Reading and Writing | Incentivando o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes

Como incentivar crianças e adolescentes a largarem seus celulares ou tablets e abrirem um livro? Com a facilidade de acesso a esses dispositivos crescendo a cada dia, essa pergunta tem sido cada vez mais comum entre pais.

Para conseguir estimular o gosto pela leitura, devemos sensibilizar o coração e a imaginação deles, tanto em casa quanto na escola. Seja pelo hábito de ler uma história para eles ou proporcionando espaços e atividades que despertem o prazer de ler um bom livro.

Confira neste blogpost como a Teddy Bear estimula o hábito da leitura (em inglês!) em seus alunos.

A importância do incentivo à leitura em casa e na escola

Diversas pesquisas já comprovaram os benefícios da leitura em crianças e adolescentes (como por exemplo: o aumento do desenvolvimento cerebral, aumento do vocabulário, melhoria do desempenho acadêmico) e como este hábito contribui para a formação de adultos mais conscientes, criativos e críticos.

Segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016, ler é apenas a 10ª atividade preferida pelos adultos quando o assunto é “o que gosta de fazer no tempo livre”.

Uma das hipóteses para termos este cenário pode ser a falta de incentivo à leitura na infância, já que a pesquisa afirma que 67% da população não teve uma pessoa que incentivasse a leitura em sua trajetória, nem em casa nem na escola.

E como uma das missões da Teddy Bear é potencializar diferentes conhecimentos para vida e contribuir para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes, desenvolvemos o Programa Educacional® Reading and Writing que estimula a curiosidade e o gosto pela leitura e escrita, incrementa o pensamento crítico, desenvolve a criatividade e expande a imaginação.

O Programa Educacional® Reading and Writing 2018

Com as crescentes discussões acerca da qualidade de vida no futuro e de problemas ambientais, o Programa Educacional® Reading and Writing 2018 | GLOBAL LEARNERS: READ, THINK AND ACT tem como foco estimular o debate e o pensamento crítico sobre recursos naturais, sustentabilidade e outros problemas globais além de incentivar os alunos a realizarem ações que possam melhorar a qualidade de vida.

Acreditamos que, para formar verdadeiros global learners precisamos estimular 3 ações específicas: read, think and act. E isto se reflete na divisão do Programa em 3 fases:

  • Pre-Reading: quando o professor apresenta aos alunos o projeto de leitura do semestre, despertando a curiosidade e apresentando estratégias de leitura eficazes de acordo com a faixa etária da turma.
  • While Reading: quando os alunos compartilham o que entenderam do que leram até aquele momento, podendo facilitar a compreensão de outras partes do livro para si mesmo ou para seus colegas de turma.
  • Consolidation: momento final do projeto, onde o objetivo é tornar a história mais divertida e fácil de ser lembrada, através de atividades que reativem todas as etapas do processo da leitura, como por exemplo: maquetes, cartazes ou pequenas encenações teatrais.

Teddy Bear: estimulando a leitura em crianças e adolescentes desde 1990

Ainda de acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016, adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto (42%), seguidos por crianças de 5 a 10 anos (40%). E para mantê-los lendo por interesse próprio pela vida adulta, pais e escolas devem unir forças para estimularem, de maneira prazerosa, o gosto pela leitura desde cedo.

Gostou do Programa Educacional® Reading and Writing? Quer saber mais? Agende uma visita a uma de nossas escolas.

banner-rodapé-blog-ebook-diferencas-no-ensino-ingles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *