Aprender inglês online ou presencial? Confira

Aprender inglês online ou presencialmente? Essa é a grande dúvida de muita gente por aí. Hoje em dia, vemos diferentes modalidades de cursos e, portanto, é normal que você tenha dificuldade para saber qual é a melhor opção. É por isso que, no post de hoje, vamos te ajudar a tomar a melhor decisão visando seus objetivos.

O ensino presencial, assim como o online, trazem diversas vantagens. Ambos têm como objetivo desenvolver o domínio da língua inglesa e oferecer recursos que promovam um bom contato com a língua estrangeira.

Quer saber mais sobre o assunto e saber escolher entre o modelo presencial ou online? Então continue a leitura!

Online ou presencial?

Qual a melhor forma de aprender inglês ? As diferentes propostas dependem de disponibilidade e disciplina de cada estudante, para o aprendizado do idioma. Confira a nossa lista seguir!

Contato com outras pessoas

Para aprender um idioma, utilizá-lo no dia a dia em diversos diálogos faz toda a diferença. É uma boa forma de conhecer pessoas novas que tenham objetivos e interesses parecidos com os seus. Assim, o aprendizado se torna mais leve e divertido.

O ensino presencial permite que você interaja diretamente com professores e colegas de classe de forma multissensorial, em várias situações. Existem, por exemplo, as conversações dentro da sala de aula, as dinâmicas, os jogos esportivos e a convivência nos horários de intervalo, como o lanche.

Já no online, apesar da interação não ser presencial, ainda sim é um bom ambiente para interação dos alunos. O online proporciona a ampliação do ciclo de contato, pois possibilita que os alunos possam interagir com pessoas em uma raio muito maior, com diferentes realidades e culturas.

Material de apoio

Ambos os métodos utilizam apostilas, atividades de áudio e vídeo, que desenvolvem as habilidades linguísticas dos estudantes. No ensino presencial todas as atividades são síncronas e os materiais de apoio vão desde as atividades e jogos de sala de aula até as instalações da escola, áreas externas e salas de apoio, como sala de computadores, por exemplo.

No online, com o contato físico reduzido, diversas formas complementares de atividades são desenvolvidas, como jogos online, quiz, vídeos e PDFs interativos.

Concentração e a Desenvoltura

Para aprender a falar inglês é preciso praticar. Em aulas presenciais, você tem a chance de desenvolver diálogos presenciais com várias pessoas, adquirindo maior desenvoltura com o tempo e tornando isso cada vez mais natural. Mesmo que você se sinta tímido no começo, lembre-se que se trata de um ambiente de aprendizado e que os erros fazem parte do seu desenvolvimento.

Nos cursos online a conversação também é exercitada e se faz necessário o comprometimento do aluno com a aula, pois, diferente das aulas presenciais, o aluno esta em um ambiente isolado dos demais. Os alunos devem adquirir um senso de disciplina e motivação individual para não se distrair facilmente devido ao ambiente virtual. Se certifique se a instituição de ensino dispõem de uma plataforma digital intuitiva e de fácil interação.

Acompanhamento de professores

Seja no ambiente online ou presencial, o professor deve ter domínio sobre o meio que se encontra. Tanto no online como no presencial, o acompanhamento do professor sobre as demandas de cada estudante é praticamente a mesma. Com o online, o professor pode contar com inúmeras ferramentas de acompanhamento e gestão de sala de aula. 

Envolvimento com o curso

O modelo presencial é composto por elementos que favorecem o envolvimento dos estudantes e isso torna o aprendizado bastante interessante e motivador. Algumas escolas realizam dinâmicas, eventos e atividades em grupo, por exemplo, que quebram a rotina da sala de aula e ampliam a participação dos estudantes.

Na modalidade online, é possível trazer para dentro das salas de aula outros métodos para envolver os estudantes, como quizes e jogos interativos, que envolvem o aluno tornando o momento de aprendizado mais leve e divertido. Além disso, o ambiente online possibilita a participação de pessoas de qualquer lugar do mundo,  seja para palestras ou até para exercitar o contato e a conversação dos alunos com diferentes sotaques do mundo.

Recursos Complementares

Você pode usar diversos recursos para complementar o seu aprendizado de inglês no dia a dia. Vídeos no Youtube, contas internacionais no Instagram, aplicativos voltados ao estudo do idioma, games e músicas, por exemplo, são ótimas alternativas para ter contato com a língua inglesa na sua rotina.

Que tal utilizar os conhecimentos da aula para traduzir a letra de uma canção ou até assistir uma série sem legendas? As plataformas online fornecem ótimos meios para complementar o aprendizado de maneira divertida, prática e confortável. Assim, não deixe de aproveitar os benefícios desses recursos!

É muito importante ter contato com a língua inglesa na sua rotina, tanto nos estudos quanto de maneiras mais sutis. É desse jeito, junto a uma boa metodologia de ensino, que o idioma vai se tornando mais fácil e natural na sua vida, muitas vezes, sem você nem perceber. Não se restrinja apenas ao tempo das aulas! Escute músicas internacionais enquanto cozinha ou toma banho, busque jogos em inglês para se divertir e por aí vai. São várias as possibilidades!

Por fim, chega-se a conclusão que não existe uma modalidade melhor do que a outra. Tudo vai depender de seus objetivos e metas individuais. Esperamos ter ajudado você a escolher entre aprender inglês online ou presencialmente! Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de mais dicas, novidades e conteúdos!