Desenvolvimento infantil: por que e como cuidar da primeira infância

Do nascimento até os seis anos de vida, médicos e especialistas definiram que a criança está passando pela chamada primeira infância. Esse é o período em que acontece o desenvolvimento infantil e quando as experiências ficam marcadas para o resto da vida.

Ao longo desses seis primeiros anos, ocorre o crescimento físico, o cérebro amadurece, a criança aprende a se movimentar e amplia sua capacidade de aprender e interagir com a sociedade. Nesse período, passa-se por um caminho de independência. Inicia-se a habilidade de leitura e escrita, ampliam-se as relações e interações com outras pessoas e ocorre a formação emocional.

Esse desenvolvimento, no entanto, leva em consideração o ambiente e as experiências vividas por cada indivíduo. Por isso, é tão fundamental que esse início da vida seja o mais completo e adequado, assegurando a formação de um adulto autônomo e com qualidade de vida.

Neste post, mostraremos algumas habilidades que, ao serem incentivadas durante a primeira infância, podem ser fundamentais para a formação do ser humano de amanhã. Siga com a gente e aprenda mais sobre o desenvolvimento infantil!

Saiba a importância da estimulação precoce

Quanto antes a criança receber estímulos, maior será o avanço de seu desenvolvimento cognitivo, motor e social. Não por acaso, especialistas indicam que, ainda durante a fase de alfabetização infantil da língua pátria, uma segunda língua seja introduzida no ensino infantil.

Desde os seis meses de vida o bebê reproduz sons. A partir dos três anos, ocorre a principal etapa de aprendizado linguístico. Aos seis anos, já é importante que surjam novos estímulos, com atividades lúdicas e divertidas. Aprender uma nova língua antes dos dez anos garante um aprendizado mais natural, facilitando uma fluência perfeita.

Estimule a coordenação motora

O estímulo às habilidades físicas e motoras precisa ocorrer desde o nascimento. Os atos de mamar de forma correta, assim como a resposta a sinais e estímulos são desenvolvidos nesse período. Tudo isso acontece dentro de um tempo esperado e precisa ser observado.

Ainda antes de completar o primeiro ano, é importante auxiliar seu filho a ter a iniciativa, por exemplo, de buscar um objeto. Para isso, crie condições para que ele se movimente em segurança e veja o mundo ao redor. Espalhe brinquedos e deixe que ele tente se movimentar. Isso garantirá a ele grandes conquistas para o futuro.

Incentive as habilidades cognitivas

Desde a barriga já está ocorrendo o desenvolvimento infantil. Por isso, antes mesmo de nascer, você já pode incentivar a audição do seu filho, cantando e conversando com ele.

Já após o nascimento, dia a dia, é preciso estimular o intelecto infantil, aumentando as habilidades. Conversar com o neném vai incentivá-lo a também falar e repetir sons. Brinquedos com músicas também são interessantes e incentivam essas habilidades.

Mesmo antes da alfabetização, já o incentive a pegar no lápis e rabiscar papéis, conte histórias, mostre gravuras e incentive a imaginação e criatividade da criança.

Permita a interação social da criança

Durante a primeira infância, até os seis anos, muitos pais mantêm os filhos dentro de uma espécie de bolha. Dessa forma, reduzem a interação social deles com outras pessoas, inclusive da mesma idade. Mas isso não é bom para o desenvolvimento da criança.

A partir da interação social, em escolas e áreas comuns, é possível já ensiná-la a conviver com o outro. É possível ensiná-lo a seguir regras sociais, a compartilhar, entre outras vantagens. Quanto antes isso ocorrer, maiores a chances de o seu filho se dar bem com o outro e aprender sobre diferenças culturais e de personalidades. Conseguir se desvencilhar da relação restrita entre pai e filho também ajuda na formação futura.

Agora que você já aprendeu mais sobre o desenvolvimento infantil e as habilidades necessárias durante a primeira infância, conheça mais sobre a importância da aprendizagem de línguas nos primeiros anos da infância com o nosso e-book.

Powered by Rock Convert