Bilinguismo e desenvolvimento cognitivo

Quer entender qual a relação entre o bilinguismo e o desenvolvimento cognitivo de seu filho? Explicamos agora porque essa relação é importante. Confira!

É bastante comum ouvirmos que o desenvolvimento infantil é beneficiado pelo aprendizado de um ou mais idiomas. Muitos afirmam que essa experiência é benéfica para o desenvolvimento da criança como um todo.

Pesquisas recentes informam que, quanto maior a experiência em diferentes línguas, maior será o controle cognitivo geral da criança. Também  o controle de linguagem de crianças bilíngues é maior do que o de crianças que falam apenas um idioma.

Entenda agora a relação entre bilinguismo e desenvolvimento cognitivo no artigo que preparamos. Confira!

Por que o bilinguismo é benéfico para o desenvolvimento cognitivo?

Esse maior desenvolvimento e controle cognitivo deve-se ao fato de que as crianças bilíngues exercitam constantemente o cérebro, mudando automaticamente de uma língua para a outra, dependendo dos seus interlocutores.

Quanto antes as crianças são inseridas em um ambiente bilíngue, maior a capacidade que terão de transitar naturalmente entre as línguas.

Outro aspecto positivo da inserção de crianças em ambiente bilíngue desde os primeiros anos de infância refere-se ao controle das funções executivas. Elas são as habilidades cognitivas que utilizamos para dominar nossos pensamentos, emoções e ações.

As pesquisas também apontam que a mudança de código é  mais lenta em pessoas que aprenderam um segundo idioma mais tarde na vida.

Crianças que vivenciam o bilinguismo desde a primeira infância transitam mais naturalmente entre as duas línguas.

Outras vantagens do bilinguismo

Além disso, novos estudos da Universidade de Princeton nos Estados Unidos afirmam que crianças bilíngues possuem maior domínio de autonomia e, principalmente, de alteridade.

São capazes de conviver melhor com a diferença, de se colocarem no lugar do outro e entender pontos de vistas diferentes dos seus devido ao convívio com várias culturas que o bilinguismo proporciona, o que motiva o entendimento da diferença como algo que enriquece a cultura humana.

Quer saber mais sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira na infância? A Teddy Bear elaborou um e-book detalhado para você  entender a importância da aprendizagem de línguas nos primeiros anos de infância. Confira!

Powered by Rock Convert

2 thoughts on “Bilinguismo e desenvolvimento cognitivo

  1. Germano L. Amorim F. says:

    Gosto muito do método da Teddy Bear. Por um acaso vocês não tem uma unidade nos Ingleses? Gostaria de colocar o meu neto. Meu filho estudou com vocês e hoje, também por seus próprios méritos é fluente em inglês.

    • Equipe Teddy Bear says:

      Olá, Sr. Germano
      Agradecemos seu contato.
      Atualmente, estamos atuando nos bairros Centro e Coqueiros, com uma novidade: vamos inaugurar a 4ª Teddy Bear de Florianópolis dentro do CEMJ – Centro Educacional Menino Jesus, na Rua Esteves Júnior.
      A big Teddy Bear hug!

Comentários não permitidos.