Como utilizar a tecnologia a favor do ensino do inglês

Como utilizar a tecnologia a favor do ensino do inglês

A tecnologia está cada vez mais presente no contexto educacional, isso é fato. Mas como as escolas estão respondendo a todas essas novidades e recursos? A tecnologia deve auxiliar os alunos e promover a educação, ser um facilitador no aprendizado e estimular o interesse. O incentivo ao uso da tecnologia nas propostas pedagógicas está concebido na estratégia 7.12 do Plano Nacional da Educação (PNE).

Embora ainda haja muitas dúvidas sobre sua implementação e busca de resultados consistentes em suas pesquisas, a Teddy Bear conseguiu balancear o uso da tecnologia em prol de um desenvolvimento pedagógico sustentável.

 

Fazendo da tecnologia uma aliada

A tecnologia está presente, então que seja para agregar conhecimento e transmitir educação. A Teddy Bear, atenta a todas essas mudanças tecnológicas desenvolve desde 1994 a o programa educacional Learning & Tech, com atividades na computer room. Nessas aulas, os alunos aprendem atividades pedagógicas em inglês pelo computador. São músicas, jogos em grupo, pesquisas na internet para trabalhos e muito mais. Com o passar dos anos a tecnologia foi melhorando e junto com ela a Teddy Bear também. Quadros interativos (Iboards) foram instalados nas salas de aula e outras ferramentas tecnológicas como os Itools (livros digitais) foram implementados. Tais ferramentas tecnológicas fazem parte de uma metodologia única, posta em prática por educadores culturais capacitados para lidar com os novos tempos e sempre buscando estimular o aprendizado do novo idioma.

 

Tecnologia no contexto educacional da Teddy Bear

Nesta aula, a turma Pre Elementary 1 da Ms. Aline, Dawel verifica qual a informação está sendo solicitada na imagem do Iboard, discutem a resposta correta e um aluno é designado para escolher a figura correspondente e preencher a informação. A produção oral é desenvolvida durante a discussão e os alunos familiarizam-se com a linguagem relacionada ao dia da semana, data, clima e sentimentos. O Iboard é um dos principais equipamentos tecnológicos que a Teddy Bear utiliza para aplicações pedagógicas. Todas as salas de aula estão equipadas com um quadro interativo que atende todas as faixas etárias.

 

3 dicas para conectar tecnologia e educação

  1. Gamification

Através do Gamification o aprendizado fica mais atrativo e desperta interesse. A ideia é trazer elementos dos videogames para o âmbito educacional. Desse modo o estudante se sente em um ambiente descontraído e ao mesmo tempo cheio de novos conhecimentos e aprendizados. A Teddy Bear atualiza suas atividades de gamification semestralmente, garantindo o engajamento de todas as faixas etárias e maior compromisso dos alunos com o conteúdo.

  1. Utilize ferramentas diversificadas

Utilizar ferramentas que tragam resultados é essencial. Uma das ferramentas mais conhecidas é o Kahoot. O kahoot é um aplicativo gratuito online que utiliza o fator competição para estimular os alunos. Os professores da Teddy Bear utilizam o Kahoot com os alunos mais maduros para fazer revisões de conteúdo, estimular o trabalho em equipe e introduzir novos tópicos.

  1. Busque aplicativos extraclasse

Os famosos Apps de celular são uma ótima maneira de estimular o aprendizado em ambientes fora da sala de aula. A Teddy Bear separou 4 aplicativos de inglês para criançaspara estimular o aprendizado da língua inglesa.

Powered by Rock Convert