Carnaval ao redor do mundo: saiba como é celebrado

Não tem jeito: chega fevereiro e o brasileiro já está ansioso pelo carnaval — até mesmo nos anos em que o calendário insiste em adiar a festa para março, como é o caso de 2019. Não é por acaso que existe o ditado que afirma que, por aqui, o ano só começa depois dessa festa.

Por mais tradicional que seja a celebração brasileira, o carnaval ao redor do mundo também merece ser conhecido. Isso mesmo! A festa não é uma criação nem uma exclusividade tupiniquim.

Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe este texto até o fim, saiba mais sobre a origem dessa festa, e também sobre como ela é comemorada ao redor do mundo. Vamos lá?

Onde e como surgiu o carnaval?

Ainda que o Brasil seja um dos países em que a festa de carnaval é a mais tradicional de todas, não foi aqui que essa celebração surgiu. Acredita-se que os primeiros registros sobre o carnaval datam de 10 mil anos antes de Cristo.

Na época, o Egito Antigo se caracterizava com máscaras e pinturas corporais para afastar os maus espíritos e garantir uma colheita próspera. Outras correntes conferem seu surgimento à Grécia Antiga, em comemoração à Dionísio, o Deus do vinho.

Com o passar do tempo, a festa foi apropriada pela Igreja Católica e hoje em dia está associada à Quaresma. Foi assim que ela chegou ao Brasil, por meio dos portugueses. Os patrícios a chamavam de “entrudo” e essa celebração recebeu diversas influências europeias.

Porém, em terras brasileiras, a comemoração foi ganhando ares cada vez mais populares e os cordões de rua, as fantasias e as marchinhas típicas foram ganhando espaço. Foi assim que surgiu no Rio de Janeiro, em 1928, a primeira escola de samba, a Deixa Falar, e o carnaval brasileiro foi se transformando na grande festa que conhecemos hoje.

Como é o carnaval ao redor do mundo?

Como falamos, o Carnaval não surgiu aqui, o que significa que existem diversas outras celebrações de carnaval ao redor do mundo, com suas formas particulares de celebrá-lo. Duvida? Então continue a leitura e saiba mais sobre essa festa na Itália, na Colômbia e nos Estados Unidos.

Veneza (Itália)

O carnaval de Veneza é um dos mais tradicionais fora do Brasil. Diversas pessoas se reúnem na Praça São Marcos e saem às ruas da cidade com roupas luxuosas que remetem ao século XVIII. Máscaras de papel machê também compõem o look bastante pomposo.

Uma das principais diferenças em relação ao carnaval brasileiro diz respeito ao clima. O começo de ano costuma ser frio na Itália — o que certamente facilita na escolha do look de época!

Barranquilla (Colômbia)

Basta uma rápida pesquisa no Google para você ver: Barranquilla se vende como o segundo maior Carnaval do mundo — ficando atrás do Rio de Janeiro, obviamente. O início das comemorações colombianas datam do século XIX e já têm uma tradição mundial.

O clima tropical traz semelhanças ao carnaval brasileiro, que podem ser conferidas nas fantasias e também em referências a temas locais, como a fauna e a flora. Grupos folclóricos se reúnem e realizam as paradas (ou desfiles), animando e colorindo as ruas da cidade.

Nova Orleans (EUA)

O mais famoso carnaval norte-americano é o Mardi Grass, uma expressão francesa que significa “terça-feira gorda” ou, em outras palavras, a terça-feira de carnaval. Foram os colonos franceses que levaram a festa para os EUA, que até hoje traz muitas referências da cultura européia.

Carros alegóricos ocupam as ruas da cidade e as fantasias das pessoas que os conduzem são temáticas: roxo para justiça; verde para fé; e dourado para poder. Os transeuntes não costumam se fantasiar, mas recebem pequenas lembranças dos carros, como bichos de pelúcia e moedas.

Viu só como o carnaval ao redor do mundo pode ser uma experiência tão interessante quanto a que temos aqui? Conhecer diferentes culturas é muito importante e viajar é uma forma de conquistar isso.

Agora que você já sabe mais sobre essa importante festa, aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do tema. Até a próxima!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *