Você deseja entender a relação entre bilinguismo, alfabetização e vida escolar? Explicamos como esses elementos estão ligados e sua importância. Confira!

A alfabetização de uma criança é um dos momentos mais importantes de sua formação como indivíduo e, por isso, é uma das maiores preocupações dos pais, que desejam oferecer aos filhos as melhores oportunidades de crescimento e aprendizado.

Por isso, é comum que os pais se questionem se existe relação entre o aprendizado de uma língua estrangeira, o bilinguismo e a alfabetização.

Além disso, também é comum que haja questionamentos a respeito do impacto do aprendizado da língua estrangeira durante a vida escolar.

Para responder essas perguntas, preparamos um artigo completo, relacionando bilinguismo, vida escolar e alfabetização. Confira agora!

Bilinguismo, Alfabetização e Vida Escolar

Impactos do bilinguismo na alfabetização e vida escolar

Pesquisas sobre o bilinguismo na primeira infância permitem afirmar que a exposição da criança a duas ou mais línguas nos primeiros anos de infância não atrapalha o desenvolvimento escolar, e ao contrário, enriquece as funções executivas, amplia o repertório de linguagem e permite que a criança transite entre as línguas com facilidade.

O mito do prejuízo escolar pode estar fundamentado em um entendimento incorreto do processo de alfabetização.

As famílias sempre questionam sobre as possíveis interferências da segunda língua ou língua estrangeira no processo de alfabetização.

Importância da alfabetização na língua materna

É importante ressaltar que o processo de alfabetização deve ser conduzido em língua materna. Entretanto, a exposição da criança à leitura e escrita na outra língua é inevitável.

Ao adentrar o mundo da leitura, ela lerá tudo o que estiver no seu entorno, independentemente da língua em que estiver escrito. Ela vai tentar.

Tanto na escola quanto na rua, no shopping, em qualquer lugar. E não há motivos para preocupação.

O processo de desvendamento da língua escrita acontecerá a seu tempo.

A criança fará transferências daquilo que já descobriu na língua materna e tentará aplicar na outra língua. E fará inferências, tentando aplicar regras que descobriu a outras situações.

Quer saber mais sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira na infância? A Teddy Bear elaborou um e-book detalhado para você  entender a importância da aprendizagem de línguas nos primeiros anos de infância. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *