Por que o número de alunos por turma influencia no aprendizado?

Você pode nunca ter parado para pensar no assunto, mas o número de alunos por turma realmente influencia o aprendizado. Apesar de a socialização ser um fator imprescindível para incentivar e aumentar o interesse pelo aprendizado de um segundo idioma, há um limite para que esse grande número de colegas, em uma mesma turma, não passe a prejudicar o ensino. Mais do que a quantidade, é importante prezar pela qualidade, pela personalização da aula de acordo com o perfil dos alunos e assim, promover a participação de todos.

Neste post mostraremos as vantagens de buscar uma escola de inglês preocupada com o número de alunos por turma. Se você se interessa pelo tema, continue conosco e saiba tudo sobre o assunto!

Maior integração, interação e bom relacionamento entre alunos

Pode ser muito legal estudar com novos colegas e fazer amigos nesse processo. E todo mundo sabe que aprender inglês em grupo é mais interessante que fazer uma aula particular, por exemplo, justamente, porque, incentiva a conversação em outro idioma. Assim, as atividades podem ser feitas com vários discentes distintos, o que acaba simulando muitas situações possivelmente enfrentadas fora da sala de aula.

Em turmas reduzidas, é mais fácil fortalecer os laços entre os estudantes e, consequentemente, favorecer o aprendizado. Estar próximo de quem a gente gosta e se divertir estudando é um dos melhores caminhos para garantir um ensino satisfatório, ainda mais quando falamos de um novo idioma.

Menos indisciplina e ruídos

Isso vale para qualquer situação em que muitas pessoas são agrupadas em um espaço: haverá certamente barulho. Sons altos e muitos alunos juntos não são bons aliados do aprendizado.

Se você deseja que seu filho realmente entenda o inglês e não desperdice tempo em uma aula, tenha certeza de que uma sala barulhenta não é a solução. Ainda mais quando falamos sobre crianças e adolescentes reunidos. Qualquer coisa é motivo para indisciplina e perda de foco. E sabemos que sem concentração ninguém é capaz de aprender.

Ensino individualizado

Como é usual um professor por turma de inglês, em um ambiente com dezenas de alunos, o docente tem mais dificuldade de focar individualmente em cada estudante. O ensino individualizado, com cuidados especiais, faz com que nenhuma dificuldade de aprendizado passe despercebida, como exemplo, os erros de pronúncia.

Para que os obstáculos ou até a falta de interesse pela língua não se tornem uma bola de neve, é importante que o professor dedique tempo a cada aluno, corrija quando necessário, dê feedback e, inclusive, aumente a autoestima e vontade de aprender do estudante.

Alunos identificados por perfil

Uma escola que se preocupa com o número de pessoas por turma, sem dúvidas vai se atentar ao perfil delas em cada sala de aula. E isso é fundamental para o aprendizado.

Apesar de em alguns casos haver nível equivalente de inglês, é interessante que não sejam misturados em uma só classe adultos e adolescentes, por exemplo. Isso, pois, unir faixas etárias tão distintas pode prejudicar o andamento das aulas, já que a velocidade e a forma de aprendizado são diferentes em cada idade. O exercício da aprendizagem da língua estrangeira para crianças de 3 anos, por exemplo, é diferente do exercício da aprendizagem para crianças de 5 anos, ainda que o desenvolvimento das habilidades socioculturais possam acontecer com a integração das diferentes idades.

Ter uma turma só de crianças garante que a abordagem de ensino seja a ideal para aquele grupo. Uma boa educação se faz quando se presta a atenção devida ao conhecimento de cada aluno.

Como pontuamos ao longo do artigo, a quantidade de alunos por turma pode influenciar o aprendizado de inglês. Interação adequada, disciplina e ensino personalizado garantem uma qualidade maior do conteúdo transmitido e, consequentemente, da matéria que será absorvida.

Agora que você entendeu a importância de encontrar uma instituição com número reduzido de alunos por turma, entre em contato com a Teddy Bear e conheça métodos inovadores de ensino da escola de inglês especializada em crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Powered by Rock Convert