TOEFL Primary e Junior: quando meu filho deve fazer?

TOEFL Primary e Junior: quando meu filho deve fazer?

Afinal, porque meu filho precisa realizar o teste TOEFL?

Ter acesso à língua inglesa desde a infância faz com que o aprendizado do idioma se torne algo mais natural e menos penoso. Por meio de atividades lúdicas e com profissionais preparados, os pequenos são introduzidos à língua de forma dinâmica e, com o passar dos anos, é possível conquistar a tão desejada fluência.

E para saber se os ensinamentos da língua na infância estão sendo eficazes, uma alternativa é medir a proficiência do inglês, identificando os pontos fortes e fracos do aluno para direcionar o ensino de acordo com as necessidades particulares de cada criança.

Os testes TOEFL Primary e TOEFL Junior, utilizados e aceitos no mundo todo, permitem uma avaliação precisa do aprendizado. Adequado ao contexto de cada idade, o teste é um importante aliado no momento do aprendizado. Entenda, a seguir, de que forma os testes podem ser muito úteis na vida acadêmica do seu filho!

O que é o teste TOEFL?

TOEFL significa Test of English as a Foreign Language, ou seja, teste de inglês como língua estrangeira. Criado pela renomada instituição ETS (Education Test Service), ele é utilizado, entre outras coisas, para medir a capacidade acadêmica de uma pessoa com a língua inglesa, comprovando sua aptidão para estudar em instituições de ensino superior, universidades e agências de intercâmbio em países estrangeiros, por exemplo.

O TOEFL tem a duração de dois anos e é dividido em quatro tipos: IBT (Internet Based Test), ITP (Institutional Testing Program), Junior e Primary.

A avaliação do teste abrange três diferentes áreas (compreensão auditiva, forma de linguagem e compreensão de leitura). Sua pontuação total é mapeada de acordo com o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) ou Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. O mesmo confere total confiabilidade ao resultado final do teste.

Quais as diferenças entre os testes TOEFL Primary e TOEFL Junior?

Os testes TOEFL Primary foram desenvolvidos para crianças com idade a partir de oito anos. Estes testes são importantes para medir as habilidades de comunicação em inglês, fornecendo uma base para a continuidade assertiva dos estudos.

Os testes TOEFL Primary Reading and Listening são oferecidos em dois níveis e proficiência: Step 1 e Step 2, e têm o foco na avaliação do conhecimento, das habilidades e da capacidade do aluno em lidar com metas centrais de comunicação na língua inglesa.

O TOEFL Junior, por sua vez, é recomendado para crianças e adolescentes com idade entre 11 e 16 anos e proporciona às escolas, professores, pais e alunos uma avaliação objetiva do progresso na proficiência em inglês dos alunos. Ele é exigido, ainda, por muitas escolas de intercâmbio espalhadas pelo mundo.

A pontuação do Teste TOEFL Junior é definida pelo número de questões respondidas corretamente. O número de acertos em cada seção é convertido para uma escala que varia entre 200 e 300 pontos. A pontuação final é a soma das três seções, podendo ir de 600 a 900 pontos.

Qual a estrutura dos testes?

Na modalidade Primary, são aplicados três diferentes tipos de testes. O TOEFL Primary Reading and Listening Test — Step 1 é um teste de proficiência de leitura e compreensão oral, entregue em papel, destinado a jovens estudantes nos estágios iniciais de aprendizado do inglês

O TOEFL Primary Reading and Listening Test — Step 2, por sua vez, também mede a proficiência de leitura e escuta, é entregue em papel, mas destinado a jovens estudantes que já têm algumas habilidades comunicativas em inglês.

Por fim, o TOEFL Primary Speaking Test, que é totalmente digital e mede a proficiência na fala, é indicado para jovens estudantes em vários níveis de proficiência em inglês.

Já na modalidade Junior, são dois os tipos de testes existentes: TOEFL Junior Standard, que pode ser entregue em papel ou digitalmente, e o TOEFL Junior Speaking, teste entregue apenas de forma digital.

A opção Standard é dividida em três seções. São elas: Listening Comprehension, que abrange 42 questões para serem respondidas em até 40 minutos, somando de 200 a 300 pontos na média final; Language Form and Meaning, com 42 questões que devem ser respondidas em até 25 minutos, somando de 200 a 300 pontos na média final e, por fim, o Reading Comprehension, também com 42 questões e duração de 50 minutos, que somam de 200 a 300 pontos na média final.

Ou seja, no total são 126 questões para serem resolvidas em até 1h55, podendo somar até 900 pontos. Na opção Speaking, o estudante tem 18 minutos para fazer a prova de maneira digital, tendo que responder quatro questões com pontuação que varia de 0 a 16.

Quais as vantagens da certificação para as crianças e adolescentes?

O teste TOEFL Primary eTOEFL Junior permite que a evolução do inglês do aluno seja medida de forma muito precisa, ao passo em que oferece uma certificação de proficiência de grande prestígio no mundo todo. Além disso, o teste se tornou uma importante referência para as escolas de intercâmbio.

Por meio da nota do aluno no teste, fica mais fácil identificar, de forma clara, suas dificuldades e facilidades na língua, direcionando o ensino de forma mais particular e traçando objetivos personalizados. A melhor idade para que a criança seja submetida ao teste pode variar, e deve estar de acordo com as necessidades particulares de cada aluno.

Para as escolas de inglês, outra grande vantagem: a partir dos resultados obtidos com os testes, é possível direcionar o método de ensino, dando maior ênfase às especificidades da criança ou adolescente.

Para que não se torne algo cansativo, é importante que as crianças se preparem adequadamente para a sua realização. Além de estarem familiarizados com a estrutura e conteúdo das provas, fica mais fácil garantir um melhor desempenho.

Agora que você já sabe como a aplicação dos testes TOEFL Primary e TOEFL Junior pode ser importante no aprendizado dos estudantes, acesse a nossa página e entenda como os testes são aplicados na nossa escola, tanto para nossos alunos quanto para estudantes de outras instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *