Aprender inglês online ou presencial? Confira

Aprender inglês online ou presencialmente? Essa é a grande dúvida de muita gente por aí. Hoje em dia, vemos diferentes modalidades de cursos e, portanto, é normal que você tenha dificuldade para saber qual é a melhor. É por isso que, no post de hoje, vamos mostrar os benefícios do modelo presencial e explicar por que é interessante priorizá-lo.

O ensino presencial traz diversas vantagens, como desenvolver o conhecimento mais amplamente e oferecer recursos que promovem um bom contato com a teoria e com a prática. Ele também costuma favorecer o foco e a concentração dos estudantes, entre outras questões.

Quer saber mais sobre o assunto para escolher entre o modelo presencial e o online? Então continue a leitura!

Por que o aprendizado presencial de inglês é tão importante?

Além do que já falamos na introdução, vamos explicar melhor algumas vantagens de aprender inglês presencialmente. Em primeiro lugar, destacamos que esse modelo é oferecido em escolas especializadas, com uma estrutura mais ampla e diversa para o aprendizado. Confira a nossa lista com outros benefícios a seguir!

Contato direto com outras pessoas

Para aprender um idioma, utilizá-lo no dia a dia em diversos diálogos faz toda a diferença. O ensino presencial é bem vantajoso nesse sentido, pois permite que você interaja diretamente com professores e colegas de classe, em várias situações. Existem, por exemplo, as conversações dentro da sala de aula, as dinâmicas, os testes e a possibilidade de formar grupos de estudo.

Além disso, essa também é uma forma de conhecer pessoas novas que tenham objetivos e interesses parecidos com os seus. Assim, o aprendizado se torna até mais leve e divertido.

Dúvidas tiradas na hora

Em uma aula de inglês presencial você pode tirar as suas dúvidas no momento em que elas aparecerem. Em um curso online, por sua vez, isso fica mais complicado, já que a maioria das aulas é gravada. Outra vantagem do modelo presencial é que você também vai ter contato com as dúvidas dos seus colegas, podendo dar e receber ajuda, além de participar de debates e desenvolver reflexões que não teria individualmente.

Contato com bom material de apoio

Em um curso online, você pode ter apostilas e talvez até pegar dicas de livros, mas em uma escola presencial especializada o contato com esses materiais é bem maior. Além dos livros, são utilizados outros itens de apoio, como recursos de áudio, vídeo e jogos na própria sala de aula.

Também é possível conseguir mais dicas de leitura, filmes e músicas com seus professores e colegas. Você vai encontrar sugestões bem variadas, que podem até mesmo despertar novos interesses. Assim, tem-se mais opções de recursos para estudar e praticar.

Maior desenvoltura

Para aprender a falar inglês é preciso praticar. Em aulas presenciais, você tem a chance de desenvolver diálogos com várias pessoas, adquirindo maior desenvoltura com o tempo e tornando isso cada vez mais natural. Mesmo que você se sinta tímido no começo, lembre-se que se trata de um ambiente de aprendizado e que os erros fazem parte do seu desenvolvimento.

Em alguns cursos online a conversação também é exercitada, mas os limites são maiores nessa modalidade. Isso pode acabar se tornando um desafio durante uma conversa presencial.

Maior acompanhamento de professores

Além de poder tirar suas dúvidas na hora, nas aulas presenciais os professores acompanham mais de perto o seu desenvolvimento. Eles conseguem, assim, identificar melhor suas demandas, seus pontos fortes e seus desafios, podendo dar um suporte mais adequado a cada estudante. Você também pode pedir dicas e ajuda nas atividades, quando precisar.

Mais concentração e foco

A possibilidade de estudar em casa, oferecida pelos cursos online, pode ser um problema em vez de ser uma vantagem. É muito mais fácil se distrair nesse modelo, com os barulhos do ambiente doméstico ou com os outros recursos disponíveis. Muitas vezes, por exemplo, é tentador parar uma aula para tirar um cochilo ou assistir a um vídeo, não é mesmo? A questão é que, assim, o foco e a concentração saem prejudicados.

Em uma escola presencial, você vai encontrar um ambiente totalmente voltado para o estímulo do aprendizado. Existe sim a vantagem da interação e da criação de vínculos, além de momentos e atividades divertidas. No entanto, tudo isso é bem monitorado para contribuir para o estudante e seu ensino.

Melhor envolvimento com o curso

Além dessas vantagens citadas aqui, o modelo presencial é composto por outros elementos que favorecem o seu envolvimento. Algumas escolas realizam dinâmicas, eventos e atividades em grupo, por exemplo, que quebram a rotina da sala de aula e ampliam a participação dos estudantes. Tudo isso pode até tornar o aprendizado mais interessante e motivador, enquanto aprender inglês online pode se tornar entediante.

Quais são os benefícios do aprendizado virtual da língua inglesa?

Os recursos online não precisam ser descartados. Você pode usar diversos meios digitais para complementar o seu aprendizado de inglês no dia a dia. Vídeos no Youtube, contas internacionais no Instagram, aplicativos voltados ao estudo do idioma, games e músicas, por exemplo, são ótimas alternativas para ter contato com a língua inglesa na sua rotina.

Que tal utilizar os conhecimentos da aula para traduzir a letra de uma canção ou até assistir uma série sem legendas? As plataformas online fornecem ótimos meios para complementar o aprendizado de maneira divertida, prática e confortável. Assim, não deixe de aproveitar os benefícios desses recursos!

É muito importante ter contato com a língua inglesa na sua rotina, tanto nos estudos quanto de maneiras mais sutis. É desse jeito, junto a uma boa metodologia de ensino, que o idioma vai se tornando mais fácil e natural na sua vida, muitas vezes, sem você nem perceber. Não se restrinja apenas ao tempo das aulas! Escute músicas internacionais enquanto cozinha ou toma banho, busque jogos em inglês para se divertir e por aí vai. São várias as possibilidades!

Esperamos ter ajudado você a escolher entre aprender inglês online ou presencialmente! Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de mais dicas, novidades e conteúdos!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *