Aprenda como reduzir os efeitos do Jet Lag

Quem vai fazer uma viagem para fora do país, seja para um intercâmbio ou de férias, pode sofrer com um problema bastante comum, mas desconhecido para muita gente.

Ele é conhecido como Jet Lag, um efeito no organismo causado pela mudança de fuso horário que, normalmente, envolve muitas horas dentro de um avião.

Neste post, daremos dicas a você de como reduzir os efeitos do Jet Lag. Vamos explicar os sintomas, como ele afeta o organismo e como é possível evitá-lo. Está planejando uma viagem ao exterior e ficou interessado no tema? Siga conosco e saiba tudo sobre o assunto!

O que é Jet Lag?

É uma expressão em inglês que significa descompensação horária. É o famoso mal-estar causado pela troca de fuso horário. Ele aparece quando são feitas longas viagens para países em localidades muitos distintas e com horários diferentes dos nossos.

Quem sai do Brasil com destino à Europa ou à Ásia, por exemplo, pode enfrentar esse problema. Se você ficar muitas horas no aeroporto, viajar durante toda a madrugada ou chegar a um país ainda durante o dia, sem que você tenha conseguido dormir, deverá enfrentar esses sintomas chatos.

Em resumo, o Jet Lag ocorre porque o corpo humano está adaptado a uma determinada rotina. Porém, em uma viagem, esse hábito é alterado, o que pode gerar esses efeitos indesejados até que o seu organismo se acostume novamente.

Quais são os principais sintomas?

É claro que o Jet Lag não é uma doença, mas pode provocar efeitos que vão dificultar o início de qualquer viagem. Veja quais são os sintomas mais comuns:

  • enjoo
  • fadiga
  • insônia
  • irritação
  • falta de apetite
  • prisão de ventre

Como evitá-los?

Como ninguém quer passar por desconfortos como esses durante a viagem de férias, vamos dar algumas dicas para evitar esses sintomas. Confira:

Organize-se

A correria e o estresse pré-viagem são responsáveis por agravar os efeitos do Jet Lag. Por isso, tenha todos os documentos em mãos, confira sua bagagem e os horários da viagem e não deixe nenhum detalhe importante de fora.

Durma bem antes

Se você vai passar horas sem dormir no dia da viagem, em local desconfortável como um avião, tire o dia anterior para descansar o seu corpo. Uma boa noite de sono pode fazer com que o seu organismo sinta menos o cansaço do dia seguinte.

Cochile durante a viagem

Procure descansar durante o voo ou na espera no aeroporto. Para que isso seja possível, viaje com roupas confortáveis, leve um bom livro de leitura ou músicas relaxantes. Dessa forma você permite que seu corpo relaxe aos poucos durante o trajeto.

Alimente-se e hidrate-se bem

Comer bem na véspera e no dia da viagem também é muito importante. Pratos leves e ricos em proteínas são ótimas pedidas durante o voo e minimizam os efeitos do Jet Lag ao desembarcar. Outra dica é a hidratação: sucos e água podem substituir refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Para que a tão esperada viagem para o exterior aconteça da melhor forma possível, seja para estudar ou passear, é preciso fugir dos efeitos do Jet Lag. Ao seguir essas dicas, você consegue evitar qualquer desconforto que possa impedir que o seu passeio seja perfeito desde o primeiro momento!

Se você gostou desse assunto, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outras novidades!

Powered by Rock Convert