglesa optam pelo Fahrenheit.

Para garantir que nenhum erro aconteça no preparo do jantar perfeito, é fundamental utilizar uma tabela de conversão para você conseguir adaptar as receitas. Aproveite para conferir esses dados junto com seu filho. Isso faz com que ele assimile as informações e aprenda com mais facilidade, além de garantir um momento divertido em família.

Busque por livros de receitas em inglês

No início deste artigo explicamos que os vídeos são excelentes formas de aprender novas receitas, não é mesmo? Outra atitude muito interessante para ampliar o seu vocabulário na área é investir na leitura de livros de receitas em inglês. Vamos pensar juntos: com os vídeos, você encontra um passo a passo visual para montar cada prato, certo?

Bem, com os livros, você conhece cada palavra e treina o seu reading ao mesmo tempo em que identifica uma nova expressão. Assim, seu filho se torna capaz de preparar um prato estrangeiro com perfeição sem deixar de lado a sua aprendizagem e diversão.

Nós não poderíamos deixar de falar sobre os melhores livros de receitas para você usar no dia a dia com seu filho, não é mesmo? A seguir, você pode conferir os principais títulos para aprender novos pratos em inglês.

Cooking for Two

A série Better Homes and Gardens conquistou muitos leitores nos últimos anos. O livro Cooking for Two foi lançado em 1968 e até hoje é um dos favoritos entre os ingleses, tendo em vista sua fácil compreensão. Além disso, suas receitas são práticas, rápidas, saudáveis e muito saborosas.

Como o próprio nome aponta, o livro apresenta diversos pratos que servem duas pessoas e, por isso, são feitas em porções menores. Vale lembrar, ainda, que as receitas são amplas e facilmente adaptáveis à culinária brasileira. Isso quer dizer que você consegue substituir com tranquilidade todos os ingredientes, ok?

Martha Stewart’s Cooking School

Outro livro muito utilizado é o Cooking School, da Martha Stewart. Uma das apresentadoras mais conhecidas dos Estados Unidos, Martha ensina a culinária básica para quem quer aprender a cozinhar, listando as expressões mais utilizadas, as técnicas de medidas, tipos de corte, tempo de cozimento e outros temas que facilitam o preparo de alimentos para quem ainda não está familiarizado com a cozinha.

Nesse sentido, se o seu filho ainda não conhece as principais técnicas culinárias, esse livro pode ser uma excelente ferramenta para ele aprofundar seu aprendizado no inglês e, de quebra, descobrir novas formas de se alimentar e preparar seus próprios pratos.

Aprenda comidas típicas de países estrangeiros

Para concluir nossas dicas, precisamos falar sobre as comidas típicas. Afinal, essa é a sua chance de praticar inglês cozinhando, estimular o conhecimento do seu filho e prender a sua atenção na cozinha. Afinal de contas, vocês estarão preparando juntos um prato totalmente diferente e saboroso, não é mesmo?

Aproveite para utilizar a sua criatividade e determine com o seu filho qual será o cardápio da noite. Em seguida, pesquise na internet ou no seu livro de receitas as melhores formas de preparar o alimento e coloque a mão na massa! Aos poucos, ele se familiarizará com os termos e conseguirá preparar seus pratos com perfeição.

Você percebe como é possível praticar inglês cozinhando? Ao conhecer diferentes receitas por meio de vídeos e livros, você consegue treinar o vocabulário do seu filho, conhecer as principais medidas utilizadas e, ainda, preparar pratos inovadores que realçam o paladar de toda a sua família.

E então, gostou das nossas dicas de como praticar inglês cozinhando? Que tal descobrir outras formas divertidas de aprender inglês? Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *