Dicas da Phoebe: assista Friends para aprender inglês

Hey, guys! Eu sou a Phoebe. Meus amigos Ross, Rachel, Monica, Joey, Chandler e eu costumamos tomar café todos os dias aqui no Central Perk, mas isso você já deve saber, né? Afinal, não tem um episódio da nossa série que não nos reunimos nesse lugar incrível. E por falar nela, você sabia que é possível aprimorar muito o seu inglês ao assisti-la?

Muitas pessoas que visitam o nosso país apresentam dificuldades na comunicação e… ops! Acho que um rapaz está tendo problemas para se comunicar com o Gunther. Pessoal, temos que ajudar esse cara!

Hey, you! Heeey, hi! 🙂

Precisa de ajuda?

Ele está um pouco encabulado, mas aceitou que nós o ajudássemos. Continue por aqui e saiba como usar a série Friends para falar inglês! Esse idioma pode ser aprendido de maneira simples e sem complicações com o nosso suporte.

Melhore sua compreensão

Escute a Phoebe: você está no caminho certo, mas precisa melhorar a sua compreensão do vocabulário. Às vezes, uma palavra muda todo o sentido da frase. Certa vez, Joey me pediu para ser sua agente e conseguir mais jobs, porque eu tenho um forte poder de persuasão — sim, eu sou demais! Mas quando fui ler os feedbacks, confundi as palavras e dei a entender outra coisa. Veja o que aconteceu ao ler o retorno de uma das audições que Joey fez. Eu disse:

— pretty, but dumb (bonito, mas burro).

Joey até ficou contente com esse feedback, afinal, ele tem uma boa autoestima. Mas, quando percebi que havia lido errado, eu consertei o meu erro e me autocorrigi:

— oh, no! It is pretty dumb (oh, não! É muito burro).

Perceba que a palavra “pretty” tem significados diferentes, dependendo da forma que é usada na frase. Portanto, pare de querer “enfeitar” muito o que você quer dizer. O inglês é simples: vá direto ao ponto!

Entenda o que você precisa para melhorar seu inglês

É claro que as dicas que eu estou dando aqui são apenas um pequeno direcionamento para você se virar aqui nos Estados Unidos, mas se prestar bem atenção, você perceberá que sou uma excelente professora. Eu até já cheguei a ensinar o Joey a falar francês — o que não deu muito certo, porque… né? Ele é um pouco lento para aprender certas coisas.

O importante mesmo é que você estude o idioma em uma escola de inglês competente, como a Teddy Bear. Assim, você consegue se sair muito melhor e, na hora de praticar, tirar mais proveito dos complementos como séries, filmes e músicas.

Mas voltando a falar do Joey, ele também pode passar algumas dicas, principalmente se você deseja conquistar alguém. Ele tem um segredo que poucos sabem e que é muito eficaz. Eu mesma já fui seduzida por essa frase. Qual é ela mesmo, Joey?

— How you doing? (Como vai?)

É claro que é preciso pronunciá-la com charme, mas se esse não é o seu objetivo, pode falar normalmente que as pessoas vão entender que você só está cumprimentando, sem segundas intenções.

Pratique seu inglês todos os dias

Muito bem, agora que você já entendeu que o inglês não é nenhum “bicho de sete cabeças”. é importante praticá-lo diariamente. Cada episódio da nossa série tem em média 22 minutos. Que tal tirar esse tempo uma vez ao dia para nos assistir sem legenda? Você já deve ter percebido que nossos diálogos não são nada complexos e eles exploram muito nosso cotidiano, como vida emocional, familiar e profissional.

A novela que envolve a vida amorosa de Ross e Rachel, por exemplo, é muito fácil de compreender: é só eles que não se entendem! No fim das contas, eles estavam dando um tempo ou não?

— WE WERE ON A BREAK! (NÓS ESTÁVAMOS DANDO UM TEMPO!), explode Ross no sofá ao lado.

Cuidado com as expressões

O medo impede muita gente de falar inglês, mas se você praticá-lo todos dias, será mais fácil entender o que as pessoas estão dizendo, principalmente quando há algumas ambiguidades sonoras. Bem, em relação a isso, não fique tão preocupado, pois até nós nos confundimos um pouco.

Isso me faz lembrar quando Chandler terminou com a Janice (Oh-my-God!), ele disse:

— so, I’m not gonna lose her? (então eu não vou perdê-la?)

E a Rachel respondeu:

—oh, honey, you’re not a total loser! (você não é um completo fracassado).

O problema de compreensão é muito comum entre os aprendizes do idioma, até os ouvidos mais treinados deixam passar algumas reduções do inglês, como going to (gonna). No caso da Rachel, ela confundiu o “lose her” por “loser” e mudou o sentido da frase. Por isso, é interessante que você fique atento às expressões para não pisar na bola igual a ela.

Continue estudando

Honey, não é todos os dias que você esbarrará com a Phoebe, então, escute o que eu tenho para falar, please! Comece vendo a nossa série Friends com legendas em português, depois assista com legendas em inglês para compreender a escrita e pronúncia das palavras e, por fim, assista sem legendas.

Dessa forma, você consegue treinar seu inglês fazendo anotações e resumos dos episódios. O que você acha? Oh my God, I’m so excited!! Ross pode ajudar você a falar corretamente, afinal, ele não sabe falar de outra forma mesmo.

— There is nothing wrong with speaking correctly (não há nada de errado em falar corretamente), explica Ross ao lado de Rachel.

— Indeed there isn’t (Na verdade não há), debocha Rachel já no outro lado da cafeteria.

Bom, eu tenho que ir, tenho hora marcada com um cliente de massagem. Ross, você pode continuar ajudando o nosso amigo aqui?

— Oh, no! I have to teach now (oh, não! eu tenho que dar aula agora).

Rachel?

— Sorry, honey, but I have a meeting with my boss (desculpe, querida, mas tenho uma reunião com meu chefe).

— And I have to go back to the restaurant (e eu tenho que voltar para o restaurante), explica Monica.

Chandler?

— I have to work, sorry (eu tenho que trabalhar, desculpe).

— And I had an audition half an hour ago! Bye! (e eu tinha um teste há meia hora atrás! Tchau!), sai às pressas, Joey.

Bom, só sobrou você e eu aqui. Ah, mas quer saber, com essas dicas de Friends para aprender inglês, você consegue se virar sozinho. Eu tenho que ir. Bye!

E você aí, quer aprender falar inglês sem ficar perdido igual ao nosso amigo aqui? Assine a newsletter da Teddy Bear e receba conteúdos incríveis no seu e-mail!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *