Conheça agora 11 dos melhores podcasts para aprender inglês

Aprender um idioma estrangeiro não significa afundar a cabeça em livros ou fazer um intercâmbio. Existem outras formas de adquirir conhecimento e fluência em outra língua. Por exemplo, ouvir os melhores podcasts para aprender inglês é uma ótima alternativa.

Na verdade, as tecnologias têm se mostrado grandes aliadas dos estudantes. Sabendo usar com consciência e limite, elas oferecem um novo universo para quem deseja aprofundar o aprendizado em milhares de habilidades e assuntos diferentes.

E você, é um adepto do podcast? Já passou por essa experiência ou quer conhecer melhor? Confira as nossas sugestões de melhores podcasts para aprender inglês:

1. Global News

O Global News é uma produção da BBC, uma das maiores emissoras de televisão do mundo. Seu objetivo é resumir as principais notícias do dia em duas publicações — portanto, quem quer ficar informado pode conferir o podcast duas vezes ao dia.

Um ponto favorável destacado por quem acompanha as edições é que os apresentadores possuem uma fala muito clara, o que facilita muito para quem ainda não tem completo domínio do idioma. Por essas razões o Global News está no topo da lista dos melhores podcasts para aprender inglês.

2. This American Life

Esse é um dos podcasts mais populares dos Estados Unidos e tem um programa de rádio com o mesmo nome. Os episódios são temáticos e apresentam a história de pessoas reais, já que alguns americanos são entrevistados para falar sobre determinado assunto.

O ouvinte pode se deparar com casos surpreendentes. Enquanto alguns são engraçados, outros são mais emocionantes ou cotidianos. A vantagem é poder conhecer sotaques diferentes e treinar o listening com cada um deles.

3. Voice of America

Seguindo a vertente informativa, quem deseja ficar por dentro das novidades pode escolher também o Voice of America. As notícias são do mundo todo, mas não deixam de focar o que acontece nos EUA. Normalmente, os lançamentos têm 30 minutos e fazem um giro pelo que está acontecendo no dia.

4. 6 Minutes English

Mais um produto da BBC, dessa vez definido pela própria como uma longa série de discussões tópicas e novo vocabulário. O termo longo vem da quantidade de gravações disponíveis (mais de 190 mil desde 2014) e não da duração de cada uma delas, já que os episódios são de 6 minutos.

Você poderá escolher entre assuntos como “evolução e ansiedade”, “o que fazer quando você não consegue dormir”, “como melhorar a sua memória” ou simplesmente sobre unicórnios, solidão e salto alto. No fim das contas, é praticamente impossível não encontrar algo que desperte o seu interesse no meio de tanta variedade.

5. NPR (National Public Radio)

Outra rádio norte-americana que disponibiliza podcasts que podem ajudar os estudantes. Os temas também são variados e incluem áreas como política, tecnologia, negócios, culturas e outros.

Cada um pode escolher o canal que prefere acompanhar de acordo com as suas preferências. Ou seja, não deixa de ser uma oportunidade de entretenimento aliado à aprendizagem. Para se ter uma ideia, nomes de peso já foram convidados para gravar os episódios — Meryl Streep está entre os mais repercutidos.

6. Stuff You Should Know

Quem conta com o traço da curiosidade não pode perder esse podcast. São aproximadamente 45 minutos dedicados a falar sobre temas interessantes — como o próprio nome indica: sobre “coisas que você deveria saber”.

Por exemplo, você tem ideia de como funciona um airbag? Aproveite para descobrir e ainda praticar inglês escutando as explicações. Contudo, espere também tópicos mais profundos e pesados, pois os conteúdos variam bastante — a facilidade é que pelo título você já pode definir se vai escutar ou não, não é mesmo?

7. Agora Eu Falo

Os podcasts estrangeiros não precisam ser as únicas fontes para um estudante da língua inglesa. Existem opções criadas por brasileiros para tentar incentivar os estudos e o Agora Eu Falo é um exemplo que vale a pena ser conhecido.

8. English as a Second Language

Ter o inglês como segunda língua é a realidade de milhões de pessoas, principalmente por esse ser um dos idiomas mais falados no mundo. Esse é justamente o alvo identificado pelo professor californiano que criou o English as a Second Language, podcast que hoje é acessado em mais de 180 países.

São lições gratuitas (de 15 a 20 minutos) para quem deseja adquirir fluência, ultrapassando a marca de 1,8 mil episódios produzidos. O detalhe é que o ESL é recomendado para alunos a partir do nível intermediário. O foco é a cultura norte-americana e a conversação prática do dia a dia.

9. Learn English

Essa é uma alternativa para quem ainda está em um estágio básico de aprendizado. O podcast apresenta conversas simples em inglês para que o ouvinte se acostume com as frases mais utilizadas no cotidiano.

Para facilitar, é possível acompanhar a transcrição do áudio para estimular tanto o reading quanto o listening.

10. The English We Speak

Para quem tem o tempo curto, uma boa sugestão é aproveitar pequenas pílulas de aprendizado por dia. O The English We Speak faz parte da família BBC e oferece dicas de expressões, anedotas ou gírias comuns do inglês — tudo isso em menos de 3 minutos. Vale lembrar que a rede é do Reino Unido, por isso a referência da língua é britânica.

11. English Pronunciation Pod

A experiência pode ficar ainda mais completa ao abranger a habilidade da fala. A ideia do English Pronunciation Pod é instruir as pessoas que têm dificuldades com o speaking, isto é, com a pronúncia correta das palavras.

A dica para quem está começando a se aventurar nesse caminho é escolher os podcasts mais educativos primeiro. Para os que já possuem um bom domínio do idioma, as histórias mais complexas podem fazer mais sentido.

De toda forma, vale aproveitar as nossas recomendações de quais são os melhores podcasts para aprender inglês — e, claro, pesquisar outros que sejam interessantes para o seu perfil. O mais importante é realmente trazer a língua para a sua vida e ficar sempre com o ouvido atento para absorver todo conhecimento possível!

E aí, o que você achou da ideia de incluir os podcasts no dia a dia? Aproveite o seu interesse para ler mais um artigo e aprender as expressões mais comuns em inglês.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *