Inglês britânico ou americano: por que não o inglês internacional?

Quantas vezes você já escutou que é preciso escolher entre o inglês britânico ou americano para ter um aprendizado específico e voltado para o crescimento do seu filho? É muito comum ter que fazer essa escolha na hora de inserir o jovem no mundo internacional.

No entanto, com a cultura da globalização atual, ter que optar entre um ou outro não deve ser o foco principal para priorizar a aprendizagem, e sim, se a escola de inglês ensina o global english, isto é, se a instituição oferece uma variedade de sotaques e dialetos para o aluno entender o idioma em qualquer parte do mundo.

Para compreender o que é esse novo inglês, continue lendo este post! Separamos os benefícios de aprendê-lo e como ele contribui positivamente no dia a dia do aluno.

Inglês britânico versus inglês americano

E será que é versus mesmo? Como você já deve ter percebido, ter que optar entre inglês britânico ou americano não é mais uma realidade. Isso porque existe uma diversidade de culturas que falam o inglês e apresentam variações linguísticas fortes, como África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

Para facilitar a compreensão, é possível pensar no funcionamento do Brasil. Não é incomum encontrar pessoas do Rio Grande do Sul que não entendem as falas de alguém do Nordeste, por exemplo, em função do sotaque e do uso de diferentes palavras.

Dessa forma, existem diferenças entre os dois dialetos, mas isso não quer dizer que você precisa focar a aprendizagem somente em um, e sim captar as mudanças para ter uma comunicação eficiente.

Por exemplo, a palavra fag em inglês britânico significa cigarro, enquanto no americano representa uma concepção preconceituosa e ofensiva do homossexual. Algumas palavras também podem ser escritas de forma diferente, como color em inglês americano e colour no britânico, mas ambas significam o mesmo: cor.

Vantagens do global english

Agora que você já sabe que não é preciso optar entre os dois grandes tipos de inglês, é muito importante entender o que é o global english e por que ele está sendo muito procurado atualmente.

De maneira geral, ele não é a língua nativa de algum país, mas sim uma língua internacional que pode ser falada por qualquer pessoa, independentemente do país de origem, desconsiderando qualquer tipo de hierarquia entre os idiomas.

Por isso, listamos abaixo as principais vantagens de aprender o global english. Confira!

Comunicação eficaz

Um dos principais benefícios de dominar o inglês internacional é a facilidade na comunicação. Aprender somente um viés da língua pode prejudicar o diálogo e impedir o intercâmbio entre diferentes culturas, por isso, é preciso ter um preparo para falar e entender o mundo.

Assim, mesmo com as diferenças fonéticas, gramaticais e de vocabulário, com o inglês internacional, o aluno consegue estabelecer uma comunicação efetiva, compreendendo o que o interlocutor quis dizer com facilidade, já que ele não está preso a um modelo padrão e fechado da língua.

Desenvolvimento contínuo do aprendizado

Outro ponto importante é o contínuo aprendizado que o global english proporciona. Isso porque é preciso estar sempre em atualização para compreender as novas formas de expressão que surgem ao longo do tempo.

Com isso, o aluno fica muito mais experiente e capaz de se tornar independente e seguir a vida com mais facilidade.

Você percebe que o foco do aprendizado precisa estar na motivação do aluno e não na escolha entre inglês britânico ou americano? Por mais que tenham suas diferenças e particularidades, para que uma boa comunicação seja estabelecida, é preciso compreender o todo e não somente uma parte.

E aí, gostou do post? Conhece alguém que gostaria de aprender sobre o inglês internacional? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!

banner-rodapé-blog-ebook-diferencas-no-ensino-inglesPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *