Conheça a importância do inglês como forma de comunicação global

A fluência no inglês se mostra cada vez mais necessária. Ensinado em diversas salas de aula e falado nos cinco continentes, ele se caracteriza como a segunda língua oficial do mundo todo. Se você ainda tem dúvidas sobre matricular ou não seu filho em uma escola de idiomas, este texto está aqui para mostrar a importância do inglês como forma de comunicação global.

Acompanhe a leitura até o fim e descubra a importância do inglês ao redor do mundo, a relação entre a compreensão de um idioma e suas culturas, assim como as oportunidades que podem ser criadas por meio desse aprendizado. Boa leitura!

Qual é a importância do inglês ao redor do mundo?

O inglês já se estabeleceu como uma língua mundial. Isso é fato! Além de ser a língua nativa de muitos países, ele também é o segundo idioma de diversas nações — possivelmente, o número de falantes não nativos já ultrapassa o de quem tem esse idioma como língua materna.

Se você parar para pensar, as principais produções culturais são consumidas nesse idioma — e Hollywood é só um exemplo disso. Inovações tecnológicas, pesquisas na área da saúde e tendências do mercado financeiro também precisam reconhecer o inglês como forma de comunicação global e serem divulgadas nessa língua para atingir um público maior, independentemente se seus criadores são falantes nativos ou não.

Por que dominar uma língua é importante para a compreensão cultural?

O conhecimento de uma língua é muito importante para a compreensão técnica dos mais diversos assuntos, como mencionamos acima. Entretanto, essa não é a sua única função.

É por meio do idioma que compartilharmos as nossas experiências com outras pessoas, nossos sentimentos, nossa cultura. Desta forma, tanto por meio da linguagem verbal quanto da linguagem não-verbal, o indivíduo representa o mundo e exprime o seu pensamento. É também com essa “ferramenta” que codificamos noções de tempo e até mesmo de hierarquia. A língua japonesa, por exemplo, tem diferentes pronomes que devem ser usados com interlocutores mais ou menos próximos, e com os quais você precisa demonstrar respeito em maior ou menor grau.

Por conta disso, ter o pleno domínio de um idioma tem as suas vantagens práticas e técnicas, mas também influencia na criação de um convívio mais harmonioso. A língua codifica a cultura e não conhecer uma cultura pode ocasionar gafes e falhas graves de comunicação.

Por que falar inglês pode criar oportunidades?

Seja para quem deseja trabalhar fora do país ou para quem planeja se destacar da concorrência no nosso mercado, ter o domínio do inglês faz toda a diferença. Não é só na esfera profissional que o inglês abre oportunidades. As vantagens se estendem também à vida pessoal e acadêmica.

Por ser a segunda língua universal, esse conhecimento pode garantir oportunidades em todo o globo e não só para quem deseja ir para os países que têm o inglês como língua nativa. Nesse sentido, é possível afirmar que dominar o inglês, juntamente com os aspectos culturais da língua, é uma forma de preparar seu filho para o futuro.

Não enxergar o inglês como forma de comunicação global é negar o mundo conectado em que vivemos no qual pessoas, corporações e países inteiros trocam informações de forma cada mais ágil e precisa. Por conta disso, investir no aprendizado desse idioma desde cedo é fundamental para garantir a fluência e a compreensão da língua em todos os seus aspectos, inclusive os culturais.

Este texto foi útil para você? A gente espera que sim. Para continuar acompanhando nossas publicações, é só nos seguir nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTubeLinkedIn!

Powered by Rock Convert