Como ajudar seu filho a aprender inglês com desenhos animados

A infância é, sem dúvida, o melhor período para o aprendizado de um segundo idioma, fato já comprovado por especialistas. Porém, você já pensou em como é possível estimular seu filho a aprender inglês com desenhos animados?

Afinal, quanto maior o contato precoce com a língua maior a familiaridade com ela. E utilizar-se dos desenhos para o ensino de inglês é uma forma interativa e lúdica de aproximar as crianças do novo idioma.

Neste post mostraremos como e por que utilizar os desenhos animados bem selecionados e inteligentes, que somam no processo de ensinar e motivar as crianças no aprendizado do idioma inglês.

Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Por que adotar os desenhos animados como forma de aprendizado?

Música, filmes, jogos são grandes auxiliares nesse aprendizado. As crianças e adolescentes aprendem línguas quando escutam as pessoas à sua volta. Inserir o novo idioma no dia a dia e na rotina da casa é tarefa simples e fundamental. E os desenhos animados são grandes aliados.

Com os programas infantis é mais fácil captar a atenção das crianças: as cores e ações são chamativas, a linguagem é simples e adequada às idades e há repetição natural de palavras, facilitando a memorização.

Portanto, não tenha dúvida de que essa prática melhora as habilidades de escutar, ouvir e interpretar, além de consequentemente auxiliar na fala e na pronúncia.

Como fazer a introdução do inglês com desenhos animados?

Dependendo do nível de inglês é possível estabelecer o melhor formato para colocar o desenho animado como auxiliar do aprendizado.

O primeiro passo é definir um desenho adequado para a idade e também que desperte o interesse da criança. Afinal, ela precisa entender que aquele momento é também de entretenimento e diversão.

Se a criança já tem certa habilidade no idioma , vale tentar áudio e legendas em inglês, pois assim é possível treinar também a pronúncia e o raciocínio rápido para a compreensão das falas.

Uma outra opção é assistir ao filme em inglês e sem legendas. Quando não compreender a cena, volte e assista novamente tentando interpretar as situações e o significado de algumas palavras de acordo com o contexto.

Como escolher o melhor desenho?

O desenho precisa despertar interesse. É possível optar por filmes comuns, que passam no cinema, e que costumam ser mais chamativos para idades infantis, intermediárias e adolescentes.

No caso de crianças mais novas e menos acostumadas a películas mais longas, procure desenhos próprios para o ensino de inglês. Eles serão de maior compreensão, pois são mais didáticos e têm ritmo mais apropriado para a idade.

Quais desenhos animados são indicados?

Tudo vai depender da idade e do gosto de seu filho. Confira alguns exemplos de filmes com formatos diversos:

  • Gogo: com histórias elaboradas, um pequeno dragão mágico permite ter noções básicas do inglês;
  • Peppa Pig: a porquinha já é famosa na internet e, caso seu filho já tenha assistido ao desenho em português e gostado do formado e das histórias, introduza o inglês em áudios ou legendas. A linguagem é simples e cheia de repetições;
  • Dora the Explorer: as personagens costumam falar português, mas interagem com a criança falando em inglês, passando de forma natural conhecimento sobre algumas palavras ou expressões no idioma.

Atividades lúdicas e interativas são excelentes para incentivar seu filho a aprender um idioma. E não tenha dúvidas de que adquirir conhecimento em inglês com desenhos animados é uma ótima alternativa que pode ser implementada no dia a dia da sua casa.

Agora que você descobriu como ajudar seu filho a aprender inglês com desenhos animados, deixe seu comentário no post e tire mais dúvidas sobre o tema!