Inglês para tímidos: socializando para perder a timidez!

Não gosta de falar em público? Sente calafrios só de saber que precisa apresentar um trabalho na escola? Não se preocupe, você não está sozinho. Sentir-se envergonhado ou até mesmo inseguro nesse tipo de situação é bem comum, especialmente na adolescência.

No entanto, algumas situações precisam ser encaradas, uma vez que você não vai ter como fugir delas para sempre. Já imaginou ter esse tipo de comportamento aos 35 anos, durante uma importante reunião de negócios? Nesse sentido, o inglês para tímidos pode ser uma boa saída.

Diversas escolas de idiomas disponibilizam metodologias e atividades especiais que trabalham e incentivam a socialização. Ficou interessado? Então confira este texto até o final e tire algumas dúvidas sobre o assunto.

O que é a socialização?

A socialização é o processo pelo qual aprendemos hábitos e costumes dentro do nosso grupo de convívio. Ela acontece desde o momento em que nascemos e nos acompanha em todas as atividades do nosso dia a dia.

As primeiras pessoas com as quais socializamos são os nossos pais, depois com outros familiares, até que chegamos na escola e passamos a conviver com gente que até então era desconhecida.

Algumas interações podem parecer assustadoras. Contudo, quanto antes você se abrir para essas experiências, mais fácil será lidar com o mundo adulto. Afinal, nem todas as pessoas que cruzam nossas vidas pensam igual a nós. Por esse motivo, é importante conhecer o mundo “fora da sua bolha”.

Por que é importante socializar?

Como falamos, trabalhar a socialização desde cedo é algo que prepara você para a vida adulta, especialmente para o mercado acadêmico e profissional. Conheça a seguir outras vantagens.

Conhecer outras visões de mundo

Sabia que no Japão os pronomes de tratamento são empregados de acordo com a hierarquia social entre os interlocutores? Ou que a China e a Coreia têm noções de tempo (como presente, passado e futuro) diferentes das dos países ocidentais?

Esses exemplos são mais amplos, mas essas diferenças podem acontecer até mesmo na forma como você prepara o seu café da manhã e que pode ser diferente do jeito que seu vizinho faz isso. Acredite: conhecer outros hábitos, culturas, e formas de ver e viver o mundo é algo bom.

Estimular a empatia

Você já ouviu falar em empatia? O conceito pode ser resumido como a capacidade de se colocar no lugar do outro e reconhecer seus sentimentos (inclusive os sofrimentos). Trata-se de da habilidade de entender o que outra pessoa está passando, sem julgar ou desmerecer possíveis limitações.

Quando a gente não conhece visões de mundo e jeitos de pensar que diferem dos nossos, é comum sermos intolerantes e acharmos que quem faz algo diferente de nós está errado — quando, na verdade é só diferente mesmo. Infelizmente, é assim que surgem os mais diferentes tipos de preconceitos.

Aprender a trabalhar em grupo

São poucas as profissões que você poderá exercer sem precisar trabalhar em equipe. Pelo contrário, é provável que precise lidar com diferentes profissionais.

Se você pretende ser médico, além dos seus colegas de profissão, terá que atuar em conjunto com enfermeiros e anestesistas, por exemplo. Vivemos em sociedade e isso se reflete no meio profissional e também no acadêmico. Ou você acha que vai poder fazer todos os trabalhos da faculdade sozinho?

Perder o medo de falar em público

Da mesma forma que a maioria das profissões estimula o trabalho em equipe, muitas delas necessitam de algum tipo de contato com o público — afinal, você sempre precisa vender o seu serviço ou produto para alguém.

Falar em público não é apenas apresentar um trabalho para o resto da turma no colégio ou dar uma palestra no meio de um palco. Uma reunião de negócios, seja com seus clientes ou superiores, é um exemplo mais palpável da “vida real”, e que você provavelmente terá que enfrentar mais cedo ou mais tarde.

Como o aprendizado do inglês pode ajudar?

Ao estudar um segundo idioma, diversas habilidades são praticadas e aprimoradas, como oratória, escrita, leitura e audição. Dessa forma, você enfrenta situações que podem diminuir a sua inibição.

Além disso, algo que torna o inglês para tímidos muito valioso é o fato de que você se encontra em um ambiente em que todos estão em uma fase de aprendizado. Isso aumenta sua confiança, de modo que sinta mais segurança para testar, errar e também aprender com os erros.

Além de dominar um segundo idioma, frequentar uma escola de inglês pode ajudar a treinar sua postura, melhorar a dicção, praticar a oratória e muito mais. São muitos os benefícios!

O que é o programa educacional Bearfest?

Para facilitar ainda mais a socialização e aprimorar o inglês para tímidos, a Teddy Bear criou um evento que incentiva a expressão oral e artística. Como fazer isso se não por meio de um evento cultural? Além de participar de atividades diferentes e ter a oportunidade de praticar o idioma fora da sala de aula, você também amplia seu conhecimento por meio de atividades pedagógicas ricas em conteúdo.

Além disso, o tema do evento deste ano fala justamente sobre a importância da socialização:

O homem é um ser social e essa essência faz com que ele crie meios para transmitir conhecimento, compartilhar informações e criar relações interpessoais.

Foi esse o pensamento que inspirou a criação da 25ª edição dessa festa. Você pode participar, ficar por dentro da nossa metodologia, saber mais sobre possibilidades de intercâmbio e também conhecer os trabalhos dos nossos alunos. Gostou? Estaremos esperando você!

Conhecer novas pessoas e descobrir pensamentos variados que estimulam o nosso próprio: essas são apenas algumas das principais vantagens de investir e insistir na socialização. Felizmente (ou não) trata-se de algo que você não tem como evitar. Nascemos em sociedade e seguiremos assim até o fim. O inglês para tímidos surge como uma ferramenta que pode auxiliar a driblar algumas das suas dificuldades, o que pode facilitar alguns processos na sua vida adulta.

Agora que você já entende a importância da socialização, continue a visita em nosso blog e descubra como falar em público com a ajuda do inglês.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *