14 Aplicativos educativos para praticar o inglês

O aprendizado de uma língua estrangeira é um processo que exige comprometimento, método de ensino eficiente e prática constante do idioma. Isso faz com que seja possível desenvolver o aprendizado de forma contínua e sedimentar às lições no dia a dia. Nesse momento, contar com um aplicativo de inglês para crianças pode complementar o aprendizado.

Além do ambiente escolar, é possível fortalecer a proficiência do idioma com o uso de ferramentas que permitem praticar a escrita, a pronúncia e a leitura. Por permitir que essa prática seja realizada onde e quando o aluno quiser, usar aplicativo de inglês para crianças tem se tornado algo cada vez mais comum, além de muito útil.

Neste texto listamos 14 apps educativos para praticar o inglês diretamente do celular, notebook ou tablet e fortalecer o aprendizado. Confira agora!

Aplicativo de inglês para crianças

1. FunBrain Jr.

Plataforma: apenas iOS.

Preço: gratuito.

Indicado para crianças de 2 a 6 anos, esse aplicativo pode ser útil também aos mais crescidos, mas que estão aprendendo inglês. Afinal, quanto mais cedo você começar a praticar, mais chances você tem de conquistar a tão desejada fluência.

Ele pode ser muito útil para aprimorar a pronúncia e também para adquirir novos vocabulários, inclusive, relacionados à matemática e lógica.

2. PBS Kids

Plataformas: iOS.

Preço: gratuito.

Nesse aplicativo, você pode descobrir e desenvolver novas habilidades de ciência, matemática e também estimular a sua criatividade enquanto aprende um novo vocabulário. Tudo isso por meio de uma interface lúdica e divertida que conta com diferentes personagens.

O aplicativo reúne mais de 90 jogos desenvolvidos pela PBS, em sua maioria destinados para crianças até 8 anos.

3. Lingokids

Plataformas: Android iOS.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Qual a melhor forma de aprender inglês senão por meio de jogos e brincadeiras interativas? Certificado pela Oxford University Press, esse aplicativo é especialmente indicado para crianças de 2 a 8 anos de idade.

Os tópicos ensinam vocabulário e expressões relacionadas às formas, alimentos, animais e cores. São mais de 72 atividades que buscam reforçar a facilidade das crianças de se tornarem bilíngues.

4. My First Words

Plataformas: apenas Android.

Preço: pago.

Esse aplicativo funciona como um livro virtual que estimula crianças a touch, look, listen (tocar, olhar e ouvir), por meio de uma experiência interativa e em 3D e, assim, aprender mais de 100 novas palavras. O próprio aplicativo se descreve como útil, tanto para crianças nativas em países falantes do inglês quanto para estimular o bilinguismo em crianças de países falantes de outros idiomas.

5. Hello English Kids

Plataformas: apenas Android.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Esse aplicativo foi especialmente desenvolvido para os toddlers — crianças de 2 a 4 anos de idade — e tem o speaking como principal foco. Sem anúncios internos, o app também tem uma área para controle dos pais.

São mais de 100 atividades, exercícios, canções de ninar e histórias que favorecem a memorização de termos e o aperfeiçoamento da pronúncia.

6. English Learning For Kids

Plataformas: apenas Android.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Por meio de músicasflashcards, jogos e atividades, crianças de até 8 anos podem aprender e se divertir muito com esse aplicativo. O app foca tanto na fonética, reforçando a pronúncia, como também no spelling, sendo muito útil no aprendizado da escrita e da leitura em inglês.

7. Papumba Academy

Plataformas: Android iOS.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Popular no mundo inteiro, esse aplicativo também é indicado para crianças de 2 a 6 anos. É possível aprender sobre animais, conhecer o alfabeto, curtir músicas e muito mais. No modelo Academy é possível criar experiências customizadas, aumentando ainda mais a diversão e a vontade de aprender.

Uma das maiores vantagens do aplicativo é permitir que a criança aprenda no seu próprio ritmo e avance nas atividades no seu tempo.

Aplicativo de inglês para adolescentes

8. Duolingo

Plataformas: Android iOS.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Um dos aplicativos mais conhecidos e utilizados para o aprendizado, treinamento e fortalecimento do inglês, o Duolingo é um app bastante completo. Ele oferece diversas ferramentas e lições, como leitura, teste de proficiência, lições divididas por tópicos e escrita a partir de áudios gravados.

O aplicativo disponibiliza outras opções de idiomas para quem quiser praticar francês, espanhol ou outras 80 línguas. Em uma de suas recentes atualizações, o Duolingo também favoreceu a interação entre diferentes usuários, o que faz com ele fique bastante semelhante a uma rede social e contribui para a gamificação dentro do aplicativo.

9. Tinycards — Flashcards by Duolingo

Plataformas: Android iOS.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Os flashcards são uma metodologia comum e relativamente antiga utilizada em salas de aula de inglês. O Tinycards, desenvolvido pela mesma equipe do aplicativo Duolingo, modernizou esse modelo de ensino e criou um app todo destinado a ele.

Trata-se de um sistema de repetição espaçada e outras técnicas inteligentes que ajudam a memorizar e aprender novos conteúdos. Nesse app, você estuda de tudo por meio de cartas criadas por outros usuários e também tem a opção de criar o seu próprio baralho para estudar e compartilhar com seus colegas.

10. Memrise

Plataformas: Android iOS.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Outro aplicativo desenvolvido para fortalecer o aprendizado de idiomas, o Memrise é considerado um dos melhores apps para treinar inglês. Ele oferece uma experiência gamificada e que permite ao usuário aprender de forma dinâmica, divertida e descontraída, por meio de lições em texto e também em vídeo.

Uma das vantagens desse aplicativo em relação aos seus principais concorrentes é o fato de permitir a sua utilização no modo offline. Ele também conta com chatbots que auxiliam no aprendizado, assim como permite a troca de conhecimento entre diferentes usuários — ou seja, é possível aprender com nativos da língua.

11. Rosetta Stone

Plataformas: Android / iOS.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

O aplicativo Learn Languages da Rosetta Stone faz com que você aprenda um idioma a qualquer hora e de qualquer lugar. Por meio de lições imersivas e individualizadas, o app apresenta novas habilidades de uma maneira que estimula a capacidade natural do seu cérebro de aprender um idioma.

É possível fazer o download das diferentes lições, treinar a pronúncia de diferentes palavras e iniciar conversas. O aplicativo disponibiliza uso ilimitado para estudantes de algumas instituições.

12. Johnny Grammar’s Word Challenge

Plataformas: Android iOS.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Johnny Grammar’s Word Challenge é um questionário para estudantes de inglês que testa o conhecimento de vocabulário, ortografia e gramática da língua inglesa usados no dia a dia. Um cronômetro na tela o desafia a responder o máximo de questões possíveis dentro de 60 segundos.

Dividido em categorias (WordsGrammarSpelling) e níveis (EasyMediumHard), essa é uma ótima ferramenta para você testar e acompanhar o seu progresso no aprendizado da língua.

13. Busuu: Learn Languages

Plataformas: apenas Android.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

O Busuu é um dos aplicativos de ensino de idiomas mais populares no Brasil e no mundo. Além de aprender um idioma, você pode interagir com quem está aprendendo português e auxiliar essa pessoa no seu idioma nativo.

Dessa forma, além de aperfeiçoar uma nova língua, você participa de uma comunidade e tem a possibilidade de conhecer gente de diversos cantos do mundo. Em resumo, esse é mais um app de ensino que também tem características de rede social. Ele também disponibiliza testes de nivelamento e de certificação. Legal, não?

14. TOEFL Go!

Plataformas: Android iOS.

Preço: gratuito (oferece opção de compra no aplicativo).

Você já deve ter ouvido falar sobre o TOEFL, certo? Um dos principais certificados em língua inglês, aplicado ao redor de todo o mundo e aceito por diversas universidades internacionais. Para se preparar para essa prova de qualquer lugar e a qualquer momento, basta instalar no seu celular o TOEFL Go!, aplicativo oficial do ETS, organizador da prova.

Nele, você pode estudar por meio de dicas e praticar por meio de testes. É possível receber modelos gratuitos das quatro habilidades testadas (speaking, reading, listening e writing). Na versão paga, você recebe o resultado oficial dos seus testes em até 24h. Assim, não tem como ter desculpa para não estudar, não é mesmo?

Cada vez mais a tecnologia pode ser empregada a favor do seu aprendizado. Você já deve ter percebido isso, não é mesmo? Ao baixar aplicativo de inglês para crianças você ainda acrescenta a diversão a essa equação e deixa os estudos muito mais interessantes.

E então? Curtiu essa lista? Conta pra gente nos comentários abaixo quais desses apps você mais gostou e se você já utiliza algum outro que deixamos de fora!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *