Tecnologia na educação: uma grande aliada no aprendizado!

Pode até parecer exagero, mas como a sociedade vive em um ambiente repleto de inovações, a maneira como se estuda também precisa estar adequada a essa nova realidade.

Neste post, mostraremos como a tecnologia pode ajudar no aprendizado, incluindo nos estudos em inglês. Indicaremos formas de inserir a tecnologia na educação, com aplicativos, serviços de streaming, entre outros.

Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Como a tecnologia pode ajudar?

O hábito de consumir informação e aprender vem se transformando. Aliar a metodologia de ensino à tecnologia desperta novos interesses no aluno e muda a forma de ele se relacionar com o conhecimento.

Se, no passado, as fontes de pesquisa eram enciclopédias, mapas e dicionários em papel, hoje, as buscas são online, mais rápidas e práticas. Assim, a educação passa a ser pautada por uma relação mais dinâmica, interativa e objetiva, como por exemplo, o aprendizado do inglês.

A tecnologia não substitui professores e livros, mas também é responsável por despertar o interesse do aluno em aprender.

Como usar a tecnologia no ensino?

Agora que pontuamos como a tecnologia é fundamental na educação, veja como utilizá-la para melhorar os estudos dentro e fora da sala de aula:

Aplicativos

Os aplicativos são muito interessantes no ensino do inglês e são indicados para todas as idades. Dentro da sala de aula, por exemplo, essas ferramentas podem ser adaptadas para o ensino de vocabulário.

No entanto, ainda mais interessante é o uso desse instrumento nos períodos de férias e finais de semana. Já que, para garantir o aprendizado, não basta praticar o idioma apenas na sala de aula, mas incentivar essa prática usando aplicativos em casa, durante uma viagem etc.

Há uma enormidade de aplicativos com desenhos animados, vídeos, músicas, tradução, histórias e jogos educativos que tornam o aprendizado do inglês mais divertido e adequado a cada idade.

Netflix

Os serviços de streaming são tão populares entre todas as idades que vale usá-los como aliados no aprendizado. A Netflix, por exemplo, com sua quantidade incontável de filmes, séries e documentários, permite um contínuo aprendizado do inglês, mesmo após as aulas.

Já pensou em colocar um filme em inglês e tirar as legendas para treinar compreensão e pronúncia? Lembrando que, por ser uma ferramenta que usa a internet, é permitido parar e retomar o filme quantas vezes for necessário até conseguir compreender por conta própria o que foi dito.

Há, ainda, inúmeras outras configurações de idiomas e legendas que auxiliam o aprendizado. O melhor é que a Netflix pode ser assistida na televisão, computador e no celular, ou seja, seu uso ocorre onde e como você preferir.

Podcasts

Já os podcasts fornecem conteúdos educativos interessantes. Eles são registros em áudio sobre determinado assunto que podem ser utilizados via celular em qualquer lugar ou momento. Escutar um podcast para aprender inglês é uma ótima ajuda para a compreensão oral.

Sites de busca e tradução

No passado, o acesso à informação não era tão rápido e direto quanto hoje. Essa mudança se deve ao surgimento da internet e, consequentemente, de sites de busca e tradução. Atualmente, se você está conversando com alguém em inglês e não entende exatamente o que foi dito, é possível acionar a tradução no celular de forma imediata.

O mesmo vale para dificuldades em pronunciar palavras. O áudio do celular permite essa interação e, claro, que se aprenda muito mais rápido certo vocabulário. O mesmo vale para a busca por informações. Basta inserir no Google e pronto, sua resposta estará lá.

Usar a tecnologia na educação é fundamental hoje em dia e o fácil acesso a essas ferramentas tecnológicas permite um aprendizado mais completo e ágil, especialmente do inglês. Mas é preciso estar ciente de que, independentemente da tecnologia, é fundamental se empenhar na hora dos estudos, dentro e fora da sala de aula.

Agora que você já entendeu o papel da tecnologia na educação, veja como é possível usar a tecnologia a favor do ensino do inglês.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *