Por que começar a estudar inglês no segundo semestre é uma boa ideia?

O período entre julho e agosto é um momento decisivo para os pais: afinal, vale a pena estudar inglês no segundo semestre ou é mais interessante esperar o próximo ano letivo? Na verdade, a resposta para essa pergunta é bastante simples: com certeza o seu filho terá um aprendizado de qualidade se ele começar a praticar outro idioma no meio do ano letivo. Isso porque não há diferenças pedagógicas entre iniciar os estudos na metade ou início do ano.

Afinal, as disciplinas ofertadas são as mesmas e as turmas ficam completas em ambos os períodos. Isso quer dizer que colocar o seu filho para estudar inglês no segundo semestre faz com que ele conheça a língua com facilidade sem ter que esperar seis meses até o próximo ano.

Para garantir que você faça uma boa escolha, listamos neste artigo as principais razões para você estimular o aprendizado do seu filho na metade do ano. Boa leitura!

Não existe hora certa para começar

Quando falamos no estudo de outro idioma, acreditamos que existe uma hora certa para começar, não é mesmo? Via de regra, determinamos que a infância é o melhor período, tendo em vista que a criança está aprendendo a sua língua materna e, então, está propícia a estudar outras línguas com facilidade.

Bom, ainda que isso seja verdade, não quer dizer que as outras fases da vida não são eficientes para o aprendizado. Por exemplo, os jovens que não estudaram inglês durante a infância conseguem assimilar as informações com bastante facilidade quando têm uma motivação por trás. Em outras palavras, quando o aprendizado está associado a outros objetivos — como realizar uma viagem, concluir um jogo de videogame e fazer novas amizades —, o adolescente fixa o conhecimento com perfeição.

Então, se não existe uma etapa certa para aprender, por que existiria uma fase do ano correta para dar início aos estudos? A mesma tendência de determinar um momento para conhecer outro idioma também é aplicada no nosso dia a dia. Afinal, quem nunca escutou que a segunda-feira é o melhor dia para começar a criar novos hábitos?

Pois é, assim, acreditamos que o início do ano é sempre a melhor alternativa para iniciar qualquer estudo — assim como a segunda-feira —, mas isso não é verdade! É possível aprender na metade do ano tão bem quanto no início. Por isso, estimule seu filho a estudar no segundo semestre, temos certeza que ele terá excelentes resultados.

As turmas são formadas semestralmente

Uma das grandes preocupações de quem pensa em iniciar os estudos no meio do ano é a dificuldade que o jovem terá em acompanhar as aulas, tendo em vista que a turma já está em um nível mais avançado. Acontece que são poucas as escolas de idioma que não formam turmas semestrais.

Mas, o que isso quer dizer? A maioria das escolas oferecem novas turmas a cada semestre, garantindo que o seu filho se matricule em uma classe nova. Isso, além de não prejudicar seu aprendizado, também assegura que ele faça outros amigos e consiga se adaptar com mais facilidade a sua nova rotina.

Indo mais além, ele acaba se formando mais cedo. Vamos pensar em um exemplo para facilitar? Imagine que o seu filho decidiu começar seus estudos no início do ano letivo. Bom, nesse processo ele perdeu um semestre de aprendizado que poderia ser rico em conhecimentos básicos da língua inglesa.

Agora, se começou a estudar em agosto, ele ganha seis meses de conhecimento que servem não só como base para seu aprendizado, como também para o seu período de adaptação. Assim, quando o próximo ano letivo chegar, ele já conhecerá sua turma e poderá dar início aos hábitos de estudo com mais facilidade.

O seu filho se familiariza mais rápido com o idioma

No início deste artigo comentamos que não há diferenças conceituais entre começar as aulas no início ou metade do ano, você se lembra? Isso também implica em um aprendizado mais rápido do seu filho. Vamos pensar juntos: se ele não esperar até janeiro para conhecer o inglês, ele ganha seis meses de estudo que podem garantir um destaque na sua vida pessoal e profissional no futuro.

Nesse sentido, a familiarização do seu filho acontece com mais rapidez, potencializando a sua fluência na língua. Isso faz com que ele possa realizar um período de intercâmbio ainda jovem e fortalecer seu conhecimento, bem como fazer novos amigos ao redor do mundo e estimular o seu speaking naturalmente.

É mais econômico

Outra vantagem que faz muita diferença nos estudos é a economia que você ganha ao estimular o estudo do inglês no segundo semestre. Em função da importância que a população dá ao começo dos novos hábitos no início do ano, muitas famílias optam por não colocar seus filhos em escolas de idiomas entre julho e agosto.

Até aqui, você já pôde perceber que isso não ocasiona consequências negativas — muito pelo contrário, há diversas vantagens, não é mesmo? —, mas acaba gerando menos alunos nas turmas. Essa falta de estudantes estimula a escola a desenvolver estratégias de captação de clientes.

Em outras palavras, a instituição de ensino oferece planos de pagamento diferenciados, com parcelamento, entre outras coisas, para aqueles alunos que entram no segundo semestre.

Ele tem um aprendizado especializado

Estudar inglês no segundo semestre é uma excelente ideia para o seu filho. Além de fortalecer o seu conhecimento, ele consegue fazer novos amigos, ter uma assistência especializada do professor e se familiarizar com o idioma com antecedência. Assim, você estimula a sua fluência desde cedo e permite que ele crie novas experiências ao estudar.

E então, quer engajar seu filho para estudar em agosto? Entre em contato conosco e conheça nossas turmas!

Powered by Rock Convert