Public speaking: veja como desenvolver habilidade de falar em público

Falar em público é uma atividade, no mínimo, desafiadora. Estar presente em uma sala repleta de pessoas atentas e esperando um discurso de qualidade pode acabar gerando muita ansiedade, ainda mais quando se trata de uma apresentação em inglês. Mas não precisa ser assim. Você já ouviu falar em public speaking?

Criado para desenvolver a habilidade de falar em público em inglês, esse curso proporciona fluidez no grande dia, além de garantir segurança para enfrentar a plateia e seus medos.

Para proporcionar uma experiência incrível ao falar em público, separamos as melhores dicas para você inserir nos seus estudos e ultrapassar esse desafio. Confira!

Utilize a ansiedade a seu favor

Se você já teve que falar na frente de muita gente, sabe que é um momento difícil. Sua mão começa a suar, seu coração dispara e, às vezes, as bochechas ficam bem vermelhas, evidenciando toda a sua ansiedade.

Isso é totalmente normal. Afinal, é a forma que o corpo encontrou para lidar com a ansiedade e o estresse de se expor para um grande grupo. No entanto, esses sintomas podem atrapalhar a sua performance, criando um momento de total desconforto e insegurança.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é utilizar a ansiedade a seu favor e reconhecê-la como parte natural do processo de public speaking. Por exemplo, você pode estabelecer um acordo consigo mesmo, afirmando que a cada pensamento negativo, você deverá pensar em cinco positivos.

Assim, você se sente mais confiante para se expor e identifica os motivos vantajosos da sua apresentação ou entrevista, tornando a experiência positiva e interessante.

Reconheça suas dificuldades

Além de aprender a lidar com a ansiedade, outro passo fundamental é reconhecer as dificuldades que você tem. Se algum dia você já escutou que só se aprende com os erros, está na hora de colocar isso em ação.

O ser humano erra constantemente: na escola, nas atividades extracurriculares e até no trabalho. Assim como o nervosismo, é um processo natural e traz uma fonte enorme de aprendizados.

Por isso, identificar quais são as dificuldades que você tem, sejam elas gramaticais, oratórias, de leitura ou pessoais, é o ponto chave para desenvolver a habilidade de falar em público com sucesso.

Leia textos em voz alta

A leitura e a fala estão em constante sintonia, não é mesmo? Afinal, nós aprendemos por meio dessas duas habilidades fundamentais. Então, por que não investir na leitura para aprimorar a sua oratória?

Uma excelente forma para tal é ler textos de outros idiomas em voz alta, para conhecer novas palavras e compreender diferentes entonações. Assim, você desenvolve a habilidade da fala com mais facilidade e, de quebra, aprimora seu vocabulário e melhora o seu reading.

Faça cursos de public speaking

No início deste artigo comentamos sobre a importância de realizar cursos de oratória e public speaking, você se lembra? É por meio de atividades inovadoras que você será capaz de aprender a falar em público com rapidez e segurança.

Além de trazer a teoria e o conhecimento de oratória com atividades práticas, o curso de public speaking reduz a ansiedade de se expor, facilitando a organização dos pensamentos no dia da apresentação.

Planeje a sua fala

Agora que você já aprendeu a lidar com sua ansiedade, identificou suas dificuldades e iniciou o curso de public speaking, o que fazer? O próximo passo — e talvez o mais importante — é planejar a sua fala.

Atualmente, não existe um palestrante que não desenvolva a sua fala antes de entrar em ação. Se os grandes apresentadores fazem isso, é sinal de que você também precisa fazer, não é mesmo?

Traçar o caminho que o seu discurso deve percorrer, com início, meio e fim, trará mais segurança na hora de falar e garantirá uma apresentação clara e coesa, favorecendo a compreensão de quem está assistindo.

Você percebe que aprender o public speaking não é tão difícil quanto parece? Ao reconhecer suas limitações e lidar com a ansiedade, você cumpriu mais da metade do desafio. Agora, basta planejar a sua fala e se apresentar com confiança!

E aí, quer saber mais sobre o public speaking? Confira mais informações sobre nosso curso na Teddy Bear de Florianópolis, clique aqui.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *