Afinal, por que considerar o intercâmbio high school para seu filho

O Ensino Médio é um período decisivo para os jovens. É nessa época que eles saem da adolescência para começar a adentrar a vida adulta, com todas as responsabilidades que isso implica. Além disso, esse é o momento de começar a pensar em uma profissão e escolher que curso prestar no vestibular. Nesse contexto, apostar em um intercâmbio high school pode ser uma ótima alternativa para ajudar no amadurecimento do jovem.

Quer saber mais sobre o tema? Então, acompanhe este texto e veja como funciona essa modalidade de intercâmbio, além de conhecer três de seus principais benefícios.

Como funciona o intercâmbio High School?

O intercâmbio High School é aquele em que o jovem passa um ou dois semestres do seu Ensino Médio em uma escola no exterior. Comumente, é possível utilizar os créditos das matérias estudadas nas escolas brasileiras. Porém, é válido confirmar todos os documentos necessários antes de seguir viagem.

Muitos destinos podem ser considerados, entre eles Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e, até mesmo, Irlanda. Agências especializadas podem ajudar na ponte, localizando a escola — pública ou privada — que mais se adeque às necessidades e expectativas suas e do seu filho.

Geralmente, o segundo ano do Ensino Médio é o mais recomendado para esse tipo de intercâmbio. A inexperiência do primeiro ano pode trazer maiores dificuldades, enquanto que o terceiro ano exige um contato mais amplo com as matérias abordadas no Brasil, por conta de sua proximidade com os vestibulares e o ENEM.

Quais as principais vantagens de um intercâmbio High School?

Se você ainda não se convenceu de que essa pode ser uma experiência válida ao seu filho, listamos a seguir três das principais vantagens do intercâmbio High School. Confira!

Aprendizado da língua

A tão sonhada fluência é o desejo de todo mundo que estuda uma segunda língua. O intercâmbio High School é uma oportunidade de complementar tudo aquilo que o aluno já estudou em sua vida acadêmica, inclusive em escolas de inglês. E, o que é melhor, em uma idade ainda bastante precoce.  

Independência

O Ensino Médio é um período de descoberta para os jovens, tanto na esfera estudantil quanto na pessoal. Um intercâmbio nesse período estimula a independência — que pode influenciar na autoconfiança desse jovem, ajudando, até mesmo, em sua futura carreira. Estar em um outro país sozinho e precisar se virar como adulto traz diversos aprendizados, o que nos leva ao próximo benefício dessa lista.

Senso de responsabilidade

Junto com a independência que um intercâmbio possibilita, vem a responsabilidade. Existem diversos tipos de moradia que podem ser escolhidas durante esse tipo de viagem. como as homestay (em que o jovem fica na casa de uma família nativa do país e do idioma a ser estudado) e a moradia na escola. Seja qual for a escolhida, morar sozinho e precisar lidar com questões que envolvam finanças e aspectos práticos de uma casa, por exemplo, pode ter grande impacto no amadurecimento.

Viajar é uma forma muito divertida de praticar uma segunda língua. Um intercâmbio high school leva essa experiência além: vivenciar uma cultura diferente, imergir em experiências escolares e ser responsável por si mesmo traz diversos desafios. Além disso, traz benefícios aos jovens, especialmente àqueles que querem se preparar para uma carreira sólida.

Quer saber ainda mais sobre as possibilidades desse tipo de intercâmbio para o seu filho? Entre em contato com a gente e peça para conhecer mais sobre a Intercultural, nossa parceira em intercâmbios.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *