6 dicas de como melhorar o listening

Quem estuda sabe que treinar o ouvido em inglês é uma das habilidades que mais exigem dedicação. São horas e horas de treinamento para que o entendimento comece a se tornar automático. Não tem jeito: você precisa exercitar! Mas, como melhorar o listening?

Se você se interessa pelo assunto, neste texto listamos 6 dicas práticas para você treinar esse skill. Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Ouça música

Sabe quando você ouve uma música até cansar e ela gruda na sua cabeça como chiclete? Isso pode ser muito útil para quem quer aprimorar o listening! Além de você se divertir, é possível treinar o ouvido para pronúncias e expressões novas. Você pode acompanhar a letra em conjunto e já treinar também o speaking.

2. Assista séries e filmes

A Netflix tem um catálogo gigante de séries e filmes para quem estuda inglês. Algumas opções são mais indicadas para quem está em níveis iniciantes e outras para quem já está um pouco mais avançado, mas todos podem se beneficiar dessa prática.

Experimente dar o play no seu episódio favorito com a legenda em inglês. Depois, assista tudo de novo sem legenda alguma e veja como o seu ouvido fica mais treinado para o idioma.

3. Acompanhe podcasts em inglês

Se você ainda não tem o costume de ouvir podcasts, temos a desculpa perfeita para incluir essa prática no seu dia a dia. As gravações costumam ser conversas cotidianas e casuais que ajudam muito quem ainda está aprendendo. Mesmo que você ainda não esteja em um nível avançado, vale dar o play nem que seja para se acostumar ao burburinho em inglês. Sugerimos começar pelo This American Life e o Millennial.

4. Siga youtubers nativos da língua

O YouTube é um ótimo canal para quem estuda idiomas. Aqui do Brasil, você pode acessar conteúdo produzido em qualquer parte do globo. Para melhorar o listening, você pode tanto acompanhar gringos que ensinam inglês, como o Kevin Porter, ou seguir youtubers que falam sobre lifestyle ou qualquer outro tema de sua preferência.

Gosta de culinária? Então siga a Laura; os Vagabrothers são a melhor indicação para quem curte viajar e o canal booksandquills é a pedida para os amantes da literatura.

5. Invista em um curso de conversação

A essa altura você já deve saber que o speaking e o listening andam de mãos dadas. É por isso que um curso de conversação também ajuda a ouvir melhor em inglês. Apesar de não interagir com nativos da língua, o fato de todo mundo da turma estar aprendendo pode tornar o processo mais leve e divertido.

6. Faça um intercâmbio

Um intercâmbio é uma experiência pela qual todo estudante de inglês deveria passar. Você está acostumado a ouvir música e assistir séries em inglês, certo? Mas, quando você liga a TV, os comerciais ainda são em português. Esse é só um exemplo em que o seu listening pode ser exercitado durante uma viagem internacional.

Certamente, esse não é o único skill a ser beneficiado. Seja nos Estados Unidos, Canadá ou Austrália, você vai se ver em situações cotidianas em que você realmente precisa utilizar o idioma também para falar e escrever.

Fazer um intercâmbio ou uma viagem internacional é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, agora você já sabe como melhorar o listening também sem sair de casa. Basta um pouco de força de vontade e uma boa pesquisa por esse vasto mundo da internet.

E agora, pronto para colocar essas dicas em prática? Se quiser receber outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada, é só assinar a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert