Como incentivar o filho a estudar inglês nas férias?

As férias escolares podem ser um momento atribulado na vida de pais e mães que têm rotinas corridas. Entretanto, é possível pensar em algumas atividades que mantenham as crianças entretidas e felizes e, além disso, incentivem o aprendizado. Nesse sentido, estudar inglês é uma boa opção, uma vez que essa matéria pode ser ensinada por meio de diversas atividades lúdicas.

Quer saber mais sobre o tema e o que você pode fazer para manter seu filho ativo durante o descanso da escola regular? Então, acompanhe este texto até o fim!

Por que investir em atividades lúdicas?

As crianças merecem um bom descanso durante as férias. Por conta disso, é importante apresentar atividades agradáveis e que despertem a curiosidade. Além de parecerem e muitas vezes serem brincadeiras, as atividades lúdicas estimulam o desenvolvimento cognitivo do cérebro infantil.

Isso explica, também, a importância de aprender inglês desde pequeno e de investir em escolas que se utilizam desse tipo de abordagem — o ato de estudar se assemelha ao brincar.

Quais atividades podem ser propostas?

Jogos

Queimada, jogo da velha, bambolê e por aí vai. São diversos os jogos que podem ser propostos durante as férias e que, com um pouco de criatividade, também ajudam a estudar inglês durante esse tempo. Que tal abrir uma caixa nova de massinha de modelar e pedir pro seu filho relembrar o vocabulário sobre cores que ele aprendeu nas últimas aulas da língua inglesa?

Músicas

Aprender inglês por meio da música é uma prática indicada para todas as idades. Incentive o gosto do seu filho por esse hobby e participe na busca por bandas e artistas que cantem no idioma, mas que tenham um som apropriado à idade da criança, obviamente!

Contos de estórias e Leitura

Sabe aquele livro preferido pelo seu filho, que você precisa ler todas as noites? Você pode fazer a leitura em inglês por um dia e pedir ajuda da criança com um outro vocabulário, o que de quebra estimulará a criatividade dela.

Para os mais velhos, diversas opções da literatura infanto-juvenil podem ser encontradas em inglês como Harry Potter, O Diário da Princesa e O Diário de um Banana.

Séries e filmes

Assistir séries e filmes é um ótimo programa para ser feito em família e ele também pode ajudar a  estudar inglês durante as férias. Incentive seu filho a ver a série favorita com a legenda em inglês e não em português. Depois, estimule-o a tirar a legenda de vez!

Cooking

Que tal pegar uma receita simples e fácil como de um bolo, em inglês? Você pode criar a “brincadeira de cozinhar na língua inglesa”, motivar a criança e tornar todo o processo divertido.

Gardening

Esse tipo de atividade é ótimo para reforçar o idioma e também ensinar noções de nutrição e meio ambiente às crianças. O contato com a terra traz novas habilidades manuais, além de passar valores de cidadania e respeito à natureza.

Teatro

As atividades voltadas à prática do inglês nas férias não precisam estar restritas ao seu lar. Algumas escolas de idiomas disponibilizam não só as aulas normais, como também programações especiais durante o ano. O teatro e a prática de falar em público, por exemplo, é uma dessas atividades e pode trazer grandes vantagens como melhora da postura, diminuição da inibição etc.

Qual a importância do planejamento de estudo?

Como você viu, a ideia de estudar inglês nas férias deve priorizar o lúdico e estimular a diversão. Ainda assim, é importante seguir um cronograma e ter um planejamento dos estudos — mesmo que seu filho não esteja inteiramente por dentro disso (esse pode ser um combinado só entre nós!).

O ideal é verificar os principais temas abordados no último semestre e, se possível, já conferir com a escola de inglês os assuntos que serão trabalhados no período letivo seguinte. Assim, você reforça o conteúdo já aprendido e introduz o que está por vir!

Viu como é simples — e divertido! — estimular seu filho a estudar inglês durante as férias? Aproveite nossas dicas para também criar momentos agradáveis em família!

Gostou das dicas que apresentamos neste texto? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais com seus amigos e, quem sabe, combinar de realizar algumas dessas atividades em conjunto!

Powered by Rock Convert