6 dicas de como falar em público com a ajuda do inglês

Mesmo vivendo em um mundo cada vez mais conectado, a habilidade da oratória ainda é uma característica bastante valorizada nas escolas, nas universidades e no mercado de trabalho. É por isso que aprender como falar em público o quanto antes pode trazer grandes vantagens para o seu futuro profissional.

Quer saber mais sobre o tema? Então, confira este texto com algumas dicas sobre como se preparar e treinar essa habilidade o quanto antes!

1. Conheça as suas dificuldades

Muitas das dificuldades que você sente são comuns e normais para quem está no início da carreira acadêmica. De toda forma, seja qual for o maior problema, é interessante identificá-lo o quanto antes para poder se preparar e treiná-lo com maior empenho.

O seu maior problema é a timidez, o nervosismo ou o medo de não conhecer o conteúdo o suficiente? Experimente ler ou estudar em voz alta o material a ser apresentado para praticar a dicção, e chame um amigo ou parente para serem suas “cobaias” sempre que precisar treinar e tentar diminuir o nervosismo.

2. Treine a postura

Falar em público vai muito além da oratória. Portanto, preste atenção à linguagem não-verbal utilizada. Observe a sua postura e os gestos que costuma usar ao se comunicar, e evite fazer muitos movimentos — uma vez que eles podem distrair seu público da mensagem que quer passar.

A aparência também é importante. Por isso, escolha uma roupa capaz de fazer com que você fique confortável ao longo de toda a apresentação e, ainda assim, passe uma imagem de autoconfiança.

3. Conheça o seu público

Conhecer o público pode ajudar a definir diversos aspectos com relação à forma como você se comunica. Eles têm mais ou menos conhecimentos que você com relação ao tema abordado? Exigem uma abordagem didática ou não? Qual a faixa etária da maioria deles?

Responder a essas perguntas pode ajudar a decidir se você deve optar por uma apresentação mais séria ou mais descontraída.

4. Seja bem-humorado

Não importa para qual público você esteja falando: mesmo as plateias mais sérias não resistem a uma boa dose de bom-humor. Por meio de piadas inteligentes e contextualizadas ao tema abordado, é possível conquistar a simpatia da sua audiência com mais facilidade.

Porém, é importante saber dosar a quantidade das piadas feitas e, claro, tomar os devidos cuidados para não ofender ninguém.

5. Peça feedbacks

Depois de uma apresentação importante na escola, pergunte aos seus amigos como você se saiu. O papel do feedback dos professores também é muito importante para que você possa continuar aprimorando a sua fala e desenvolva novas técnicas de como falar em público.

Esse tópico nos leva de volta ao primeiro. Além de conhecer as suas dificuldades, a opinião de pessoas próximas e queridas também pode indicar os melhores caminhos para uma oratória perfeita.

6. Aposte em um curso de inglês

Sabia que estudar inglês pode ajudar a perder o medo de falar em público? Isso acontece especialmente porque, ao praticar um segundo idioma, você precisa treinar interações — além de também praticar a conversação em sala de aula.

Além disso, muitas escolas planejam eventos que incentivam a expressão oral por meio de apresentações artísticas. É o caso da Bearfest, projeto de expressão oral da Teddy Bear que traz diversas atrações e reforça a importância do inglês como forma de comunicação global.

Dessa forma, ao se matricular em uma escola de idiomas, você está fazendo muito mais do que aprender uma nova língua. É possível ganhar habilidades de oratória, perder um pouco da timidez ao falar em público e melhorar a entonação durante as apresentações da escola regular.

Saber como falar em público é essencial para quem quer ter sucesso acadêmico e profissional. Não se engane: está na hora de começar a pensar no seu futuro! Por isso, aproveite as nossas dicas e aposte no conhecimento de um novo idioma para aprimorar ainda mais suas habilidades — você só tem a ganhar!

Quer saber como o Bearfest pode ajudar nesse processo? Então, deixe um comentário com a sua dúvida abaixo. Teremos prazer em responder o quanto antes!

Powered by Rock Convert