Por que estabelecer metas para quando a pandemia acabar? Entenda

O momento de pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, de isolamento social ainda é novidade para todos. Essa, que é a maior pandemia dos últimos cem anos na história mundial, tornou necessária uma mudança de hábitos, de rotina e principalmente de metas.

Como toda alteração nas nossas vidas, é preciso buscar maneiras de se adaptar à nova realidade para ter o menor impacto possível. Uma delas, e para a qual muitos não dão a atenção devida, é estabelecer metas para quando esse momento passar.

Neste post, vamos mostrar a importância de estipula-las, alguns exemplos de metas para correr atrás e um passo a passo para simplificar tudo isso. Confira!

Por que estabelecer metas é tão importante?

Muitas pessoas têm o costume de estabelecer metas para o ano novo, certo? Isso porque, comumente, esse é um momento de mudanças em nossas vidas, em que consideramos importante rever algumas situações e comportamentos, e determinar objetivos para o ano que se inicia. Essa é uma forma de nos manter focados nos resultados que queremos alcançar.

Na mesma linha de pensamento, um momento como o de uma pandemia global, em que o cenário é totalmente novo e promove alterações significativas em nossas vidas (que devem, inclusive, se estender para o período pós-coronavírus), o estabelecimento de metas é importantíssimo.

Além de favorecer a motivação e manter nossa mente focada em dias de quarentena, essa atitude possibilita a elaboração de importantes projetos a longo prazo, para quando essa situação passar. Agindo assim, será possível, de alguma maneira, se manter ativo e, seja agora ou no futuro, colher frutos de momentos delicados como esse.

Quais são alguns exemplos de metas para quando a pandemia acabar?

Entendida a importância de estipular metas, vamos a alguns exemplos daquelas que podem ser construídas.

Fazer exercícios físicos

Os exercícios físicos são importantíssimos quando o assunto é ter saúde e boa qualidade de vida. No entanto, numa rotina tão corrida, dificilmente encontramos um tempo para fazê-los, não é mesmo? Em momento de quarentena, algumas pessoas têm buscado realizá-los em casa e, ainda que de maneira simples, cumprir esse objetivo.

Esse pode ser também um ótimo momento para colocar essa meta para si mesmo, para quando tudo isso passar. Então, por que não estabelecer uma espécie de evolução gradativa? Permanecer fazendo isso em casa e, depois, quem sabe, buscar uma academia é uma alternativa. Definir a regularidade das atividades também!

Retomar os estudos de uma nova língua

É possível que a retomada dos estudos de uma nova língua seja um objetivo já há algum tempo. Então, aproveite o momento para colocar isso em prática. Em casa, considere continuar assistindo a vídeos e filmes em família, lendo livros em inglês (caso seja esse o idioma escolhido) e até mesmo fazer aulas online.

Para isso, é fundamental ter disciplina e separar um horário para imersão na língua estrangeira. Uma ótima ideia também é incentivar isso em seus filhos e, ainda, contar com escolas especializadas para você e para eles durante e depois da pandemia.

Assim, a regularidade é garantida e os efeitos da retomada do convívio social são menores, já que mantendo professor e colegas, o aprendizado tende a não ser prejudicado.

Desenvolver habilidades

Algumas pessoas podem ter aquela vontade de aprender a costurar ou fazer outro tipo de trabalho manual, mas não encontrar tempo para isso. Aprender um novo instrumento também pode ser um desejo reprimido há um tempo.

Situações de modificações significativas como a de uma pandemia podem dar um impulso para irmos atrás de desenvolver essas habilidades. Uma boa maneira de começar é pesquisar o que é necessário para concretizar isso, que tal? Seja adquirindo materiais ou assistindo a cursos e compreendendo técnicas.

Como estipular as metas?

Estabelecer metas não precisa ser um bicho de sete cabeças. Confira a seguir algumas dicas para não se perder fazendo isso!

Prefira a simplicidade

Diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, metas não precisam ser mirabolantes. Até porque, caso pareçam difíceis demais, podem, ao contrário do que desejamos, gerar desconforto e desmotivação.

Aos poucos, à medida em que vão sendo atingidas, podem ser reformuladas. Então, nada de complicar, hein?

Identifique habilidades e vontades

O primeiro passo para estipular metas para quando a pandemia acabar é identificar habilidades que já temos ou até mesmo que gostaríamos de desenvolver. Tente buscar em sua mente o que teria vontade de fazer.

Quando nos sentimos atraídos em fazer algo novo ou bem-feito, são maiores as chances de conquistar aquilo.

Faça um planejamento

Mais do que saber o que queremos fazer ou desenvolver, precisamos traçar um planejamento para ter clareza sobre como chegar àquele objetivo. Separar um momento do dia para buscar ferramentas como cronogramas no sentido de fazer nossos planos se concretizarem ajuda muito.

Estabeleça prazos

Juntamente ao planejamento que deve ser feito, é fundamental estabelecer prazos. Ainda que não saibamos ao certo quando o período de pandemia vai, de fato passar, podemos traçar alguns objetivos com tempo de duração. Um exemplo de prazo possível de ser estabelecido nesse momento é: “vou alcançar essa meta pós-quarentena em X semanas”.

Busque apoio

Alcançar uma meta contando com o apoio de outras pessoas ou profissionais é ainda mais fácil. Então, se seu objetivo for aprender, se desenvolver numa nova língua ou incentivar isso em seus filhos, por exemplo, é recomendável buscar uma escola especializada para cada um de vocês, que auxiliará nessa conquista. 

Quando incluímos nossos filhos nessa jornada, além de nos desenvolvermos, será uma motivação a mais para que eles também se interessem por esse aprendizado, importantíssimo para a vida de uma maneira geral.

O estabelecimento de metas é muito importante em qualquer momento. Em uma pandemia, ele se faz essencial para manter a motivação. Ainda que não tenhamos clareza de quando esse momento vai acabar, temos a certeza de que nos manteremos em nosso propósito apesar de tudo.

Tendo em mente a importância disso e seguindo as dicas e exemplos de como estabelecer metas dados neste post, são maiores as chances de ter boas conquistas durante e depois do período de isolamento social.

Bom, citamos alguns pontos como planejamento, prazos e regularidade, além da possibilidade de aprendizado de outra língua neste momento, certo? Então, aproveite para conferir por que é tão importante ter um contato diário com o inglês para otimizar o desenvolvimento no idioma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *