Ensino médio no exterior: entenda como funciona o high school

O ensino médio é uma época decisiva na vida estudantil de muitos jovens. Com a proximidade do vestibular e do Enem, é chegada a hora de escolher o que fazer na faculdade e começar a se preparar para a vida adulta. Nesse contexto, existe ainda a possibilidade de cursar o ensino médio no exterior.

Enquanto algumas pessoas optam por fazer o curso inteiro fora do país, outras escolhem cursar apenas um ano do chamado high school. Seja qual for a sua escolha, preparamos este texto para quem está considerando essa possibilidade e quer saber mais sobre o tema. Acompanhe a leitura até o fim!

Quais as principais diferenças entre o ensino médio no exterior e no Brasil?

Você já deve ter visto que as duas principais diferenças entre os modelos de ensino do Brasil e o estrangeiro são a duração do curso e a grade curricular.

Enquanto aqui o curso dura três anos, por lá são quatro (freshman year, sophomore year, junior year, senior year). Com relação às matérias, é comum eles terem eletivas, cursos que não são obrigatórios a todos os alunos, e que são escolhidas com base no que a pessoa deseja estudar na faculdade. Aqui no Brasil, esse sistema é mais comum no ensino superior.

Outra diferença diz respeito à duração das aulas. Comumente, os alunos passam a manhã e grande parte da tarde na escola. A estrutura oferecida pela escola possibilita a prática de atividades extracurriculares e o ingresso dos jovens em diversos grupos de estudo ou lazer, muitas vezes relacionados à prática esportiva, teatro, arte etc.

Quais as vantagens de fazer high school fora do país?

O ensino médio marca a transição da adolescência para o começo da vida adulta. Mais responsabilidades estão em jogo, e é por isso que um intercâmbio nesse período pode ajudar bastante no seu amadurecimento. Já pensou como seria a sua rotina sem seus pais, por exemplo?

Vivenciar o inglês é uma experiência única e pode ser decisiva na conquista da tão sonhada fluência. Como você pode ver, os benefícios de fazer uma parte do ensino médio fora do país englobam tanto a esfera pessoal como a estudantil.

Quais países oferecem essa possibilidade?

Se você acha que os Estados Unidos são a única opção para fazer ensino médio no exterior, você está redondamente enganado. Conheça a seguir outros países que também oferecem essa possibilidade.

Canadá

high school no Canadá é um dos que mais se assemelha ao dos Estados Unidos, mas pode oferecer um custo-benefício mais em conta. Empresas de intercâmbio costumam oferecer opções de estudo de um mês a um ano no país. A grade curricular é flexível, mas comumente as escolas brasileiras exigem que o aluno tenha feito ao menos uma matéria de cada área no retorno ao Brasil.

Nova Zelândia

O intercambista que opta pela Nova Zelândia pode escolher entre escolas públicas ou privadas. Entretanto, terá que pagar pelos estudos mesmo na pública, uma vez que o governo arca com os custos apenas para os contribuintes locais. As escolas particulares costumam ter um padrão de ensino mais elevado, mas também são mais rígidas, já que geralmente são controladas por instituições religiosas.

Inglaterra

Uma das maiores vantagens de escolher a Inglaterra como destino para cursar o ensino médio no exterior é vivenciar o clima universitário de Oxford e Cambridge — é possível, inclusive, estudar na St. Clare’s, uma das escolas mais tradicionais do país, localizada na cidade universitária de Oxford.

Como você viu, o ensino médio no exterior pode ser uma experiência vantajosa em diversas frentes. É uma forma de treinar sua autonomia e liberdade, mas também o senso de responsabilidade. Além disso, você dá aquela força à sua pronúncia, adquire novos vocabulários e ainda conhece uma cultura diferente.

Empresas especializadas em Intercâmbio

Na hora de definir o seu destino, escolher a escola ideal e ter toda a assistência para sua viagem, você pode contar com a Intercultural, parceira de intercâmbios da Teddy Bear. O intercâmbio no high school é uma experiência única e contar com o suporte de profissionais é essencial. Dessa forma, você se preocupa apenas em estudar, curtir sua viagem e conhecer novas culturas.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o tema? Agora, aproveite para compartilhar esse texto em suas redes sociais! Outros amigos podem estar passando pela mesma situação.

Powered by Rock Convert