Aprenda inglês se divertindo: 4 séries da Netflix para diferentes níveis

As férias chegaram ao fim e a rotina da escola voltou com tudo, certo? Se você está sentindo alguma dificuldade, não se preocupe: às vezes é normal demorar um pouco para recuperar o ritmo dos estudos. Pensando nisso, preparamos este texto para que você aprenda inglês se divertindo e tire um pouco dessa pressão dos seus ombros.

Se você parar para pensar, é possível usar o entretenimento para aprender algo relacionado a qualquer matéria — e não seria diferente com o inglês. Essa técnica faz com que você aprenda sem nem perceber e deixa tudo mais divertido. Acompanhe a leitura até o fim e confira quatro séries disponíveis na Netflix para assistir de acordo com o seu nível.

1. Friends para o nível Básico

“How you doing?”. Friends é um clássico dos anos 90. A série conta a história dos amigos Monica, Rachel, Ross, Phoebe, Chandler e Joey e ficou no ar por dez anos — de 1994 a 2004. Todos vivem em Nova York, nos Estados Unidos. Alguns deles são ou foram roommates, outros se conhecem desde o Ensino Médio.

Já no primeiro episódio somos apresentados a algumas de suas histórias: ficamos sabendo que Rachel vem de uma família rica e é um pouquinho mimada e que Ross, o único casado do grupo, está passando por um divórcio. Assim, ao longo de dez temporadas, conhecemos ainda mais de seus relacionamentos pessoais, amorosos e profissionais, sempre de forma muito leve e divertida.

Aqui no Brasil, a série é uma das queridinhas dos professores para o ensino do inglês em sala de aula. Por retratar um grupo de jovens adultos em situações contemporâneas, o vocabulário da sitcom é repleto de gírias e expressões que podem ajudá-lo em situações cotidianas. Atualmente, as dez temporadas estão disponíveis na Netflix. Com episódios de menos de 30 minutos de duração, a diversão é garantida e o aprendizado também!

2. Stranger Things para o nível Intermediário

Stranger Things é uma série de ficção científica original da Netflix. Lançada em 2016, ela se passa na cidade fictícia de Hawkins no começo da década de 1980. A história gira em torno da amizade e das aventuras de um grupo de amigos de cerca de 11 anos: Lucas, Dustin, Will e Mike.

Conhecemos suas famílias, seus irmãos mais velhos e, então, o caminho deles cruza com o da jovem Eleven e é aí que tudo muda. Interpretada por Milly Bob Brown, a personagem tem diversos superpoderes e foi vítima do estudo de um cientista maluco. A primeira temporada gira em torno de seu desaparecimento, que é associado com o surgimento de diversas criaturas fantásticas na cidade.

Recomendamos a série para quem já está um pouco mais familiarizado com o idioma. Porém, “friends don’t lie”: apesar de ter elementos e referências de época e estar ligada a um universo mais fantasioso, o fato de os personagens principais serem crianças facilita o aprendizado do inglês. As falas não são extensas e os diálogos não são tão complexos. Aproveite!

3. Desventuras em Série para o nível Intermediário

Se você busca um final feliz, é melhor pular para o próximo tópico e conferir a nossa próxima indicação. Estamos avisando: essa é uma série que de jeito nenhum terá um final feliz. E nada feliz acontece em seus miolos. Inspirada no livro de Lemony Snicket, Desventuras em Série também é uma produção original da Netflix.

A história gira em torno dor órfãos Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny. Após uma suspeita tragédia que põe fim à vida de seus pais, eles acabam abrigados na mansão do Conde Olaf, um tio distante e macabro, interpretado por Neil Patrick Harris.

Cada episódio da série, que já teve sua segunda temporada exibida, retrata um dos volumes dos textos originais. Com um narrador irônico, muito mistério e nem um pouco feliz, a história prende o espectador por conta das interpretações e também da cinematografia exibida.

A produção também tem uma pegada de época, mas o vocabulário utilizado não é tão difícil. Se você já tem alguma familiaridade com o idioma, certamente, tirará a experiência de letra. Aqui, a presença dos personagens infantojuvenis também pode lhe ajudar.

4. Once Upon a Time para o nível Avançado

Já imaginou conhecer a história da Branca de Neve depois de seu casamento com o Príncipe? Isso é possível em Once Upon a Time, série que mistura o mundo dos contos de fada com os dias de hoje e apresenta uma leitura completamente nova de histórias aclamadas por diferentes gerações.

É justamente nesse casamento que a primeira temporada começa. A Rainha Má invade a cerimônia e lança um feitiço que faz com que diferentes personagens sejam  transportados para o mundo real e se esqueçam de suas identidades.

É por isso que vemos Chapeuzinho Vermelho trabalhando atrás do balcão de um bar e a própria Rainha, também desmemoriada, como prefeita. Somente os descendentes da Branca de Neve e do Príncipe podem salvar a fictícia Storybrooke — sim, eles têm uma filha e um neto.

Para quem estuda inglês, vale a pena dar uma chance para a série uma vez que ela apresenta histórias conhecidas com uma nova narrativa. Além de ter contato com termos típicos desses contos de fada, você também adquire um novo vocabulário, relacionado ao mundo contemporâneo em que a trama também é contada.

Como você viu, não é difícil garantir que você aprenda inglês se divertindo. Assistir a séries na Netflix é algo que provavelmente já faz parte da sua rotina. Que tal fazer isso de forma a aumentar o seu conhecimento?

Você pode iniciar assistindo a um episódio com áudio original e legenda em português; depois, experimente colocar a legenda em inglês; por fim, tire as legendas e veja o tanto que aquele vocabulário já parece mais simples.

Não é só por meio de séries que você pode aprender enquanto se diverte. Aproveite a visita ao nosso site e veja como também é possível fazer isso por meio da música!

Powered by Rock Convert