Descubra os 10 idiomas mais falados no mundo

Descubra os 10 idiomas mais falados no mundo

Ser um cidadão global significa entender e, consequentemente, saber se comunicar com pessoas de diferentes partes do mundo. Para isso, é preciso focar no aprendizado de outros idiomas. Mas afinal, qual opção deve-se conhecer? Antes de qualquer decisão, é importante saber quais são as línguas mais faladas no mundo.

Ao todo, existem cerca de 7 mil idiomas. Por isso, sem dúvida, ter conhecimento sobre alguns dos principais permitirá ter mais chances de sucesso profissional e nas relações interpessoais.

Neste post, mostraremos as 10 línguas mais faladas no mundo. Além de destacar o motivo de serem mais popularmente usadas, explicaremos a importância de cada uma — não só para as localidades em que são oficiais, mas também em escala global.

Se você busca novos conhecimentos e quer aprender mais, siga conosco!

As 10 línguas mais faladas no mundo

Atualmente, inglês e espanhol são as línguas mais lembradas quando se pensa nos idiomas mais falados. Mas temos também o mandarim, o hindi e o árabe, usados por uma considerável quantidade de pessoas.

Veja mais sobre cada idioma, a seguir.

1. Inglês

O inglês aparece como a língua mais conhecida do planeta. É considerado o idioma universal por ser usado em transações comerciais pelo mundo, além de ser o mais fácil para o aprendizado.

Mundialmente, são cerca de 360 milhões de falantes nativos do inglês. Além disso, a quantidade de pessoas que o utilizam como segunda língua varia entre 470 milhões a mais de um bilhão. Ele também aparece como a língua mais adotada como oficial por diversos países, estando presente em todos os continentes do planeta.

Só na região da América, a estimativa é que existam mais de 500 milhões de pessoas se comunicando por esse idioma, e, em todo o mundo, ele aparece em destaque também como a língua mais ensinada.

O inglês é sugerido como o primeiro idioma a ser aprendido por quem busca uma segunda língua, inclusive desde os primeiros anos de vida, devido à sua popularidade.

2. Mandarim

O principal motivo para a sua popularidade é o tamanho da população chinesa: são mais de um bilhão de pessoas que têm o mandarim como idioma oficial. No entanto, é considerado um dos mais complicados de se aprender, pois, além de poucos padrões, envolve uma grande diversidade de palavras.

O uso do idioma teve início com as relações comerciais entre Portugal e China ainda no século XVII, quando foi preciso estabelecer uma linguagem própria para as trocas de produtos. Ele, porém, era restrito à alta cúpula que controlava os negócios, o que justifica seu nome. Somente em 1956, passou a ser a língua oficial chinesa.

Estima-se que cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo falem mandarim, principalmente na China e em Cingapura, Hong Kong e Macau. Desse total, é o segundo idioma para 180 milhões de pessoas.

3. Espanhol

O espanhol é falado por cerca de 400 milhões de pessoas, e é uma das línguas mais buscadas no mundo. Ele está presente em toda a América Central e parte da América do Sul. De forma oficial, 21 países falam espanhol, entre eles Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Panamá, México e Espanha.

A expansão do espanhol aconteceu no final do século XV, a partir das conquistas territoriais, fazendo com que chegasse a toda a América, onde foi modificado e adaptado. Por isso, é possível encontrar diferentes maneiras de utilizá-lo, de acordo com a cidade ou região.

4. Hindi

Hindi é a língua oficial da Índia e se popularizou devido ao fluxo de imigrantes e ao tamanho da população local, que ultrapassa 300 milhões de pessoas. Assim como o mandarim, é considerado um idioma complicado por envolver grandes variações. Ao todo, a Índia tem 23 idiomas oficiais.

Atualmente, ele é mais falado na região norte do país, utilizando-se a escrita devanagari. As autoridades pretendem adotar o vocabulário como o oficial para se comunicar e educar, com o objetivo de diminuir a predominância do inglês sobre a educação das crianças.

5. Árabe

Outros cerca de 250 milhões de pessoas são falantes nativos da língua árabe, que também reúne diferentes dialetos, dificultando o seu entendimento. Por conta da amplitude do idioma, estipulou-se um agrupamento das palavras faladas, visando a melhoria da interpretação em diversas partes do mundo.

Assim, a forma primária da escrita é o árabe padrão moderno — que tem relação com o árabe clássico encontrado no livro sagrado do Alcorão.

6. Português

O português está disseminado entre mais de 250 milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele é encontrado no Brasil e em Angola, Cabo Verde, França, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, entre outros países.

O processo de expansão da língua ocorreu, principalmente, por conta do movimento colonialista português no século XV. Portanto, a diversidade da forma falada é riquíssima e apresenta variedades no sotaque a depender de cada região.

7. Bengali

O bengali ou bengalês, muito similar ao hindi, é uma língua indo-ariana falada por mais de 200 milhões de pessoas. Ela é encontrada na região de Bangladesh, nordeste da Índia e Singapura.

O idioma apresenta um alfabeto cujo sistema de escrita é o brâmico, que contém nada menos que 500 caracteres. Por conta disso, aprender a ler e escrever em bengali torna-se um desafio e tanto.

8. Russo

Existem mais de 170 milhões de pessoas que falam russo no mundo. O idioma está espalhado em mais de 16 países, como China, Rússia, Israel, Mongólia e Estados Unidos. Dessa maneira, ele é considerado uma das línguas mais populares do planeta.

Contendo uma gramática única e particular, o russo possui um alfabeto cirílico, inspirado pelo grego e o hebraico, que é composto por 33 letras. Assim, o vocabulário é o mesmo utilizado para escrever outros idiomas, como o búlgaro, o bielorusso e o ucraniano.

9. Japonês

Cerca de 130 milhões de pessoas falam a língua japonesa — sendo que a grande maioria se encontra no Japão, em Singapura e Taiwan. Porém, países como os Estados Unidos, Brasil e Filipinas também possuem grupos de falantes do idioma.

O japonês possui três sistemas de escrita distintos: hiragana, katakana e kanji. Os alfabetos são utilizados para se comunicar e cada um possui suas peculiaridades. Além disso, os algarismos arábicos e o vocábulo latino também foram acrescentados ao formato tradicional da língua.

10. Alemão

Existem, atualmente, 98 milhões de falantes do alemão no mundo. Podemos encontrá-los em países como Áustria, Bélgica, Bolívia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Itália, Cazaquistão, Luxemburgo, Paraguai, Polônia, Romênia, Eslováquia e Suíça.

Após o inglês, o alemão é a segunda língua germânica ocidental mais falada no planeta — o que explica a derivação do seu vocabulário indo-europeu. Grande parte das palavras têm origem do latim e do grego, além do inglês e francês.

Sendo considerado um idioma pluricêntrico, apresenta uma ampla variedade de dialetos que referem-se às regiões demográficas dos povos germânicos: o baixo-alemão, o médio-alemão e o alto-alemão. O alfabeto latino é composto por 26 letras padrão, três vogais e uma consoante.

Não há dúvidas sobre a importância do aprendizado das línguas mais faladas no mundo para a formação de profissionais e cidadãos. É importante que esse primeiro passo se dê ainda na infância, quando adquirir conhecimentos é mais fácil. Portanto, busque por uma instituição de ensino especializada para iniciar os seus estudos com qualidade!

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se por dentro de todas as novidades sobre o universo dos idiomas. Até a próxima!

Powered by Rock Convert