Estudar inglês pode melhorar o desempenho na escola regular. Entenda!

As vantagens de colocar uma criança para aprender um segundo idioma são claras e indiscutíveis! Por meio do contato com outra língua desde cedo, aumentam as chances de alcançar a tão desejada fluência em outro idioma de forma muito mais rápida, tranquila e natural.

O que nem todo mundo sabe, é que esse aprendizado não é importante apenas para que as crianças se tornem bons profissionais no futuro e garantam uma boa colocação no mercado. Durante todo o processo de aprendizagem, elas se desenvolvem com mais facilidade, especialmente porque, ao estudar inglês ou outro idioma, o cérebro passa a receber novos e importantes estímulos.

Preparamos este post para que você entenda, de uma vez por todas, como seu filho só tem a ganhar quando é apresentado desde cedo ao inglês. Continue a leitura e entenda!

Quais as vantagens de estudar inglês ainda na infância?

Na fase conhecida como pré-alfabetização, as crianças absorvem com mais facilidade todas as palavras que lhes são apresentadas e, por esse motivo, alguns especialistas definem essa etapa como “fase da esponja”. Assim, torna-se mais fácil para uma criança ser alfabetizada em duas línguas diferentes de forma simultânea e há possibilidade da fluência no inglês ser alcançada de maneira simples e bem cedo.

Por meio de atividades lúdicas, a outra língua é apresentada com uma certa leveza e muita diversão. Músicas, joguinhos, vídeos e desenhos são instrumentos fundamentais para auxiliar os pequenos nessa etapa de aprendizagem.

Qual a melhor idade para estudar inglês?

Não existe idade mínima para se aprender inglês. Aliás, quanto antes se der esse aprendizado, mais fácil será a compreensão do idioma para a criança, que em pouco tempo poderá se tornar fluente em qualquer língua. É verdade que crianças bem novinhas podem se confundir e até falar uma palavra ou outra em inglês no meio de uma frase em português, mas com o tempo o bilinguismo se tornará algo muito natural.

Uma criança pequena precisa de um mínimo esforço para assimilar palavras em outros idiomas e é justamente por isso que em um curto espaço de tempo se tornam bilíngues. Além disso, o ensino precoce de inglês possibilita que ela tenha acesso a outra língua antes de construir os conhecidos “vícios de linguagem”, que tornam o aprendizado de qualquer idioma um pouco mais difícil.

Quais são as vantagens do bilinguismo?

Parece inacreditável, mas crianças bilíngues tendem a ser mais empáticas, além de possuírem maior domínio da autonomia. Elas conseguem conviver melhor com diferenças e têm maior facilidade para se colocarem no lugar do outro. Porém, não é só isso! Crianças bilíngues apresentam uma noção mais aprimorada da humanidade e dos problemas do mundo.

E as vantagens não param por aí! Aquelas que têm acesso a dois idiomas ou mais, são mais seguras, confiantes, atentas e mostram até um melhor rendimento na escola. Confira abaixo mais detalhadamente os benefícios que o estudo do inglês oferece!

Melhora do desempenho na escola

Ao ter conhecimento de uma segunda língua como o inglês, por exemplo, torna-se mais fácil para a criança ter acesso à diversas fontes de informação utilizadas na escola, visto que muitas delas estão disponíveis em outra língua. Isso significa que ela conseguirá compreender melhor as expressões americanas, não raramente encontradas nos livros e materiais escolares.

A língua universal está presente na internet, nos livros de história, nas músicas, e quanto mais antecipado esse contato, mais fácil se tornará o aprendizado escolar.

Aumento da confiança

Comprovadamente, as crianças se sentem mais confiantes quando conseguem traduzir uma expressão, palavra ou música em outra língua, o que contribui não só para a melhora do desempenho escolar como da própria autoestima. Quando há o conhecimento de outras línguas, os pequenos se sentem mais preparados na vida social e, principalmente, na vida escolar.

Quanto antes a autoconfiança for desenvolvida, mais facilidade se terá para enfrentar todos os obstáculos da vida, inclusive no futuro, quando vida profissional se iniciar.

Proporciona benefícios cognitivos

A crença de que o aprendizado de duas línguas ao mesmo tempo traz malefícios às crianças por se acreditar que isso pode confundi-las, caiu por terra há bastante tempo. O bilinguismo é realmente benéfico ao cérebro, pois o torna mais flexível e capaz de realizar inúmeras tarefas simultaneamente. Exatamente por isso as crianças bilíngues tendem a ser mais atentas que as demais.

Amplia conhecimentos socioculturais

O aprendizado de línguas estrangeiras é fundamental também para expandir a visão de mundo das crianças e o interesse por outras culturas. Durante o estudo da língua, a criança passa a ter mais informações sobre outros países que utilizam o idioma como língua oficial.

Prepara para o futuro profissional

A questão profissional é um ponto que, embora já muito discutido, merece destaque e muita atenção. A criança que desde cedo tem contato com idiomas diferentes se prepara melhor, sem sofrimentos, para um bom lugar no disputado mercado de trabalho. Essa é uma vantagem que, apesar de óbvia, precisa ser considerada pelos pais que já se preocupam com o futuro profissional dos seus filhos.

Qual o diferencial da Teddy Bear?

Mais do que ensinar uma língua, nós, da Teddy Bear, nos preocupamos em formar cidadãos para o mundo. Fazemos isso por meio atividades imersivas da escola, que permitem uma visão mais ampla de mundo a partir do aprendizado. Acreditamos que o ensino de uma segunda língua pode proporcionar às crianças, benefícios que vão muito além daqueles que sempre ouvimos falar. Trabalhamos as habilidades necessárias para que elas busquem sempre mais conhecimento e o aprendizado.

Perceba então que estudar inglês desde a infância traz tanto benefícios a curto prazo como a longo prazo. Desse modo, vale a pena proporcionar ao seu filho a oportunidade de aprendizado dessa língua.

Agora que você já sabe porque estimular o seu filho a estudar inglês pode ser uma excelente, entre com contato com a nossa equipe e conheça mais sobre os nossos cursos disponíveis. Será um enorme prazer ter o seu filho com a gente em nosso time de pequenos grandes campeões.

Powered by Rock Convert