Mercado de trabalho do futuro: Como preparar seu filho

Se você chegou até aqui, certamente é porque se preocupa com o futuro de seu filho. Busca as melhores escolas, procura garantir as melhores experiências e quer sempre o melhor para ele, certo? Então o mercado de trabalho do futuro também já deve ter passado pela sua cabeça.

Como preparar seu filho para algo que ninguém sabe como vai ser? A resposta é ficar de olho nas tendências, acompanhar as tecnologias de perto e passar valores que certamente continuarão indispensáveis. Acompanhe a leitura até o fim e saiba mais sobre o tema!

O que esperar do mercado de trabalho do futuro?

Animador 3D, gerenciador de redes sociais, coach: essas profissões provavelmente ainda não existiam quando você chegou ao mercado de trabalho, não é? Postos profissionais ainda mais inovadores esperam por seu filho quando ele chegar à vida adulta. O que será que nos aguarda?

As maiores tendências apontam a utilização ainda mais massiva das tecnologias. Portanto, gerenciamento de dados e tecnologias ligadas ao acesso e armazenamento de informações despontam como possíveis novas profissões.

A correria do dia a dia e justamente o excesso de informações também pressupõem a popularização de profissões voltadas ao bem-estar, especialmente em novas formas de terapia. Valores como empatia e habilidades comunicacionais e criativas serão cada vez mais exigidas.

Como preparar seu filho para ele?

Ainda que o futuro seja incerto, é possível ficar de olho desde já em algumas tendências capazes de ajudar na preparação do seu filho para seu futuro profissional. Veja algumas delas a seguir.

Invista na formação acadêmica

A educação acadêmica tradicional não deve ser descartada. A tendência é que Ensino Superior, Especializações, MBAs, mestrados e doutorados continuem sendo valorizados. Além disso, o nível de especialização também deve ser aprimorado. Em outras palavras, teremos mais pessoas especializadas em uma tarefa específica do que pessoas capazes de fazer várias coisas de forma superficial.

Incentive o aprendizado de idiomas

Devido ao mundo globalizado em que vivemos, as empresas buscam cada vez mais trocar entre si e, para isso, a língua não pode ser uma barreira. O inglês deixa de ser um diferencial e se torna um pré-requisito para a maioria das empresas. Comunicar-se com qualquer lugar do mundo sem dificuldade será cada vez mais crucial no mercado de trabalho do futuro, como já podemos notar atualmente.

Estimule a criatividade

A capacidade de solucionar tarefas, tomar decisões rapidamente e ser multitarefa já são exigências do mercado de trabalho atual, e a tendência é que isso cresça. Nesse sentido, a criatividade pode ser um importante diferencial no mercado de trabalho do futuro. Afinal, quem souber lidar com essas cobranças demonstrando o melhor jogo de cintura tende a se beneficiar.

Ensine valores indispensáveis

Com o aumento do acesso à informação, a transparência também é uma grande tendência do mercado de trabalho do futuro. Assim, é importante ensinar valores sobre integridade e honestidade desde cedo aos seus filhos. Certamente, eles serão cobrados por isso quando chegarem à vida adulta.

Estimule o interesse em tecnologia

Realidade aumentada, inteligência artificial, impressora 3D. Essas tecnologias que há muito pareciam ficção científica estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. O que esperar da tecnologia daqui vinte anos?

É interessante aproveitar que as novas gerações são nativas a diversas dessas tecnologias. Estudos em robótica podem ser bastante vantajosos no futuro profissional desses jovens.

O mercado de trabalho do futuro pode ser entendido como uma grande incógnita. Porém, é possível observar algumas tendências desde agora. Pais que se preocupam desde já com o futuro profissional de seus filhos estão no caminho certo. É muito importante participar da vida acadêmica deles desde sempre, com cobranças e afeto na medida certa.

Gostou deste texto? A gente espera que ele tenha sido útil. Continue em nosso site e confira algumas dicas de como estimular o processo de aprendizagem do seu filho.

Powered by Rock Convert